sábado, agosto 09, 2014

Os investidores e o "perukon"

O blogueiro mesmo com pouco tempo resolveu dar uma "sapeada" lá pelos fóruns que discutem investimentos em ações. A quantidade de fóruns com gente interessada é enorme e são divididos a partir do monitoramento e debate sobre empresas e suas ações.

O debate é livre, mas, alguns fóruns são fechados a pessoas cadastradas. Há identificação pelos próprios nomes e/ou por apelidos (nicks). O interesse é para saber e debater sobre quais ações vão subir ou descer. Assim, eles se nutrem de informações de todos os tipos. O interesse é sempre o mesmo: se livrar de ações que não vão render e buscar aquelas que prometem.

Não precisa ser "esperto" para concluir que há muita especulação por lá. Há ainda os que se consideram mais sabidos e informados que os outros. Ali a informação tem valor e explica o poder que a mídia comercial tem de "valorizar seus escolhidos".

Enfim, é divertido ver os bate-papos deles. Alguns mais entusiasmados e outros mais enfurecidos por uma compra ou venda inadequada de ações.

O que me fez fazer esta nota é a forma que usam para falar do empresário antigo controlador do Porto do Açu, antes considerado o exemplo do "self-made-man". Assim falam sobre ele: "o Peruka não é majoritário na Prumo"; "o Perukon de burro não tem nada"; X caloteiro; "retomando seus recursos emprestados ao Perukon", etc

Em meio às biles produzidas na mesma proporção dos prejuízos que muitos tomaram também se vê as expectativas dos que permaneceram nas ações da LLX agora Prumo com o destino do porto prestes a entrar em funcionamento: "vai ficar bonito mesmo é no final deste ano, quando o primeiro Chinamax estiver ancorado no T1 carregando o minério da Anglo..."

Os investidores tentam acompanhar tudo muito de perto. Assim, eles têm especulado sobre para quem o estaleiro (Unidade de Construção Naval - UCN), braço da empresa OSX será transferida. Desta forma, uns garantem que a decisão será anunciada na a assembleia da OSX marcada para a próxima semana, dia 14/08.

Nos fóruns que este blogueiro viu, muito rapidamente, não foi encontrado indicativos, mas, em nota anterior, baseado em informações de quem trabalha no porto, escrevemos, que o mais provável é que a Prumo a partir de setembro assuma a conclusão da montagem dos galpões e da estruturação da área do estaleiro e em seguida o repasse a uma empresa do setor de indústria naval.

Desta forma, fariam por lá, uma versão menor da UCN da OSX e usariam a área, como já faz o Consórcio Integra (Construtora Mendes Jr. e OSX) para montagem de módulos de plataformas e/ou sondas, ou outras embarcações específicas e necessárias ao trabalho de exploração offshore.

Um comentário:

Anônimo disse...

Chamam o Eike de peruca (perukon) porque ele fez implante de cabelo.