quarta-feira, março 27, 2013

Helicóptero da Líder que transportava cargas cai próximo à P-7

A informação é do Sindipetro-NF:

"Aeronave cargueira da Lider cai próximo a P-07"
"O Sindipetro-NF recebeu a informação agora pela manhã da queda de uma aeronave cargueira da Lider próxima a P-07. Os três tripulantes já foram resgatados, após acionamento do bote resgate, e estão a salvo na plataforma.

A aeronave HUW BELL 412 estava flutuando, mas emborcou e afundou. Segundo informações da Petrobras, a Cia vai tentar resgatar a aeronave para investigação das causas do acidente."

PS.: Atualizado às 12:36:
Do G1: "Helicóptero com três tripulantes cai na Bacia de Campos, no RJ"
"O Sindipetro do Norte Fluminense confirmou a queda de um helicóptero na Bacia de Campos, na cidade de Macaé, no Norte Fluminense. Segundo informações do sindicato, o acidente foi na manhã desta quarta-feira (27) próximo da Plataforma P-7. A aeronave tinha três tripulantes e todos conseguiram acionar o bote salva-vidas e se salvar. O helicóptero chegou a ficar um tempo com o flutuador, mas emborcou e afundou em seguida.

Os três tripulantes foram socorridos do bote por trabalhadores da P-7 e levados de volta para a plataforma. A equipe do G1 tentou contato com a assessoria da Petrobras, por telefone, mas até às 12h05 não conseguiu resposta.

Segundo o diretor de comunicação do Sindipetro, Marcos Breda, o órgão vai participar da investigação sobre o caso e espera uma medida para evitar novos acidentes.

PS.: Atualizado às 14:20 com novas informações do Sindipetro-NF:
"27/3/2013 - 12:55
Segundo informação da gerência de SMS da UO-BC a aeronave cargueiro HUW da Lider, às 10h34, foi pousada na água pela tripulação após identificarem um defeito, e acabou emborcando.

O sindicato chegou a divulgar informação de trabalhadores que a aeronave teria afundado, mas a Petrobras nega e diz que está preparando embarcações para recolher a aeronave.

Um representante do sindicato vai participar da comissão de análise do acidente como está garantido no acordo coletivo."

27/3/2013 - 13:33
"Ocorrência de hoje é a 89ª desde 1996 na Bacia de Campos"
"O acidente aéreo na Bacia de Campos, hoje, é a 89ª ocorrência envolvendo helicópteros a serviço da Petrobras na região, desde 1996. De acordo com levantamento do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), 27 trabalhadores morreram em acidentes com aeronaves neste período.

O último caso com perdas fatais ocorreu em 19 de agosto de 2011, quando um helicóptero da empresa Senior caiu no mar depois de decolar da plataforma P-65, causando as mortes de quatro trabalhadores.

Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo do levantamento de ocorrências aéreas da Bacia de Campos, de acordo com os registros do Sindipetro-NF."

PS.: Atualizado às 14:40: Petrobras divulga nota e identifica a queda do helicóptero como "pouso forçado":

"A Petrobras informa que na manhã desta quarta-feira, 27/3, um helicóptero modelo BELL 412, cargueiro, da empresa Líder Táxi Aéreo, prefixo PT-HUW, realizou pouso controlado no mar, na Bacia de Campos, a cerca de 100 km da costa. A aeronave, que decolou do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, se deslocava para a plataforma P-7, localizada no campo de Bicudo. O helicóptero permanece na superfície do mar, por meio do seu sistema de flutuadores.

Os três tripulantes da aeronave foram levados para a plataforma P-7, passam bem e aguardam desembarque. A Petrobras informou o incidente à ANP, Marinha e Aeronáutica. Será instaurada uma comissão para investigar as causas da ocorrência."

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentável mais uma vez este acontecido. Voar para as plataformas da UO-BC continua sendo uma "roleta russa". Léo Ferreira!