sexta-feira, julho 20, 2007

Ninguém no PAN. Por quê?

Seria um fato natural se não fosse o tamanho do nosso orçamento. Este blog está comentando o fato de Campos, não possuir ter nenhum conterrâneo, entre os atletas brasileiros participantes do Pan do Rio. Verdade que a maior parte dos mais de cinco mil municípios brasileiros estão na mesma situação. Porém, estamos entre os dez maiores orçamentos entre todas as cidades brasileiras.

O pessoal da área sabe que é da massificação dos esportes que você tira a elite para as competições em equipes chamadas de altamente competitivas. Campos já gastou um bom dinheiro com estas equipes. Trouxe atletas já formados em equipes de vôlei, basquete e o que ficou além de uma série de processos judiciais que o contribuinte está pagando até sem saber?

Um projeto de longo prazo poderia reverter este quadro. O primeiro passo é a massificação com a ampliação e maior organização da prática do esporte nas escolas, nos bairros, nas praças, etc. A construção e melhoria dos espaços para esta prática incluindo um centro de esportes, onde os destaques poderiam ser melhor apoiados do que com as atuais, vergonhosas e muitas vezes insuficientes, apoio para viagens e competições que hoje se pratica.

Enfim, em mais uma área precisamos de planejamento, organização, seriedade e determinação para um trabalho de longo prazo. Quem sabe assim no Pan de 2015, 2019 ou 2023 o quadro seja diferente. Bom lembrar que até lá os royalties já estarão nos seus estertores. A saída é o desenvolvimento de política pública com seriedade e determinação.

Nenhum comentário: