segunda-feira, junho 29, 2009

Janela de transferência ou “pulada de cerca” será votada na Câmara na 4ª feira

A chance do deputado federal Geraldo Pudim ser candidato à reeleição depende da aprovação deste projeto de lei que para alguns está sendo chamada de “institucionalização da pulada de cerca na política”. A "infidelidade partidária consentida" que consta do texto do projeto autoriza o troca-troca partidário, durante 30 dias, um ano antes de cada eleição. Os deputados mais interessados nesta janela da infidelidade trabalham para que esta alteração saia até setembro próximo. O projeto de Lei visa legislar para evitar que continue valendo a resolução baixada pelo TSE que impõe a perda de mandato para os políticos infiéis. Por essa decisão, o mandato pertence às legendas, não aos políticos. O blog repete a explica a situação do deputado federal Geraldo Pudim: ele se elegeu pelo PMDB, mas é ligado ao ex-governador Garotinho que acabou de trocar o PMDB pelo PR. Certamente, o PMDB não deixará Pudim concorrer pela legenda se Garotinho foi candidato, como acena, ao governo do estado, em disputa contra o governador Sérgio Cabral do PMDB. A previsão de alguns jornalistas que cobrem a política em Brasília é a de que o projeto passe pela Câmara, onde há muitos outros deputados interessados em mudar de legenda, porém, há grandes dúvidas sobre a decisão do Senado. Sem maldade, mas não é difícil imaginar que deve existir no grupo de Garotinho gente interessada que esta medida não seja aprovada. Aliás, com a mudança do grupo político para o PR, Nelson Nahim e também a filha de Garotinho, a vereadora Clarissa, independente da mudança da lei, não terão como ser candidatos a nenhum cargo em 2010, pela impossibilidade de trocarem de partido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Iria ser muito bom que "Pudim" não pudesse concorrer a nenhum cargo em 2010. Ele só serve de cabo eleitoral de Garotinho na Câmara e nada mais que isso.
Aliás, ele só se elegeu porque foi investido muito dinheiro, que ninguém sabe de onde veio, na campanha, financiada, claro, pelo seu "amigo" Garotinho.
E nesta leva a filha do Coronel Bolinha e seu irmão também poderiam ficar de fora. Quem sabe assim não se destrói a dinastia dos Garotinhos aos poucos.

Bicho Possuído