domingo, junho 28, 2009

Presidente deposto de Honduras é levado para a Costa Rica

O blog sabe que muita gente não se interessa pelo que acontece naquela região do mundo que fica entre a América do Sul e a do norte. Porém, reclama quando americanos confundem Buenos Aires como capital do Brasil. Pois então, nada custa conhecer um pouco que seja, do que se passa por lá, mesmo que seja, excepcionalmente, como em mais este caso de crise política.
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya havia convocado um plebiscito para referendar sua proposta de estender o mandato presidencial por mais quatro anos. O Congresso foi contra. O Tribunal Constitucional declarou o referendo ilegal. Nesta crise um grupo de militares prendeu neste domingo o presidente de Honduras numa "aparente" tentativa de golpe de estado, pouco antes de o país iniciar um plebiscito para tentar reformar a Constituição. O presidente foi preso em sua residência e levado pelos militares para a base aérea nos arredores da cidade.
Agora a notícia mais nova que chega é que o presidente Zelaya foi transportado em avião militar hondurenho e sob a guarda dos militares que o depuseram para Costa Rica "onde se encontra salvo e salvo na qualidade de "hóspede" do país".
Segundo o blog do Noblat: "o avião aterrisou há pouco mais de uma hora no aeroporto Juan Santamaría. Também o blog informa que o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, manifestou sua preocupação com a situação em Honduras e pediu respeito aos ritos democráticos. A Organização dos Estados Americanos convocou uma reunião de emergência. Há tanques nas ruas da capital de Honduras e as emissoras de rádio pedem que a população se mantenha em casa".

Nenhum comentário: