sexta-feira, maio 10, 2013

A estranha participação da Acciona no projeto do Açu

Já falamos aqui no blog, desde a greve de abril (veja aqui e aqui) que muitos trabalhadores vinham reclamando que foram contratados e ficavam sem trabalhar. A reclamação deles é que sem trabalhar ganhavam menos do que esperavam porque podiam com as horas extras.

Outros trabalhadores disseram ao blog que tinham informações que a Acciona ganhava globalmente e não por medição de serviços realizados. Era estranho ouvir e aceitar estas informações. Também se ouvia reclamações sobre os apontamentos e controle das horas extras por parte do RH da empresa. Agora a matéria do Ururau (veja abaixo) desta tarde que monitorou a saída de trabalhadores do Maranhão que estavam contratado pela Acciona aqui no Açu, confirmam o que já havíamos comentado.

Convenhamos que esta conta não fecha e nem “adiciona” nada. Ou não?

Outra estranheza que o blog ainda não assimilou foi a reunião feita no campo do Goytacaz na última quarta-feira em que os 1.600 trabalhadres da Acciona que moram em Campos e região foram convocados para receberem as garantias da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Norte e Noroeste Fluminense, sobre a garantia dos seus contratos e salários, mesmo ficando em casa por um período ainda não definido, que poderá ser de 30 dias.

Estranho uma reunião convocada para um estádio de futebol. Mais estranho ainda é que a reunião visava repassar aos mesmos a garantia de que poderiam ficar em casa recebendo normalmente os seus salários.

O blog apurou ontem e soube que a reunião foi convocada pelo sindicato, mas, com a anuência e concordância da empresa Acciona.

O blog tem sido contactado por alguns jornalistas e assessores de imprensa de empresas que querem entender os desdobramentos e as últimas decisões no Açu, especialmente no estaleiro da OSX.

Fica evidente o papel chave da espanhola Acciona em todo este processo. Não é muito claro a relação da Acciona com o grupo EBX.

A Acciona começou a prestar serviço para a OSX e LLX a partir da contratação do equipamento Kugira para fazer blocos de concreto para o terminal TX-2. Assim, se instalou no Porto do Forno em Arraial do Cabo. Logo depois, no segundo semestre do ano passado, a Acciona veio e se instalou no Açu, onde ultimamente tinha cerca mais de 2,5 trabalhadores contratada para diversas atividades de construção.

Depois o blog ouviu de mais de uma fonte que o grupo EBX teria oferecido participação da empresa no estaleiro e/ou porto do Açu. A suspensão das atividades da Acciona é um desdobramento da tentativa de renegociação do contrato com a OSX/LLX. Mas, há algo estranho no ar com estes procedimentos.

Outra empresa espanhola a FCC também está chegando com um contrato de R$ 1 bilhão para construir 2,5 quilômetros de diques no Terminal TX-1 do Porto do Açu, devendo trazer os primeiros dos noves blocos de concreto da Espanha para o Açu até o final deste semestre.

Haveria relação entre estas questões? Só o tempo dirá, mas, há uma grande inquietação entre investidores que colocaram dinheiro no empreendimento, gerentes das empresas do grupo EBX, trabalhadores e a comunidade. Vamos continuar acompanhando o que está em curso que possa explicar estranhezas pouco comuns quando se trata de dinheiro e lucro. Ou não?

Desde já o blog abre espaço para que as Assessorias de Imprensa da OSX, LLX, Acciona e FCC possam se manifestar.

Abaixo o blog reproduz matéria do site de Notícias Ururau. Os grifos são nossos:

Funcionários da Acciona voltam para casa: 'Nem sei onde fica o Açu'”
Dezenas de funcionários da empresa Acciona, contratada pela OSX, empresa do grupo EBX para atuarem em um dos canteiros de obras do Superporto do Açu e estavam alojados em pelo menos duas pousadas no Farol de São Tomé, desembarcaram na tarde desta sexta-feira (10/05), em uma agência bancária no bairro da Lapa, em Campos.

Os trabalhadores, em sua grande maioria do estado do Maranhão, contaram que saíram de Farol no final da manhã desta sexta, em um ônibus fretado pela empresa e foram ao escritório da mesma darem baixa nos documentos. De lá vieram para Campos, onde chegaram por volta das 16h, onde segundo alguns funcionários, irão receber os últimos encargos.

Os tramites estariam dentro da normalidade, não fosse o fato estranho de a maioria dos trabalhadores nunca terem exercido a função para qual foram contratados e muitos deles nunca terem sequer pisado no canteiro de obras, ou mesmo saber onde fica o Açu.

O carpinteiro Flávio Benise, contou que chegou em janeiro deste ano, vindo do Maranhão, mas nunca chegou a exercer a profissão. “Não sei por que nunca trabalhei. Eles me contrataram, me alojaram em uma pousada no Farol, me pagaram, mas eu nunca trabalhei”, relatou o maranhense.



Assim como Flávio, Antônio Castro Gomes também revelou nunca ter pisado em solo sanjoanense. “Nunca fui ao Açu, nem sei onde fica. Recebi meu pagamento, às vezes com atraso, as vezes em dia, mas recebi. Só ficou faltando o mês de abril que eles disseram que vai entrar na conta na segunda feira. Toda semana eles perguntavam quem se alguém queria ir embora, quem iria ficar. Eu até queria ficar, mas acabou que estou indo”, contou o servente que nem chegou a trabalhar e foi dispensado. 

Dentre os entrevistados, somente o pedreiro Francisco da Silva conheceu e atuou nas obras do porto. “Vim do Maranhão em janeiro e trabalhei no mês de março e abril. Estou indo embora mas não tenho do que reclamar.” 

Os trabalhadores estão sendo supervisionados por funcionários da Acciona, que não estavam autorizados a passar informações à imprensa. Eles disseram ainda que devem retornar de ônibus para o Maranhão, no final da tarde.”

10 comentários:

douglas da mata disse...

Ora, ora, Roberto, o desembolso dos empréstimos do BNDES depende da apresentação dos números do cronograma, que exigem a prestação de contas com a contratação dos funcionários.

Por outro lado, a demissão em massa afundariam ainda mais as perspectivas, que hoje estão sombrias.

O conta-gotas das demissões para fazer chantagem é controlado.

É uma mistura de relações públicas, enganação contábil e tática para atrair empresas estatais.

Claro que tudo que falei é especulação, mas como transparência não é o forte do grupo, seguimos nos "chutes", se bem que nos desde que começaram as aventuras da eikelândia, nós não erramos uma...rsrsrs...para desespero dos eike-boys...rsrsrs...

Anônimo disse...

Cão de guarda a postos, as usual...

A fantasia tem tomado a cabeça das mentes de 68 com forca total desde a queda das ações do grupo x como se isso fosse uma grande vitoria contra o capitalismo, etc...viúvas da guerra fria, sempre em busca do inimigo externo para justificar suas ideologias mortas a muito tempo.

O cão de guarda do blog, por exemplo, é algo impressionante, fala com tanta convicção de tantos assuntos que um leigo quase acredita em sua verborragia. Ou seja, por mais que fale muito, tudo se resume a rage against the machine.

Gosto do blog, acho interessante a forma de apresentar, de deixar claro que tem um lado, mas acho que o nivel dos comentários é sofrivel, sempre levam pro lado da ideologia morta ao invés de um debate tecnico sério. Visivelmente os comentaristas são revanchistas que não se conformam com as mudanças que o mundo e a região sofrem, vivem em seu mundinho marxista e qualquer coisa como esse porto são uma ameaça ao seu estilo de vida. Desta forma, o "eu já sabia" torna-se mantra, uma felicidade tao grande que não importa se o dono da mercearia no açu vai ficar sem receber, ou se aquele jovem recém formado vai ter q voltar a se submeter ao jogo politico nojento local em troca de trabalho. Não, oq importa é o 'eu já sabia', e finalmente a vitória do modelo socialista. Bizarro é pouco.

