sábado, setembro 30, 2017

O filme "Um sonho intenso"

Para quem gosta, ou para quem estuda a história do Brasil - ou mais diretamente a sua formação econômica - é interessante assistir o documentário "Um sonho intenso".

Um filme de José Mariani que relata as transformações do processo socioeconômico brasileiro, entre os anos 30 e os dias atuais na interpretação de um grupo de economistas e historiadores. Bem mais economistas que historiadores. 

As entrevistas e os comentários misturados às imagens do período comentado confere uma dose de realidade, que evidentemente pode ser discutida e interpretada sobre outros pontos de vista. 

De uma forma ou outra, a visão e a narrativa final permitem, mais uma vez, perceber a condição cíclica e de fases de nossa história. Aliás, algumas vezes eu me pergunto se nas análises atuais a gente não confere pouca importância aos efeitos dos ciclos, mais ou menos longo.

Nesta linha, não se pode deixar de intuir alguma similaridade entre a década de 30 e os dias atuais. Assim, eu pergunto se haverá agora uma "Re-ciclagem" tal como antes, mesmo sabendo que as condições políticas e sociais parecem distintas. Enfim, vale conferir.


Nenhum comentário: