domingo, dezembro 20, 2009

Responsabilidades na visão do chargista

Do Aroeira no Jornal do Sul e no A Charge On Line.

6 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Concordo que Obama poderia ter contribuído mais, mas como a charge leva a crer que ele foi o único responsável, a pergunta é: se desse tudo certo os méritos seriam atribuídos a ele ou a outra pessoa?

Anônimo disse...

Se tudo desse certo, os meritos seriam indubitavelmente atribuidos ao Lula.

Roberto Moraes disse...

Caro Marcelo e ao comentarista anônimo das 04:11,

a charge foi "adotada" por compreender que extamanete os EUA e a China seriam os dois países mais imprtantes para assumir cotas e responsabilidades na Convenção da Dinamarca.

O destaque a Obama se deu por conta de que dele ter sido eleito com reponsabilidades diante do mundo que estão ficando para trás, entre estas em relação à questão ambiental.

A China até aceitou assumir ônus, mas sem a participação dos EUA ficou a cavaleiro para não avançar.

Quanto a Lula, independente do resultado desta Conferência, em que ele foi destaque, com ou sem os resultados desejados, mas pelas posições claras, posso garantir que acumulou para o nosso país prestígio que deveríamos ter orgulho e não desdém, apenas por conta de outra visão eleitoral.

É evidente que uma charge não consegue explicar toda esta posição do blogueiro, que aliás, ainda não tinha escrito sobre o assunto, por isso agradeço pela boa provocação.

Abs.

Marcelo Bessa disse...

Mas eu não fiz provocação, não, Roberto! Nem posso me responsabilizar pela opinião do anônimo das 4:11. Ele deu a opinião dele, não a minha.
Concordo que Obama precisa se fazer mais presente, mas acho que a China "jogou para a torcida", porque, na minha opinião, não tinha uma verdadeira intenção de colaborar.
Penso também que a União Européia deveria ter sido mais efetiva, não apenas com conversa, discursos e posições: poderia liderar, por exemplo, um aporte financeiro ao fundo que se pretendeu criar.
Por isso que disse que Obama não foi o único responsável, mas que a charge levava a crer que sim. Só isso.
Grande abraço.

Roberto Moraes disse...

Marcelo,

Provocação no bom sentido foi o que eu falei e pensei.

Estamos de acordo.
Abs.

Marcelo Bessa disse...

De acordo!