domingo, abril 07, 2024

Musk quer com seu estado-plataforma X (Twitter) a mesma liberdade que buscou Hitler

As pressões e articulações de Ellon Musk CEO do X (Twiiter) trabalha numa lógica de um Estado-plataforma (Pierre Lévy) acima do Estado brasileiro. Suas falas e ações não são contra o judiciário apenas e sim contra todo o Estado. São articulações globais da extrema-direita com viés da geopolítica. Esse é o interesse de Musk ao defender uma liberdade total para seguir articulando a volta do fascismo.

A Meta (Facebook e Instagram) já tem uma corte suprema que decide as punições por cima dos Estados-nações. Não se trata apenas de regular. A extrema-direta e o oligopólio das corporações digitais e das Big Techs são efetivamente uma ameaça. Esses oligopólios não são exatamente iguais, mas no todo reforçam os riscos. A regulação não dá conta do que se tem pela frente, mas é o mínimo em defesa desse setor estratégico para a soberania nacional.

Com essas ações e manifestações, quem pode acreditar que os algoritmos do X (twitter) e do FB não ampliam ou limitam o alcance dos perfis conforme sua programação algorítmica baseado na ideologia? Isso se chama controle e dominação tecnológica.

Trata-se de uma articulação escancarada da extrema-direita global entre donos de corporações de mídia e lideranças políticas. O TSE teve papel importante no freio de arrumação nas eleições de 2022. É disto que reclamam. É sobre isso que articulam.

Tenho repetido à exaustão. O fenômeno da digitalização como etapa da reestruturação produtiva é global, mas as articulações e também as resistências são e serão sempre dos estados- nacionais. Assim, o TSE garantiu a lisura das eleições de 2022 e as instituições impediram a seguir o golpe militar-bolsonarista de 8 de janeiro.

Vivemos sob o que tenho chamado de um "tripé do capitalismo contemporâneo": digitalização e dominação tecnológica; hegemonia financeira e a racionalidade neoliberal. Não é possível analisar a "digitalização de quase tudo" dissociada da hegemonia financeira e da lógica neoliberal. Eles seguem juntos e imbricados num presente distópico que exigem intervenção civilizatória.

O enfrentamento a esse fenômeno se dá no campo da Economia Política e deve ser contra todo o tripé, mesmo que alternados nas três diferentes bases dessa tríade que refletem os movimentos transfronteiras na geoeconomia e na geopolítica.

Nenhum comentário: