segunda-feira, junho 22, 2009

Presidente (a) no primeiro turno!

Está muito longe para se fazer prognósticos sobre a eleição presidencial do ano que vem. São quinze meses que ainda se tem pela frente. Mesmo assim, palpite e projeções estão ao alcance de todos. Pois bem, nesta linha, o blog vai arriscar e especular que a eleição presidencial de 2010 possa repetir 1994 e 1998, em que bastou um turno, para se ter a definição do presidente da República, ambas com FHC. Nesta hipótese, teríamos aí, na sexta eleição direta depois da Nova República, um empate em 3 x 3, já que até agora o placar é de 3 x 2 favorável à decisão no segundo turno. (1990, 2002 e 2006) x (1994 e 1998). A especulação é fruto de algumas possibilidades. Duas delas com dois candidatos mais citados depois dos líderes na pesquisas de intenções de voto. A primeira é a de Ciro Gomes-PSB, não ser candidato presidencial e sim, a governador por São Paulo com apoio do PT ou ainda a deputado ou senador pelo PSB. A segunda, também bastante provável é a do Psol definir que a vereadora de Maceió, Heloísa Helena, deva assumir uma candidatura, com mais chances ao senado, do que uma nova empreitada nacional. Mesmo que outras candidaturas nanicas possam surgir, este cenário, dificilmente sairia deste quadro de definição já no primeiro turno. A questão explica porque os jogadores estão se antecipando tanto, na definição do quadro das alianças, cada vez mais claro: PT de Dilma com o PMDB, PSB, PDT, PP, PC do B contra o PSDB de Serra com o DEM, PPS e PV. Acompanhemos pois o quadro!

7 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Brilhante, Roberto.
Parabéns!

AngelMira disse...

Interessante é o PV na aliança com Serra...

Gustavo Carvalho disse...

Oi Roberto, a sua análise do jogo "encaixou"! Contudo, a antecipação da disputa é unilateral: só dá Dilma. Alguns tucanos, e especialmente os "demos", estão cada vez mais nervosos com a postura de jogo lateral de Serra. Além de suas responsabilidaes como Governador (que precisa do apoio da esfera federal para diversos investimentos e parcerias), o Serra sabe que não pode se antagonizar com a figura (e com a gestão do PT) de Lula (as última série de pesquisas cristaliza a sua "canonização" definitiva). Inclusive, parece que o Aécio já garantiu sua sobrevivência como senador na chapa do Hélio Costa governador! Realmente, tudo leva a crer que teremos um plebiscito sobre o Governo Lula. A hipótese de finalização do pleito de 2010 no 1º turno cresce a cada dia. Dilma na cabeça!

Amaro Neto disse...

Roberto, bela análise!
Só faltou dizer que o PMDB que vai com Dilma é o PMDB podre de Sarney e cia.

A parte boa do PMDB, como o senador Jarbas Vasconcelos, certamente apoiará o tucano (Serra ou Aécio).

Anônimo disse...

Acho pouquíssimo provável que isto ocorra, independente das alianças.
Como um chute sem rumo é um bom prognóstico.
Abraço, mestre.
David.

Anônimo disse...

Gostaria de informar que o Vereador Marcos Bacellar esta com novo blog:
marcosvieirabacellar.blogspot.com

se puder divulgar?

Obrigada.

Anônimo disse...

Caro Roberto,
Apenas para informar ao Blog, manifestantes fecharam a Rua Formosa, defronte da Pizzaria e Soverveteria Líder, colocando fogo em pneus, reivindicando melhoras nesta rua, que encontra-se em péssimo estado e com grandes buracos. A Rua ficou fechado, talvez ainda esteja, tendo o trânsito que ser desviado para outros locais.