sábado, dezembro 19, 2009

Guarus em destaque

Quem identificou é o sempre atento jornalista Maurício Faez. Que o destaque não ressuscite aquela ideia maluca contra a qual já escrevi de querer transformar Guarus em município. Cada vez mais Guarus é Campos e Campos é Guarus.
Aliás, tem uma monografia de duas professoras que são alunas-concludentes da Licenciatura em Geografia do IFF que trata da ocupação urbana de Guarus. Mais adiante logo após a defesa darei mais detalhes sobre o trabalho com análise bem interessante.
Voltando ao assunto do e-mail enviado pelo Faez que identificou que o Portal G1 sacou Campos e inseriu Guarus na previsão do tempo. Percebi que na lista de cidades em nosso estado, além de Guarus, o Portal incluiu localidades/distritos que não são municípios como é o caso de Imbariê em Duque de Caxias. De qualquer forma vale o destaque dado a Guarus:
"Professor, essa eu peguei sem querer! Navegando "à toa" pela globo.com, vi la no fim da pagina que estava a "previsao do tempo" do site. Quando entrei, estava até chovendo aqui onde moro. Aí, fui ver o que a Globo.com teria a me dizer sobre o tempo em nossa Campos. Eis que nao achei o nome da cidade na lista gigante do Estado do Rio e, ainda por cima, Guarus estava lá, toda "formosa", representando todo plaino goitacá. É mole?? Tiraram Campos e "inventaram" Guarus!!
Abs!"

4 comentários:

Anônimo disse...

É proibido fumar!

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguiu suspender, nesta sexta-feira (18/12), a terceira e última liminar contra a Lei Antifumo. A decisão havia sido concedida pelo desembargador Lindolfo Moraes Marinho, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a pedido do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares do Rio.

Na tarde desta sexta-feira, o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, acolheu o pedido de suspensão da liminar apresentado pelos procuradores da PGE. Com isso, a Lei Antifumo volta a valer para todos os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio.

No Estado do Rio de Janeiro a lei antifumo sancionada foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, no dia 17 de agosto, proibindo o fumo em lugares fechados coletivos. A lei extingue também os chamados fumódromos e ficou prevista para entrar em vigor no prazo de 90 dias após data da publicação, ou seja, dia 17 de dezembro.

A lei restringe também o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, aos espaços ao ar livre e residências. O projeto é de autoria do governador Sérgio Cabral e foi inspirado na lei antifumo de São Paulo.

A lei autoriza o consumo no interior das tabacarias, que terão que comprovar sua condição. Esses estabelecimentos deverão ter mais de 50% da receita vinda da venda desses produtos.

O texto legal diz que a responsabilidade de impedir o uso do fumo em lojas comerciais e transportes públicos, depois da entrada em vigor da lei, será dos proprietários ou transportador.

As multas poderão variar entre R$ 3 mil e R$ 30mil, podendo ser contestada em até 30 dias.

FUMÓDROMOS ACABAM
A lei torna proibido o fumo em ambientes de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte ou entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos, supermercados, açougues, padarias, farmácias, drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

Maurício Faez disse...

Professor, vá lá que o menu aparece com opçoes de cidades e importantes localidades de algumas cidades. Mas daí a ignorar Campos já é demais.

Nao tenho nada contra Guarus (alias, pra mim, Campos nao seria Campos sem Guarus) mas é um tanto bizarro "esquecer" da maior cidade do Estado.

Enfim: foi só um "achado" mas que nao muda em nada a vida de ninguem. Que fique apenas registrado.

Abs!

Anônimo disse...

Etimologia

Guarujá: Viveiro de guarus;
Guarulhos: dos guarus (peixes);
Paraíba: rio com pouco peixe, rio ruim.

Ivo Ribeiro disse...

...pensando que fosse encontrar algo de útil a respeito de Guarus o que leio? uma pessoa chateada que teve a sua municipalidade trocada por um jornalista que por sua indiferença, não faz a menor distinção entre Guarus e o outro lado da margem...só mesmo o camarada local é que ficou como podemos dizer; deslocado.