sábado, agosto 06, 2011

A força e a vida da Rede Blog

Nos últimos dias nós vimos como funciona a obtenção paulatina de informações na Rede Blog local. O caso que serve de referência é aquele em que foi constatado o uso da contratação pública (com dinheiro do contribuinte) de um show musical que estava sendo apropriado por uma emissora de rádio, que ainda teve a coragem de vender cotas de patrocínio (com retorno particular) para anunciar o show que está sendo pago com o dinheiro do povo campista. Agora, temos um outro exemplo: o caso da exposição do número e dos valores dos DAs e FGs pagos pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes republicado na manhã desta sexta feira por este blog. O questionamento dos valores que não foi divulgado pela transparência opaca da PMCG, gerou uma pesquisa por parte de leitores-colaboradores que identificaram e usaram o espaço dos comentários para referenciar outras informações correlatas e, assim, ampliar o debate e o conhecimento do problema. Veja como funciona a Rede Blog baseado na noba mídia: um blog identifica um assunto e traz à tona para provocar o debate. Lança uma primeira informação e propõe que ela seja ampliada e discutida. Leitores e colaboradores comentam, trazem novas informações e ampliam o conhecimento da questão. Expõem e defendem suas opiniões e posições. Outros seguem com outras informações enriquecendo o debate e ampliando a discussão. (Veja no caso abaixo o comentário sobre a nota do blog Urgente). Assim funciona isto que está se convencionado chamar de "nova mídia". Ela difere da "velha mídia" no sentido de que esta se posicionava como detendora da verdade, não abria espaço para novas informações, numa relação direta de ida e volta, como detentora do poder de mediação, formação e de opinião, de acordo com os seus interesses e negócios financeiros. Agora isto não é mais possível. O leitor de imediato questiona a informação, complementa, aprofunda a questão e não admite ser usado como barganha ou bobo da corte. O leitor é cada vez mais exigente e enxerga longe o interesse que está por trás das notícias, seja ela da velha mídia ou mesmo dos blogs independentes. Felizmente, este é um caminho sem volta. Ninguém admite mais esta posição prepotente de quem vê a informação e a opinião apenas como um negócio financeiro. Estes sonham com a época, já passada, em que veiculavam a informação "morta", estática, sem questionamentos, sem vida e sem debate. A internet e a Rede Blog local inaugurou um novo tempo para um novo leitor-colaborador, mais inteligente, mais particpativo e crítico que questiona tudo e todos a todo o momento. Salve, salve e sigamos em frente!

8 comentários:

Anônimo disse...

Robertão que nota do blog urgente? não achei...

carlinhos j.carioca disse...

Roberto realmente, acho de fundamental importãncia o funcionamento desses blogs muito bem comnetados por vc.Acho até que nao é a toa que estao tentando "limitar' essas atuaçoes.Ora,campos ficou restrito a somente dois jornais impressos,que na realidade demonstram(em seus artigos e formas de expo-los) estarem a serviços da prefeitura.Procurei a OUVIDORIA por diversas vezes(emails) e nao se manifestaram,nao sei,deve estar desativada.Qual destes jornais apresentaram alguma matéria em relaçao a falta de remedios nos postinhos e Pu de guarus ou sobre a obra da J.C.P.P.(HGG),onde as ruas ate as ruas de acesso estao nso causando trantornos diariamente?
obs.sou morador do bairro e dependente do SUS e tenho utilizado o PU e o HGG em guarus,nao é nenhuma critica destrutiva,infundada e muito menos com algum cunho politico!

Sergio Mendes disse...

Caro Roberto Moraes,

Aproveitando este gancho, do seu comentário a respeito da importância das novas mídias, caso ache conveniente, gostaria de deixar um tema para nossa discussão e/ou reflexão.

Devo, antes, ressaltar, que não sou, nem tenho a pretensão de ser procurador de qualquer governante passado. Na verdade, gostaria de chamar a atenção dos leitores, para o que está acontecendo em nossa cidade.

Dito isto, tenho observado desde o início do governo da Prefeita Cantora, gradativamente o desmonte do projeto "Navegar é Preciso", que disponibiliza e/ou democratiza a Internet, para todas as camadas da nossa sociedade.

