sexta-feira, junho 19, 2009

Médico campista é selecionado entre os 10 maiores cientistas da AL na área de Ciências Biomédicas

O médico João Paulo Botelho Monteiro formado pela UFRJ, onde também cursou o doutorado, em Imunologia, foi selecionado pela Pew Charitable Trusts da Filadélfia, EUA, como um dos 10 cientistas jovens e promissores na área de Ciências Biomédicas da América Latina. A seleção é para cursar um programa altamente concorrido de pós-doutoramento nos EUA com direito a uma bolsa de US$ 60 mil, de ajuda salarial, que serão acrescidos de US$ 35 mil, quando retornar ao Brasil, para adquirir os equipamentos necessários à continuidade das suas pesquisas. "O Latin American Fellows Program da Pew foi criado para promover o desenvolvimento dos cientistas que se destacam fornecendo-lhes um excelente treinamento em laboratórios de alta qualidade localizados nos Estados Unidos. É um programa de longa duração da tradicional Pew Charitable Trusts. Lançado em 1991, o programa visa ajudar a desenvolver a comunidade de pesquisadores que podem estimular e contribuir para o crescimento da pesquisa biomédica e também para promover a colaboração entre os cientistas da América Latina e dos EUA. Os candidatos ao programa foram selecionados por um conceituado comitê de consultores americanos, presidido pelo Dr. Torsten N. Wiesel, presidente emérito da Rockefeller University e ganhador do prêmio Nobel em fisiologia em 1981”. Do Brasil além do Ph.D. João Paulo que irá trabalhar na sua pesquisa “Memória do sistema imunológico” no Laboratório de Ronald N. Germain, Ph.D. do NIAID, National Institute of Health (NIH) - um órgão de saúde do governo americano localizado em Maryland - foram também selecionados a médica, Ph.D. Kelly Grace Magalhães formada na Fiocruz e o médico, Luis Francisco Zirnberger Batista que concluiu o doutorado na USP. Dr. João Paulo B. Monteiro é ex-aluno do IFF e filho da atual reitora, a professora Cibele Daher Botelho Monteiro. Ainda mais sucesso ao João e parabéns aos pais Cibele e Paulinho.

5 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eita, Campos! Avance! Chegaremos lá.
Brilha, Jesus!

Anônimo disse...

Roberto,

Realmente eh um orgulho ver um campista ganhando a bolsa Pew, que eh muito disputada.

No entanto, o titulo do seu post é impreciso. A Pew nao escolhe os "10 maiores cientistas da AL na área de Ciências Biomédicas". A fundação seleciona bons candidatos a uma bolsa de pos-doc nos EUA.

Sejamos justos, apesar de promissor o nosso jovem ainda tem um longo caminho para ser um dos 10 maiores cientistas da área na américa Latina.

Abraços.

Roberto Moraes disse...

Caro(a) comentarista,

A referência está na própria página do Pew neste link exatamente do jeito que está aqui postado:

http://www.pewtrusts.org/news_room_detail.aspx?id=52392

Sds.
Roberto Moraes

Anônimo disse...

Caro Roberto,

"Ten top scientists" não é a mesma coisa que "the top 10 scientists".

A diferença, apesar de sutil é substancial e fica evidenciada pela primeira frase do site:

"The Pew Charitable Trusts today named 10 promising young scientists as Pew Latin American Fellows in the Biomedical Sciences".

Realmente é uma bela conquista. Entretanto, convenhamos que é improvável estar entre os 10 maiores cientistas de qualquer área quando termina-se o doutorado.

Um abraço e obrigado por divulgar os nomes dos campistas que brilham e nos fazem ter orgulho da nossa terra. Isso se faz ainda mais especial quando nos acostumamos a ver somente a podridão do dia a dia na cidade.

Saudações campistas.

João Daher disse...

Olá, Roberto!

Agradeço o post. Realmente estamos todos muito felizes, pois esta conquista foi fruto de grande dedicação e persistência.

Espero que nosso país continue a investir em pesquisa e crie condições para que possamos e retornar e continuar nossos trabalhos em casa, já que esse é o espírito do Pew.

Abraço,
Joao