sábado, junho 27, 2009

Sarney é da conta de quem?

A maioria tenta colocar Sarney na conta exclusiva do Lula. Não é bem assim. Verdade que o ex-presidente se acomodou na base aliada do governo. Até Collor foi parar lá. No poder central, em que até hoje, ninguém teve condição de apenas com seu partido ter maioria na casa, ninguém vai enxotar apoios, assim como se desconhece quem rasga dinheiro. Pois bem, na coluna Panorama Político na eidção desta sábado de O Globo, o jornalista Ilimar Franco, revela um segredo de Sarney que disse que “o tucano Tarso Jeireissat (CE) que foi até minha casa dizer que me apoiava na eleição para presidir o Senado”. Sarney disse ainda que “tinha simpatia pela possibilidade de um petista se eleger para a presidêcia, mas que se lançou estimulado pelos líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do DEM, José Agripino (RN)”. Depois dessa declaração podemos até insinuar o velho ditado: quem pariu Mateus que o embale! É por isso, que Lula, que aprendeu como poucos o jogo da política, apenas sopra as novas feridas tal qual, as que já haviam sido formadas, em 2002, lá pelas bandas do Maranhão. E passe a régua!

8 comentários:

AngelMira disse...

Essas revelações divulgadas no jornal "O Globo" foram frisadas no Senado, em plenário, qdo estava na tribuna, Pedro Simon - PMDB-RS, pedindo a saída do Sarney.

Não obteve, coincidentemente, o apoio de senadores do PMDB e do DEM, mas obteve apoio do PDT e do PT.

Anônimo disse...

Não esqueçamos que Sarney, desde o escândalo do mensalão é parte integrante da tropa de choque de Lula, sendo inclusive um dos responsáveis pela blindagem do presidente quando este agonizava com o fatídico caso.
A defesa que Lula agora faz, é uma recíproca, nada mais justo, porém decepcionante.
David.

Anônimo disse...

não é bem assim? Lula já declarou que Sarney não é pessoa comum, não podendo ser julgado como tal. Isso é que é defender um amigão que antigamente era considerado pelo Lula como ladrão, mas os tempos mudam e os interesses também...

sandro bastos

Anônimo disse...

E o que Sarney fala merece crédito?
Para mim, tanto antes como depois.
Não se pode distanciar do famoso "eu não sabia", ao informar, instado pelos repórteres, relativamente ao valor da "verba aluguel" e de "acolhidos" em seu gabinete.
Enfim, é o "retrato" do que pior existe na política brasileira, vide o seu Estado, Maranhão.

Anônimo disse...

Os dois últimos anônimos parece que não viram o que comentou a Angeline.

Os tucanos querem parecer freira em prostíbulo... Estiveram junto de ACM e tantos outros e agora querem se livrar? rs,rs,rs...

Anônimo disse...

É, realmente, incrível o que os lulo-petistas fazem para dissociar comportamentos, atitudes, ações e omissões do governo federal (leia-se LULA) de qualquer conotação negativa. A máxima parece ser a seguinte: tudo o que há de bom no Brasil (mesmo que não seja assim tão bom, como a imensa base de apoio que "construiu" o PT, recebendo a companhia de gente da laia do Sarney, Calheiros e Collor, pra citar apenas alguns lacaios) é obra do Lula; tudo o que existe de ruim no Brasil é culpa de FHC, Democratas e todos os oposicionistas (mesmo que o ruim não seja nada ruim, como o fim da inflação, a estabilização da economia, a moeda forte, a privatização das empresas que só davam prejuízo, uma vez que sob a responsabilidade do estado funcionavam apenas como cabides de emprego e verdadeiro ralo para escoar dinheiro desviado pela corrupção, marcas indeléveis do atraso ao qual o Brasil foi submetido durante tantos e tantos anos). Pois é! Essa é a mágica petista: parafraseando Rubens Ricúpero, o que é bom eles mostram, o que é ruim eles escondem e fingem que não é com eles, pois nunca sabem de nada. Os tempos atuais são mesmo do PT. Acho difícil que alguém da oposição, seja Serra ou Aécio, ganhe as próximas eleições. Somente uma coisa me consola: é o fato de saber que, apesar de tudo, o tempo do PT, como tudo mais na vida, um dia acaba. E eu tenho certeza, absoluta, que o Brasil vai ser mais feliz, próspero, competente e com cada vez mais gente que dependa menos de esmola do Estado para sobreviver, pois vai acreditar que o verdadeiro trabalho, a abnegação, a dedicação e a vontade de empreender e crescer é que fazem o verdadeiro ser-humano. Que venham dias melhores!

Anônimo disse...

Interessante o debate. Mas, ideologias á parte, convido os articulistas a lerem aqui:

http://blogovagalume.blogspot.com/2009/06/seria-culpa-do-mordomo.html

o que assisti - ao vivo - no plenário do Senado.

Até mais.

Anônimo disse...

Para quem ainda tinha dúvidas da dependência mútua entre o Governo e o Senado, vejam esta resposta dada pelo Dr. Marco Antonio Villa, professor de história da Universidade Federal de São Carlos, em entrevista concedida à Folha de São Paulo:

FOLHA - O que o sr. achou da declaração de Sarney de que sofre ataques porque apoia Lula?
VILLA - É uma estratégia porque ele precisa se manter próximo do presidente. O oligarca só tem poder na província porque tem forte poder central. Romper o poder coronelístico por dentro, na própria província, é tarefa quase impossível. Por isso torço para que o próximo presidente consiga destruir a fonte do poder dos oligarcas: as relações privilegiadas que o clã mantém com a União.
A questão central é que, hoje, Lula e Sarney são unha e carne, faces da mesma moeda. Por incrível que pareça, eles não se distinguem, o que é estranho pelas histórias tão distintas. A crise ética no Brasil chegou a tal ponto que não há mais distinção entre o Lula e o Sarney.