segunda-feira, agosto 24, 2009

Eleições de 2010: informações de coxia* ou balões de ensaio

A nota abaixo (veja aqui) produziu inúmeros comentários, o que mostra o interesse do leitor pelo assunto. Alguns poucos indagaram sobre a ausência e outros, sobre a presença de possíveis nomes na lista de pré-candidatos. O blog absorve as informações e os comentários relembrando o que foi escrito no primeiro parágrafo, de que há tempo e ainda muito espaço, para mudanças nas análises feitas, por conta das definições que não cessam com o prazo de outubro paras as filiações e trocas de partido, mas na verdade vão se esticar até as convenções partidárias, lá para maio ou junho do ano que vem. De qualquer forma, além das informações sobre número de votos dos candidatos da região, nas eleições de 2006 para a Alerj e para a Câmara Federal, a nota serviu para os leitores se posicionarem, e mais que isto, trazerem novas e importantes informações de coxia ou apenas mais balões de ensaio. O que convenhamos faz parte do jogo da política. PS.: Contando com a colaboração dos leitores, o blog corrige o título "informações de cocheira" para "informaçoes de coxia" ou bastidores, e não de cocheira onde relincha os ignorantes, tal qual chamou o grande Xacal! Viva a blogosfera, corrigindo os incautos,rs,rs. Não deixem de ler o link da postagem do Xacal postado por um dos leitores nos comentários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

O correto é "coxia" e não "cocheira".

Mais detalhes aqui:

http://atrolha.blogspot.com/2009/05/trolhada-da-semana.html

Anônimo disse...

Caro Roberto, gostaria de lhe sugerir uma reflexão sobre números.

Peço-lhe(gentilmente) que escreva sobre isso:

No Estado Rio de Janeiro,
número de mortes, em decorrência da gripe A (H1N1), é de 47.Fonte: Folha de São Paulo(online; Segunda-feira, 24 de agosto de 2009; 24/08/2009 - 16h19min- COTIDIANO-
"Veja o mapa da gripe suína no Brasil").

Em Campos dos Goytacazes, são 14 mortes. Fonte: Folha da Manhã(online);Geral(24/08/09).

Partindo da premissa de que os dados são verdadeiros, 1/3(um terço) dos casos de mortes por gripe suína do Estado Rio de Janeiro foram em Campos.

Muito obrigado pela atenção!

Anônimo disse...

Informacao de coxia, Roberto.

Marcelo Melém Braga disse...

A informação de coxia é aquela sussurrada nas coxias dos teatros, em baixa voz para não atrapalhar os ensaios.
A informação de cocheira vem dos analistas de turfe que iam cedinho pras cocheiras da Gávea ou do Jóquei de SP, medir a temperatura e pulsação dos cavalos para dar os palpites mais certeiros.
As duas formas procedem, sendo a cocheira mais circulante no meio jornalístico e a coxia no meio teatral.

Comentário extemporâneo de Marcelo Melém Braga, 10 anos após o artículo.