66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, junho 13, 2010
Tá na hora de mudar o Muda Campos!
Vasculhando os arquivos do blog acabei me deparando com este texto, publicado aqui, no dia 28 de abril de 2008. Dois anos e dois meses depois, ele pode ter ainda alguma utilidade na reflexão de nossa comunidade. Opinem, comentem...
"Tá na hora de mudar o Muda Campos!"
"Esgotou-se. Não cumpriu o prometido e desvirtuou-se a serviço de um projeto político pessoal. A cidade neste período se enriqueceu e se empobreceu simultaneamente. Os royalties que inundaram a cidade, especialmente nos últimos dez anos, fizeram crescer o interesse pelo controle do poder por parte daqueles que tinham e ainda têm interesse privados. Junto aumentou a pobreza e a dependência.
Os empregos não vieram, mas felizmente aumentou a capacidade daqueles que podem fazer e construir algo novo, além de ajudar na partilha do governo. A população não quer um déspota e nem um “banana” que vive a gritar pela Paz. Demandamos políticas públicas mais transparentes e eficientes.
O Muda Campos já completou mais de 20 anos e seu tutor continua a querer tutoriar pedindo mais outros vinte fingindo-se alternativa.
Nem criador, nem criatura, o povo já tem agora uma outra cultura e não suporta mais miniatura. Tem-se hoje tantos cifrões quanto senões.
Novas pessoas, novos métodos para a busca de boas e eficientes políticas públicas que acabaram sendo deixadas de lado, enquanto aumentava apenas o disse-me-disse, em meio ao emaranhado de agressões pessoais e de desvios de recursos e de sonhos.
Há muitos municípios pelo país avançando nas suas gestões com muito menos recursos. Seriedade, rigor, trabalho árduo e abertura de espaços para novos gestores, numa máquina mais enxuta e profissional na prefeitura de Campos podem produzir melhorias inimagináveis.
A oportunidade faz a ocasião. O fato de não se ter criado forças políticas alternativas, para ocupar o espaço surgido em meio aos desmandos e, a esta falsa polarização, poderia ser um problema, se a conseqüência fosse uma paralisia, mas por diferentes caminhos, ela está sendo rompida, não sem a ajuda dos dois pólos que continuam a se digladiar falando mal um do outro, sem nada de novo apresentar ou oferecer a àqueles a quem pedem apoio para seus novos vôos.
Um novo caminho é irreversível, mas não há porque ter açodamento e nem se pode aguardar desenlaces naturais. O caminho há que ser construído no próprio caminhar. Campos merece algo melhor!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
que obra é essa que está para ser feita na praça do final da pelinca???R$ 109.000,00 para reformar o quê??? é só pintar que não vai gastar mais que R$ 2.000,00 e ela estará linda. vergonha!!
Caro Roberto, bom dia.
Qual seriam as opções? hoje só temos a falta delas...
O que o PT de Campos(???) tem a nos oferecer? Não vale fazer acordo com (des)governo Arnaldo Viana...um dos maiores erros do partido, nessa última década.
Se depois de 8 anos com Lula, o partido não apresentou um nome que conseguisse fazer frente a este modelo que aí está.
Dilma ira se eleger, o trem vai passar de novo, e nós??
Quando o PT vai ter atitude de gente grande em Campos e no Estado do Rio?
Quem cala, consente...
Sérgio Diniz neles
concordo plenamente,
Vote feliz vote Sergio Diniz
Postar um comentário