No meu ponto de vista, nada disto é por acaso. Uma vez, que na medida que os cidadãos vão tendo acesso a este território livre, vão também se informando sobre tudo que anda acontecendo nos quatro cantos do nosso município.

Um governo, que se diz transparente, tem obrigação de colocar no seu plano de metas, a universalização da Inclusão Digital. Esta é uma ferramenta de informação, de trabalho, de fiscalização, sobretudo de um debate democrático, acerca dos problemas que afligem a todos.

Tenho sempre me manifestado a este respeito, e continuo achando, que este governo aqui instalado, estratégicamente, tem abandonado este projeto, porque a vocação do seu pseudo-líder é de querer imitar o Sr. Hugo Chavez, calando a voz das massas que pensam de uma forma diferente.

Roberto Moraes disse...

Caro Sérgio,

O Navegar é preciso, hoje já deveria ter outras vertentes.

Os programas do governo federal ProInfo, GESAC e outros contidos no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) prevê além de pontos de acesso, o chamado e-governemen (governo eletrônico) com diversas facilidades a serem disponibilizadas para os munícipes como um todo e não apenas alunos da rede pública, uma prioridade inicial.

Eu faria mais, daria apoio para as Lan Houses já instaladas.

Aliás, nos próximos dias, este blog vai lançar uma campanha aqui para conhecer onde e quantas são as lan houses em nosso município.

Estimo que elas fiquem em número entre 200 e 300 espalhadas pelos bairros e distritos do município.

Elas estão desbravando e criando as facilidades que o governo não fez.

Assim, certamente é mais fácil dar apoio e condições para elas crescerem e ampliarem o que já fazem, a baixo custo. Isto não elimina os pontos de acesso gratuito, mas amplia a baixíssimos custos.

Além disso precisa criar redes, especialmente, as wireless, para acesso nos bairros e distritos mais populosos.

Se desejar neste link abaixo você pode conhecer mais possibilidades do que pode ser feito e lguns municípios com muito menos recursos já estão fazendo:

http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/JORNAL/EMDISCUSSAO/banda-larga/pnbl/pnbl-prev-90-milhoes-de-pontos-de-acesso-a-internet.aspx

Há que se ter vontade e interesse em atender o povo.
Abs.

Roberto Moraes disse...

A(o) comentarista das 12:24

Na nota abaixo que pode ser vista no link que reproduzo um comentário citou uma nota do Vitor:

http://robertomoraes.blogspot.com/2011/08/quantos-sao-os-cargos-na-pmcg.html

Aqui a referência ao Vitor sobre a nota da questão dos cargos na PMCG:
http://urgente.blogspot.com/2009/02/campos-tem-107-subprefeitos.html

Sds.

CARMEM disse...

Os celulares, a internet, HOJE, são ferramentas importantíssimas na interação entre pessoas, principalmente jovens e adolescentes e até pessoas de meia-idade. E isso permanecerá por tempo indefinido

Cada vez mais, a população se comunica numa velocidade espantosa e neste contexto percebemos que o seus usários estão ficando cada vez mais interrogativos. Seus pontos de vistas são diversos. A unamidade não é um constante. A falta de conhecimentos principalmente em temas políticos, já não são fatos para esse grupo de internautas.Os internautas estão se interessando por política sim.

E por isso a classe política, refiro-me, aos endinheirados que sempre gastaram fortuna com a velha mídia, para transmitirem ao povão um certo tipo de suas "verdade absoluta", estão se complicando agora. Pois esses internautas que vem de classes mais pobres, estão tendo o direito e a percepçao de ver o "contraditória"
referente a " vedade absoluita", que os velhos políticos de nossa cidade, tentam passar para nós.

Os tempos são outros e daqui a poucos anos, veremos uma reviravolta nesse quadro político local. Qeum viver verá.

Roberto Moraes disse...

Olá Carmem,

Realmente, ainda não se consegue enxergar o que já está chegando. Uma nova consciência cidadã.

Abs.

Fernando Aguiar disse...

Roberto:

É uma excelente idéia apoiar as Lan Houses existentes. Por muito pouco o acesso à internet pode ser ampliado por quem realmente já o faz com competência e baixo custo. Já vi cidades em que o acesso sem fio é gratuito mas não funciona direito. Isto sem falar no computador, que muitos não possuem ou estão desatualizados.