"A TEAM foi formada há pouco mais de três anos por quatro ex-oficiais da FAB, a Transportes Especiais Aéreos e Malotes quebrou o molde ao optar logo no início pelo robusto Let-410 fabricado na República Tcheca e focar sua malha na costa do estado do Rio de Janeiro. Fazendo a rota Rio-Macaé, capital fluminense do petróleo, com três freqüências diárias e o circuito turístico SDU-Angra dos Reis/Parati/Búzios nos fins de semana. (informação de 2004)
Seus dois aviões, o PR-AIA e o PR-IMO são L410UVP-E20 que é o único modelo deste avião homologado pelo CTA para operação no país. O modelo E-20 é a versão “ocidentalizada”, certificada sob às normas FAR 23/JAR 25 com mostradores nas medidas inglesas ao invés do padrão métrico. Mesmo assim, para permitir sua operação no país, o CTA exigiu uma série de alterações na aeronave. ”
A certificação do CTA é mais exigente do que a da FAA, alguns empresários que compraram LETs não homologados tiveram de reexportá-los, pois a sua adaptação seria anti-econômica.”, conta o Diretor de Manutenção da TEAM. Estas alterações envolvem: haste dupla para o comando dos compensadores, rede para o compartimento de bagagem, novo circuito de alarme do trem de pouso, cintos dos pilotos com sistema inercial, altímetros reposicionados em “T” e tomadas estáticas reposicionadas para trás. Na TEAM cada avião voa entre entre 80 e 85 horas por mês, já a Cruiser está voando perto de 300 horas por mês na sua única aeronave..."... Recentemente a TEAM deu um novo passo, está se capacitando para fazer manutenção dos seus aviões e os de terceiros. A Cruiser, do Aeroporto de Bacacheri no Paraná, opera o L410 PR-CRX e tem enviado esta aeronave aos hangares da TEAM no Aeroporto de Jacarepaguá para executar as suas revisões regulares. Sendo a única empresa qualificada para realizar as manutenções de motor, célula e hélices de 1200 horas. A TEAM está agora preparando os seus técnicos para atender os checks de 2400 horas que é a maior revisão realizada fora da fábrica. No entanto para as manutenções de 4800 horas espera contar com a presença de três técnicos tchecos que virão de Kunovice para, junto do pessoal técnico da TEAM, realizar localmente esta inspeção..."
(Copyright © Alide - Agência Linha de Defesa 2004)
Nenhum comentário:
Postar um comentário