segunda-feira, agosto 24, 2009

Macaé, boa colocaçao no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal pelo nº empregos

No índice divulgado pela Firjan sobre o Desenvolvimento Municipal (IFDM) que leva em consideração dados de educação, saúde emprego e rendas formais colocaram Macaé em primeiro lugar no estado e 57º lugar a nível nacional. O índice como muito outros divulgados faz uma média entre estes quatro indicadores medidos. Como qualquer outro índice, ele serve mais para fazer uma série histórica para se comparar o município com ele mesmo, do que, como normalmente é usado para rankear os municípios no estado ou em todo o país. Sem conhecer detalhes desta tabulação, não é difícil imaginar que a posição de Macaé no ranking é alcançada, mais pela oferta de emprego, que em sua maioria, nada tem de relação com o poder local e sim, com a localização da cadeia produtiva do petróleo, do que com bons resultados na área de saúde e/ou educação. Em todo o estado a saúde subiu apenas 0,5% que foi o quarto pior desempenho entre os estado brasileiros, enquanto em educação o resultado do estado foi ainda pior: queda de 1,7%. Verdade, que no caso de Macaé, uma coisa, acaba se relacionado com outra. A grande oferta de emprego atrai mais pessoas, que pressionando a demanda destes dois serviços públicos ligados diretamente ao número de habitantes: saúde e educação. PS.: Atualização às 00:40 e 00:58: Campos dos Goytacazes ocupa apenas o 11º lugar entre os 92 municípios fluminense. Quissamã o 15º, São João da Barra o 45º, São Fidélis o 54º, Cardoso Moreira 61º lugar, São Fco. do Itabapoana, o 70º lugar e Conceição de Macabu, em 88º lugar. No indicador educação o município de Campos fica em 64º lugar entre os 92 municípios fluminenses.

6 comentários:

Rogério Valadares da Silva disse...

Olá Roberto Moraes, não se lembra de mim... sou Rogério Valadares, ex motorista do IFF antigo cefet, viajamos algumas vezes juntos, estou deixando esse comentário aqui para te convidar a conhecer o meu novo blog, que estar de visual novo, e dizer que sera um privilégio ter um comentário seu lá. Abração !! Estou sempre me lembrando das pessoas excelentes que conheci no cefet e vc foi desses (as). Deus te Abençoe sempre. Rogério Valadares
www.rogeriovaladares.blogspot.com

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Muito bom, Roberto, a gente saber que "no momento Campos fica em 64º lugar entre os 92 municípios fluminenses".
Muitos são contra o Cristovam Buarque dizendo que ele é Político de uma nota só. Mas eu prefiro o político de uma nota só afinada, do que desdobramentos desafinados efeito dominó.
Imagine a nota da EDUCAÇÃO desafinada????

Quando Cristõvam Buarque ( não vai aqui, de minha parte, nenhuma campanha política para ele e nem para ninguém. Quero deixar isso bem claro.) Bate na tecla da Educação ele já está "preludiando" as mais lindas canções.

Eu me lembro, enquanto criança, nos anos 60, que meus livros falavam sobre virtudes e vícios. Povo Educado e sem Educação.

De uns tempos para cá... a coisa foi mudando. O belo não existe mais. Virtudes são relativas. Tudo é relativo. Então esses que vieram com essa "nota só", só vieram para trazer este caos.

Ou... por que será que não queriam minha fala aqui? Onde está a integridade no mundo? Em que gorverno do mundo? Onde está a verdade? Onde está a humildade?

O que seria um povo educado?

Quem lê hoje?

Quem infere em questões hoje?

Quem debate com argumentos em EDUCAÇÃO hoje?

Onde está a educação de um povo?

O que é Educação?

Eu pergunto: Por que quando trazemos algo que abra os olhos de um povo para a integridade, verdade, e humildade causa repulsa aos "intelectuais (pseudos) poderosos?

Por que um homem da estirpe de Cristóvam Buarque, não "vinga" em partido de situação? Por quê?

