sexta-feira, setembro 29, 2017

O desmonte da indústria química nacional é mais um exemplo da colonização como forma de integração mundial

A desestruturação, desmonte e o repasse das nossas bases industriais e de infraestrutura vão muito para além dos leilões de privatizações e entrega do controle de nossas empresas para os fundos financeiros internacionais.

Há dois meses, o blog informou aqui sobre a redução da participação da indústria química nacional no atendimento à demanda interna destes produtos.

Na ocasião informamos com dados da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) que no 2º trimestre de 2017, a produção nacional de químicos de uso industrial tinha caído 2,3%, enquanto as importações tinham crescido 30,5%. Isto era até então, o recorde dos últimos 28 anos, quando a taxa média de utilização da capacidade instalada destas indústrias no Brasil tinham descido a 77%.

Pois bem, agora analisando o acumulado do ano de janeiro até agosto, novamente com dados da Abiquim, se observa que para um crescimento de 8,3% do mercado brasileiro de químico de uso industrial, as importações avançaram 38,2% batendo um novo recorde. Só em agosto o Brasil gastou US$ 4,4 bilhões com a importação de produtos químicos.

Ou seja, cada vez mais o país depende da importação de produtos químicos que no geral possuem valores agregados maiores que os insumos e as matérias primas.

O país não cuida de sua industrialização. Deixa de lado as cadeias produtivas e assim vai retroagindo a uma condição cada vez mais colonizada, no que diz respeito à integração econômica com outras nações do mundo.

O quadro tende a piorar na medida em que o país repassa às corporações e fundos globais, o controle sobre a produção de matérias-primas e também os estratégicos setores de infraestrutura de logística e de energia que têm enorme peso sobre nossas cadeias produtivas e nossa produtividade.

As corporações e fundos globais pensam seus negócios como se o mundo fosse único, diversificando espacialmente as suas bases produtivas, pouco se importando com os projetos das nações.

Pior ainda, para aquelas nações como o Brasil que abandonou seus projetos e o interesse em regular a atuação dos capitais globais em nosso território de maneira a gerar emprego e renda para a nossa população.

Repito, o Brasil pós-golpe reassumiu a colonização como uma forma de integração mundial.

O pior dos mundos, cedendo espaço ao mercado livre que é muito pior que o sistema capitalista como modo de produção que nos devolverá à absoluta condição subordinada e dependente para o qual a nação estava lutando para sair.

Avança-se assim para uma civilização excludente e periférica que ampliará as tensões e ao risco da barbárie. Há que se resistir e de forma unificada lutar pela retomada de um projeto de Nação!

Nenhum comentário: