domingo, maio 05, 2013

Situação atual da OSX

O estaleiro OSX nega que tenha paralisado sua implantação, mas, reconhece a demissão de centenas, talvez, já tenha passado de mil trabalhadores, do seu próprio quadro e de terceirizadas.

A empresa, através de sua assessoria de imprensa diz estar adequando a evolução das obras de implantação ao cronograma de contratos. A afirmação é genérica e não parece adequada ao que consta da Apresentação Corporativa feita em 22 de abril, quando a crise já havia se instalado.

É inquestionável que houve uma retração no ritmo das obras do estaleiro, que segundo trabalhadores desta fase de implantação foi comunicada como necessidade de um balanço. A quase totalidade de trabalhadores que atuavam em projetos comunitários e de compensação ambiental ligados à OSX foram deligados.

Como o blog levantou aqui em nota na última sexta-feira, há diversos e cada vez maior número de comentários, sobre a transferência de propriedade ou de percentual de participação do grupo EBX, no estaleiro OSX.

Algumas das hipóteses levantadas foram a ampliação do acordo com a Mendes Junior no consórcio Integra (OSX/Integra) para montagem de partes das plataformas P-67 e P-70 com opção para integrar as plataformas P-72 ou P-73, segundo informações do relatório citado acima de 22-04-2013. A Mendes Jr. através do consórcio Integra já está atuando no Açu, segundo informações:

Contrato em Andamento com Consórcio OSX/Mendes Jr. Fonte Relatório para Investidores 22-04-13
Outra hipótese que estaria sendo articulada com apoio do Banco BTG Pactual seria de transferência de parte das encomendas do estaleiro Brasfells atualmente instalado em Angra dos Reis para o Açu.

A Brasfells que se instalou e substitui o estaleiro Verolme em Angra tem uma carteira grande de encomendas do setor offshore, mas, também uma grande ligação com o município da Costa Verde, no sul de nosso estado.

A terceira hipótese, que pode ser apenas uma conjectura, seria da empresa espanhola Acciona entrar com forte participação no estaleiro, bancando parte de suas atividades de engenharia na construção das etapas de construção do TX-2 e dos diques para o estaleiro, recebendo em troca participação no empreendimento.

A empresa nega estas hipóteses e não poderia ser diferente, por se tratar de negociações, e de ser uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores que tem obrigações a prestar à Ibovespa.

Vale à pena conferir abaixo a situação atual do estaleiro segundo relatório apresentado aos próprios investidores no último dia 22 de abril.

Observem no slide abaixo que a carteira de pedidos prevê entregas  no Açu, no quarto trimestre de 2014, como é o caso do PLSV (Pipe Laying Support Vessel - Lançamento e Instalação no fundo do mar de linhas submarinas flexíveis) da Sapura e dos navios-tanque (MRs) da Kingfish no segundo trimestre de 2015:

Carteira de Pedidos - Relatório para Investidores em 22-04-2013
  Como pode ser visto o estaleiro da OSX (UCN - Unidade de Construção Naval) ocupa área paralela ao mar, entre o Canal do Veiga e o Canal artificial aberto o TX-2. Do outro lado do canal TX-2 estão as empresas que alugaram áreas da LLX para instalarem empresas de apoio offshore como a NOV e e Technip que são as duas que estão em processo de instalação mais adiantados:
Relatório para Investidores em 22-04-2013 - Vista aérea com a distribuição da planta das áreas do estaleiro
 Pelas imagens se vê as obras em andamento, mas muito distantes da sua finalização:
Fonte: Relatório para Investidores 22-04-2013 - Atual estágio das obras

Pelo slide abaixo é informado uma linha de crédito de R$ 2,7 bilhões, dentro de um universo total previsto de R$ 4,8 bilhões:
Estrutura de financiamento do estaleiro da OSX - Fonte Relatório para Investidores em 22-04-2013

3 comentários:

Anônimo disse...

A Acciona acabou de informar aos seus colaboradores a paralisação de todas suas atividades no porto açu.

Anônimo disse...

A Acciona acabou de informar aos seus funcionários a paralisação total dos serviços para a OSX.

Anônimo disse...

Já foi dito aqui dezenas de vezes. SEM A DUPLICAÇÃO da BR 101 nada vai vingar no Açu. E também nada vingará em Barra do Furado.

Culpa desse governo incompetente, cujo IBAMA só agora liberou a licença ambiental. E assim mesmo para apenas dois trechos. Aliás, o trecho cuja duplicação já deveria ter sido concluída em 2011 (Entre Rio Bonito e Rio Dourado - após 3 anos do contrato de concessão - 2008), só agora teve a licença ambiental liberada.