Porque ali é que está o cerne da questão. EDUCAÇÃO. O NOME JÁ DIZ TUDO.
Um povo educado é um povo que ouve, reparte, não se deixa vender, tem honra, tem dignidade, tem vergonha, tem OUVIDOS, tem ponderação, tem espírito de análise, de síntese... e a antítese, não é para corroborar desejos próprios, mas para separar joio de trigo.

Sabe, Roberto, quando a Nação escolhe um egípcio no lugar de um Cristóvam Buarque, para a UNESCO ( não sei se vi o galo cantar em lugar desconhecido...) o que será que quer esta Nação?

Olha bem o currículo do Cristóvam Buarque: http://marchamundial.org.br/?p=151

Um Homem que fez um site pela Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência.

"Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque é Senador da República.
Graduado em engenharia mecânica, com doutorado em Economia pela universidade de Sorbonne (Paris), em 1973.Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre os anos de 1973 e 1979.Foi reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal, ministro da educação e atualmente é senador da república.
Autor de dezenas de livros, foi consultor de diversos organismos nacionais e internacionais no âmbito das Nações Unidas (ONU). Presidiu o Conselho da Universidade para a Paz da ONU e participou da Comissão Presidencial para a Alimentação, dirigida pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. É membro do Instituto de Educação da Unesco.Foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura de 1995, na categoria Ciências Humanas.
Recentemente foi indicado como candidato ao cargo de Diretor da Unesco para o próximo exercício."

Ora, será que o mundo quer PAZ?
Que nada, Roberto. E assim não quer também a Educação. A Educação de verdade, integridade e humildade, não interessa a muitos...

OLha, eu já falei isso. Um partido famoso aqui em Angra, famoso por sua "politização freireana", quando entrou num certo COMANDO, roubou feio. a COISA FOI FEIA. Sem escrúpulos. Quando não há educação não há escrúpulos. Quando não há escrúpulos não há moral. Quando não há moral não não há ÉTICA. PALAVRINHA QUE TAMBÉM FOI DETERIORADA PELA NOVA FILOSOFIA DO RELATIVISMO.

“tamu esperando o quê da vida?”
Haja mulas para falar, não?
Haja mulas.

Apareceu um agora no Senado: O Senhor Flávios Arns!
Que venham palavras cheias de Educação! Do senhor Flavio Asno!

Nem vou falar a palavrinha que apareceu aqui, para não dizer que estou ofendendo.
Para mim, basta saber que foi corroborado o que falei.
Sigo adiante.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

É uma vergonha saber que Campos está assim em termos de Educação e isso tem que mudar.
E não vai mudar com projetos esse e aquele.
Vai mudar é com "vergonha na cara de cada um". Não tem mais outra retórica não.
QUE FALTA DE DUCAÇÃO É ESSA? CADÊ A EDUCAÇÃO? CADÊ A ÉTICA? CADÊ A MORAL? MORAL?? Palavrinha esquecida e detoriorada num termo diluído em filosofia e sociologia onde ABUSO tomou seu lugar.

RESGATEMOS A MORAL SIM.
Ou nada é nada! É só "misancene".
E não falo daquela moral de "fora bela viola e dentro pão bolorento", mas da moral virtude apreendida em respeito ao próximo QUE NASCE PRIMEIRAMENTE DO:
"Amor a Deus, Amor a si mesmo e Amor ao próximo."

Daí... vem tudo cheio de verdade, humildade e integridade.
O que passar disso é procedência do maligno.

Gostaria que alguém me contestasse.
Gostaria que viesse com argumentos outros.
MAS POR FAVOR, COM EDUCAÇÃO.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AngelMira disse...

Depois de iniciar a leitura do livro "Economia e Desenvolvimento do Norte Fluminense", se for avaliar Campos, o centro da educação do N fluminense e Macaé, o polo do emprego, do petróleo, fica difícil considerar as pesquisas friamente.
Bem oportuna essa postagem q tomei a liberdade de divulgar no nosso blog.