terça-feira, janeiro 18, 2011

Engenheiro fala sobre interdição da ponte Barcelos Martins e dá sugestão

Por e-mail o blog recebeu o comentário abaixo do engenheiro civil, José Ronaldo Saad: "Professor Roberto Moraes Finalmente, testemunhamos uma medida preventiva mais que bem vinda: a iniciativa da Senhora Prefeita em suspender, o trânsito de pedestres na nossa Ponte Bacelos Martins durante esse período assustador de cheias e desbarrancamentos. A ponte tem fundações extremamente vulneráveis, tanto pelo precedente de uma década atrás, quando cedeu à força da corrente fazendo a estrutura descer quase um metro e meio, quanto pela sua própria longevidade: sua construção data de século e meio, época em que essas obras se apoiavam quase que superficialmente no leito dos rios. O recente exemplo adicional da ponte General Dutra, que ruiu pelo mesmo motivo, e ainda a própria ponte da rede ferroviária, que também teve de receber reforço por conta dos efeitos da erosão das águas em suas fundações, já anunciavam a premência dessa interdição. Mas, enquanto isso, como se deslocará para o Centro a nossa população de Guarús? Existe uma solução alternativa. A ponte Rosinha, que se evidencia ociosa em suas quatro faixas de tráfego de veículos, poderia reservar uma delas para circulação desse grande contingente de moradores daquele bairro. O problema de acesso – a subida e descida das pessoas –, teria obviamente de ser equacionado pela introdução de escadas. A instalação de escadas rolantes nos dois lados do Rio Paraíba é uma opção perfeitamente viável no aspecto técnico e ofereceria conforto à altura do merecimento dos nossos cidadãos. E a relação custo/benefício estaria totalmente compatível com o tamanho da fazenda municipal. Saudações. José Ronaldo Saad (engenheiro civil)."

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o fato da Ponte Rosinha (atualmente chamada assim, futuramente chamada de ponte Brisola rs) ser obrea do governo estadual inviabiliza tal ideia (minha opnião OK!)
""E a relação custo/benefício estaria totalmente compatível com o tamanho da fazenda municipal."" - Você deve ser empreiteiro certo? Qualquer um sabe que uma troca de lampada em Campos custa 3 X mais que em outras cidades imagina uma escada rolante quanto não custaria !

Anônimo disse...

Não tenho procuração do Dr. José Ronaldo, porém sei que é um excelente profissional. Quanto a se colocar escada rolante,,escada sem ser rolante ou mesmo corda, tanto faz, pois custaria sempre em nossa cidade Milhõe$$$. Ela não deixaria de ser um Elefante,, porém não tão Branco!!!!
Ps- Também NÃO sou Empreiteiro!!!

Anônimo disse...

Prezado,

Tb sou engenheiro. Mas ao contrário de vc faço minhas análises baseadas em dados e não em histórias. A ponte Barcelo Martins está lá desde 1870 porque é uma construção excelente. Cedeu a alguns anos devido a uso indevido (não foi projetada para carros) e falta de manutenção-preservação. A idéia das escalas rolantes é risível.