segunda-feira, setembro 26, 2011

Em junho o blog já mostrava os baixos indicadores sociais em SFI

Com a divulgação dos doados do Censo 2010, este blog já havia chamado a atenção para os baixíssimos indicadores sociais no município de São Francisco do Itabapoana. O assunto agora voltou à tona com a divulgação do Mapa da Miséria do estado que indica o município de SFI com o maior percentual de famílias (14,8%) vivendo em extrema pobreza entre os 92 municípios fluminenses.

Entre as regiões do estado o Norte Fluminense foi identificado como a região com o maior percentual (6%) com famílias em extrema pobreza. Veja aqui e aqui duas postagens feita à época.

Interessante observar que esta região é exatamente aquela que mais de uma década vem recebendo os extraordinários recursos dos royalties do petróleo.

Assim é possível identificar que estes recursos não têm sido capazes de reduzir as profundas desigualdades por que passa a população de nossa região.

Em novembro de 2007 este blog já chamava a atenção da Ompetro (veja aqui) para a oportunidade para a “criação de câmaras setoriais para discutir políticas sérias para integração e solução de problemas comuns aos municípios produtores, além de um fundo regional para meio ambiente e infra-estrutura, farão falta como argumentos de boa utilização dos atuais recursos”.

Certa vez sugeri que uma boa alternativa para mostrar o bom investimento dos royalties seria a criação de fundos regionais que integrassem políticas com os municípios vizinhos dos chamados produtores, que sobrevivem com baixíssimos orçamentos e enormes desigualdades e que acabam por pressionar as demandas sociais dos municípios vizinhos.

A ideia sugerida de “entregar os anéis para não perder os dedos” foi a de repartir os royalties com os vizinhos para evitar a repartição com todos os municípios brasileiros como acontece agora. Isto seria um exemplo agora a ser mostrado, com mudanças na realidade de municípios como SF, Conceição de Macabu, etc. Enfim, apenas propostas ao vento!

Um comentário:

Edison Correa da Rocha disse...

Professor, acho que esta havendo um mal entendido aí, embora São Francisco tenha uma das maiores costas do estado( se não for a maior) ele não recebe royalties como produtor e sim como município limítrofe, o que é um verdadeiro absurdo. Isto não quer dizer que, eu ache que os recursos recebidos como município limítrofe são bem aplicados, esta longe disso, prova disso é observarmos, desde que o município foi emancipado, os absurdos que atravéz dos anos acontecem na política de São Francisco, é político que fica milionário de um ano para o outro. Observem bem e verão quantos vereadores foram cassados e retornaram a seus postos atravéz de recursos, sabe-se lá que "tipos de recursos". Sem esquecermos de citar todos os prefeitos, ISTO MESMO, TODOS OS PREFEITOS, estiveram ou estão sendo investigados, contando que o atual esta no cargo atravéz de liminar; que o digam o pessoal do blog a mosca azul;
---edisonrocha.blogspot.com