domingo, janeiro 30, 2011

A percepção dos problemas ambientais do Açu por seus moradores

Beatriz de Oliveira Pires apresentou na última quinta-feira, a monografia de conclusão do curso, em licenciatura em Geografia no IFF. Seu trabalho de pesquisa foi sobre a implantação do Complexo Logístico-industrial do Açu. Ela que já é cientista social formada pela Uenf, mora há sete anos no Açu, onde já veraneava há 25 anos. Com conhecimento de causa, ela entrevistou, durante o ano de 2010, um total de 150 pessoas, dentre as que já moravam o Açu há pelo menos 20 anos. Estima-se que este universo seja de aproximadamente, 10% da população daquela localidade. As pessoas entrevistadas foram sempre de domicílios diferentes. A amostra apresenta resultados interessantíssimos, desta, que pode ser, a última amostragem, antes do adensamento que já está em curso, na localidade sede, do emprrendimento do grupo EBX. Entre estes resultados está a percepção que os moradores mostraram sobre os problemas ambientais do Açu, neste período, que pode ser considerado, como de início efetivo da implantação do porto: Para a banca de examinadores, entre os quais estava este blogueiro, houve surpresa, sobre o alto índice de percepção dos problemas ambientais, o que é uma boa notícia: 51% identificam o aterro dos corpos hídricos (lagoa) como o maior problema ambiental do Açu, certamente relacionando-o ao assoreamento da lagoa da localidade. A seguir como maior problema ambiental do Açu foi citado (32%) o desmatamento e as queimadas, já conhecidas há tempos, naquela região de restinga, desde quando as duas propriedades, agora, adquiridas pelo grupo EBX, pertenciam a usinas da região. Por último, foi relatado em 17% das respostas, o despejo de lixo em corpos aquáticos, também como problema ambiental do Açu na percepção do moradores entrevistados. Mais interessante é que a Beatriz acaba de ser aprovada e está sendo nomeada como professora de Geografia, no próprio município de São João da Barra, com grande possibilidades de atuar na própria localidade do Açu. Assim, a professora poderá ver, relatar e analisar as mudanças pelas quais o Açu está e continuará a passar nos próximos anos. Mais adiante o blog irá descrever e comentar outras informações levantadas pela pesquisa feita pela Beatriz de Oliveira Pires.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável a obtusidade da maioria dos empresários, bons atores em suas encenações sobre estudos de impacto ambiental,e devastadores inconsequentes que deveriam, no entanto, ouvir a comunidade, sábios habitantes da região, que , se lhes falta academia, sobra-lhes vivencia.

Anônimo disse...

Trabalho muito interessante.

Os interessados pelo tema - avaliação da percepção ambiental em segmentos formadores de opinião - podem acessar www.pluridoc.com e, em seguida, pesdquisas "roosevelt s. fernandes"; encontrará várias pesquisas desenvolvidas pelo NEPA.

Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br