sábado, janeiro 08, 2011

Campeonato Carioca?

A mídia insiste em chamar o campeonato estadual de carioca. Entra ano, sai ano e a história se repete. Hoje, no programa Globo Esportes, fizeram uma matéria com torcedores do Macaé insistindo na mesma tecla, que não guarda para nós do interior, nenhuma relação de pertencimento ou identidade. É verdade que há um charme e uma tradição no nome de quando todos os clubes participantes eram exclusivamente da capital), mas nem mesmo a a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) já intitula a competição de Campeonato Estadual de Futebol.

2 comentários:

Ralf M. disse...

Roberto,

Você trouxe uma discussão muito interessante.

Existem até comunidades de orkut "Sou fluminense, não carioca".

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-br&tab=w0

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-br&tab=w0

Em geral, a designação do estado é mais conhecida que a da capital.
Ex. A palavra paulista é mais conhecida que paulistano em SP, o mesmo ocorre na Bahia, em MG, ES e na maior parte dos estados.

Porém, no RJ é diferente. É óbvio que é tb fruto da fusão, pois existe uma falta de identificação cultural entre os cidadãos fluminenses. A capital é gigante (econômicamente e socialmente) se comparada com o interior, tal desproporcionalidade não ocorre em SP, onde o interior tb é mt forte tb.

Quem nasce em Nova iguaçu, Duque de Caxias, Petrópoles, Friburgo, Cabo Frio, Arraial e até msm Macaé, enche a boca pra falar "sou carioca". A resistência a essa nomeclatura está no norte e noroeste fluminense, em especial Campos, mas parece que diminui a cada dia...

Abs.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Eu não corcordo com o Ralf, sei de muitas pessoas do interior de nosso estado que lutam para ser chamado de fluminense.Na verdade, a confusão está mais localizada além fronteiras, nas minhas redes sociais da internet (orkut, msn, twitter, facebook, as pessoas de outros estados viram e mexem me chamam de carioca.Mas quanto ao tema própriamente dito, também acho que há uma problemática etimologica na questão.No estado de Minas, é campeonato mineiro e não belo horizontino, no Pará é paraense e não belenens.Seguindo essa linha, o correto seria chamar o nosso campeonato de fluminense, para se ajustar e se adequar ao resto do país.Tudo, creio eu, depende de uma canetada da Ferj, para mudar.