terça-feira, janeiro 25, 2011

"Campistas, não venham a Guarapari"

O blog recebeu a reclamação abaixo enviada por e-mail pela Silvia Costa da Silva: "De: Silvia Costa da Silva Sr. Roberto, lhe escrevo este depoimento pois, como seguidora do seu blog, sei do grande alcance que este tem.Pela primeira vez, eu e minha família decidimos passar o mês de Janeiro em Guarapari. A cidade é o destino turístico de muitos campistas, mas também de mineiros, brasilienses, dentre outros.A cidade é muito bonita, mas nos preocupava um pouco a questão de atendimento médico. E infelizmente hoje (24/01) pudemos atestar que este é de péssima qualidade.Minha irmã sentiu-se muito mal, apresentando quadro de diarréia forte, desmaio e contrações musculares. Como ela é capitã do bombeiro, recorremos à corporação, mas fomos informados que eles não poderiam atender ao pedido de ambulância Ligamos então para emergência (194), mas o telefone dava como inexistente. E aí, uma sucessão de números de telefone foram sendo dados, em um verdadeiro "jogo de empura"- 33616162/33611560/32615697/32616989. Nos que funcionavam, a informação era sempre a de que não havia ambulância disponível. Levei-a de carro para a UPA. Bem, ficou em uma maca no corredor da emergência, com o seu quadro cada vez se agravando mais. Apesar da tontura e do desmaio, nem medida a pressão foi. Após muita insistência é que o procedimento foi realizado, e o medicamento prescrito- assim mesmo porque minha irmã (a paciente em questão) é médica, e foi, mesmo passando ma,l meio que dizendo o que era para ser feito. Colocar o soro com medicamento foi um verdadeiro custo, e fomos informados pela enfermeira que tínhamos sorte, pois não havia agulha para soro em crianças- sendo que várias chegaram necessitando de atendimento. Enquanto isso, a recepão estava lotada, com os moradores da cidade reclamando da péssima situação da saúde no município.Na cidade ninguém sabe informar se há hospital que atenda UNIMED, nem mesmo sabiam informar onde era a UPA.Fica a lição: para frequentar uma cidade que vive predominantemente do turismo, para gastar seu dinheirinho suado, procure uma cidade que dá condições dignas de atendimento aos seus cidadaãos, e por tabela, à você, turista."

14 comentários:

Anônimo disse...

Farol tem Emergência em Casa!

Anônimo disse...

Roberto agora da para acompanhar os leitos disponíveis nos hospitais conveniados com a prefeitura além do HFM e HGG.
www.sms.campos.rj.gov.br

Unknown disse...

A Saúde tanto pública quanto privada em Guarapari é sofrível.
Graças à informação do anônimo das 12:09 AM (Farol tem Emergência em Casa) pude entender o motivo pelo qual duas pessoas que tentaram socorro médico por esse programa na semana passada aqui no Centro de Campos, não foram atendidas.
As ambulâncias estavam no Farol de São Tomé . É isso ?
O programa Emergência em Casa me parece excelente, mas está faltando pessoal e ambulâncias. A demanda é muito maior e está sub-dimensionada.
Um abraço, professor Roberto.

Anônimo disse...

E alguns ainda dizem que o Ferreira Machado que atende CAMPOS E REGIÃO é ruim....
Se não fosse o "Ferreirão" muitos não estariam aqui pra contar mais nada.

Roberto Moraes disse...

Ao comentarista das 00:30,

Parece que o link da Central de Internações seria este abaixo.

Será que poderemos acreditar na sua permanente atualização e na cobrança que os usuários do sistema possam fazer, junto aos postos de atendimento, no direito de solicitar o encminhamento quando esta for a indicação médica?

Se for, teremos tido um avanço.
Sds.

Roberto Moraes disse...

O link:
http://200.220.205.72:8000/EXEC/3/1xwnhzk15uh3ej165c54y19qxa22

Sds.

Anônimo disse...

Ao Herval Junior, pelo que sei o Emergência em casa ainda não funciona na área central,espero está enganado.

Anônimo disse...

Prezados comentaristas, a situação da SAÚDE aqui, ali e acolá é vergonhosa. Guarapari muito bonita, muito competida pelos veranistas campistas e mineiros tem uma falha gigante no sistema de saúde. Rezem para não precisar de algo nessa área, caso contrário vocês padecerão. Não é surpresa o que nos foi relatado.

Anônimo disse...

bem até onde sei o emergencia em casa e em bairros e distritos, onde existe uma em goitacazes que atende adjacencia e baixa grande que atende até farol, mas segundo a atendente do emergencia em casa não atende ocorrencias na rua, pois no dia 15 de janeiro estava em santo amaro onde uma pessoa havia levado uma facada na barriga e estava sofrendo no banco da praça desfalecendo-se em sangue, quando na mesma localidade que estava em festa, não havia se quer uma ambulancia na praça, e nem no postinho pois eu mesma fui até lá para chamar e segundo informaçoes de um guarda disse-me que tinham ido almoçar em uma fazenda e nesse meio tempo houve o ocorrido,uma lastima, pois nem emergencia em casa e nem outra ambulancia, a atendente mandou que ligasse para o bombeiro eu disse srª até o bombeiro chegar de campos aqui o homem morreu, pois o emergencia é perto em baixa grande, uma lastima, mas depois li em um blog que uma pessoa levou um tiro em goitacazes em via pública e havia sido socorrido pelo emergencia de goitacazes então fica a pergunta que administração é essa para uns pode e para outro não...

AngelMira disse...

Cara Sílvia,
O que nos relata não é novidade. Inclusive estive na cidade de Guarapari recentemente e conversando com moradores falei da questão deficitária da saúde. O único hospital que conheço, atende pele UNIMED, fica na Praia do Morro, ou Muquiçaba, e chama-se São Pedro, se não me falha a memória. NO mais são PA´s, postos de atendimento.
Estes últimos não conheço, mas o referido hospital é pequeno e não dispõe de grandes recursos.
Casos mais graves são enviada a Vitória e até para Itaperuna-Noroeste RJ.
Soube por moradores que redes hospitalares grandes de Vitória estão para ser instaladas em Guarapari, que garantirá a infra-estrutura p o distrito industrial que se instala em Anchieta.

Silvia disse...

Bem, veraneio há anos no Farol, sempre adorei a praia, mas fui OBRIGADA a procurar outro local de veraneio por tudo que vem acontecendo, inclusive falta de atendimento médico eficiente na praia.
Portanto, não sejamos maniqueístas nem simplistas de querer justificar um erro por outro.
Falta ao brasileiro armas eficientes para cobrar, de forma efetiva, eficiente, seus direitos aos políticos.

Anônimo disse...

Em Guarapari existe o Hospital São Pedro (particular), no bairro de Muquiçaba, que atende também pela UNIMED e outros convênios. Mas o atendimento costuma ser demorado.

Anônimo disse...

Eu tive Crise de Calculo Renal em Guarapari e fui parar nesse Hospital São Pedro, é super deficiente de tudo e ainda tem um plantonista OGRO que é anestesista que se vc chegar lá com qualquer coisa ele te interna, super grosso!!! Resumindo... assinei um termo de responsabilidade e me retirei daquele hospital de onde esse ogro queria que eu passasse a noite e não iria tirar nem uma Raio X que eu precisava e nem um ultrasom do abdomem! resumindo é uma droga precisar de médico em Guarapari

Michelle disse...

Ao anônimo que postou as 9:22... Sou moradora de Santo Amaro, e gostaria de fazer algumas correções aqui: Durante o período da Festa, principalmente no dia 14 e 15 o Posto de Saúde funciona com atendimento médico/e enfermeiros. Na Praça da Igreja, precisamente perto do coreto tinha uma tenda com equipes médicas para atender possíveis casos. E a ambulância do Postinho como você citou sempre fica na praça também durante os festejos e caso ela não estava presente poderia está fazendo outro atendimento, já que era um dia de Sábado - Feriado Municipal, o distrito lotado e a praia também. Sabemos que a demanda é muito grande, o que a PMCG poderia fazer era aumentar o número de ambulâncias para atender a todos. Abraços...