Isso quando não são o pior tipo de revanchista, aquele invejoso. Não falo agora só do porto mas em geral, é impressionante como alguns por não conseguirem ganhar algo também torcem contra. Não estou falando do cão de guarda, pois esse é movido pela ideologia socialista, estou falando daqueles que esperavam tirar uma casquinha desse porto mas como não conseguiram dedicam o tempo a falar mal. Mas OK, isso é do ser humano, alguns controlam outros não, e não é algo exclusivo as coisas do Batista.

Que venha a rajada de bobagens comunistas agora. Não vou nem perder tempo de voltar aqui pra ler, pois é um debate que não leva a nada, o sábado amanheceu bonito e eu vou pegar uma praia que eu ganho mais.

Anônimo disse...

O Da Mata é um gênio, deveria sair do serviço publico e usar sua "sabedoria" ajudando às empresas privadas com estes "macetes" que descreve. Aliás no mundo em que ele existe a situação fiscal deve ser diferenciada, aceeditar em declarações reativas (verdadeiras sob a ótica e realidades do declarante), mas ninguém viu a folha de ponto dos declarantes, como se recebe salário sem o dito ponto diário, ou, questinando, a empresa pagadora é uma instituição de caridade, ou é um dos hraços di famoso deus mercado, que pelo descrito em outras postagens aqui descritas e comentadas é um "comedor de criacinhas"?

Anônimo disse...

a verdade è que muitos pais de Família, estão perdendo seus empregos

douglas da mata disse...

Só grunhidos. Argumentos alternativos, nenhum!

O pobre das 7:36 AM gastou 20 linhas e centenas(talvez milhares) de caracteres para dizer o que acha de mim, e de minhas ideologias, como se a sua opinião não o situasse em outro campo, também ideológico.

Sobre o post, ou sobre a situação trazida pelo post? Nada!

O outro quer desacreditar os fatos, ou tentar torcê-los para que caibam no seu desejo:

Ora, se são os próprios trabalhadores, e um órgão de mídia que traz à tona a questão, quem tem que produzir provas para dizer que mentem são quem os argui, e não o contrário.

Como alguém pode reagir diferente da realidade que vivencia?

Se eu te pergunto: Você está empregado? Sim. Trabalhou? Não! Recebeu pelo mês que não trabalhou? Sim!

Santo deus!

Dentro disto que foi dito, não há macetes!

Não há outras variáveis! Não há "óticas e realidades" do declarante!

Que porra de confusão é esta que este boboca das 1:56 tentou fazer?

O senhor X não dá dinheiro de graça, logo, as únicas (ou poucas) situações que justificariam o desembolso sem o serviço prestado são estas que enumerei.

Podem haver outras? Claro, e nem todas excludentes entre si!

Vocês não precisam de cão de guarda, meus filhos, precisam de alguém que lhes de alfafa, um tratador!

Este é o nosso papel aqui: tratador de muares como vocês, um pouquinho de alfafa, e outro tanto de chicotada nos lombos!

Bando de idiotas, não em canso de repetir, bando de idiotas!

Sabem por que não me canso se dizer eu já sabia? Porque, de fato, tudo que falamos aqui aconteceu, rsrsrs!

Bando de idiotas que não sabem porra nenhuma...não enxergam um palmo a frente do focinho!!!!

Anônimo disse...

Sem comentários... Como eu disse ontem, o nível dos comentarios é sofrível. O cão de guarda dessa vez perdeu a linha. Não, não vou cair a este nível, não vou nem desqualificar o oponente pois ele se desqualificou sozinho. E sim, existem várias ideologias, óbvio, mas defender uma morta? Qual a logica?

Enfim, sobre o post, acho interessante ouvir a empresa, será verdade mesmo funcionários sem ter ido ao açu? Se sim, Pq? As vezes a dificuldade de conseguir mao de obra na região força a empresa a trazer mais do q precisa naquele momento, tornando alguns ociosos. Quem já trabalhou em obra sabe como é. Já vida funcionário ser mandado pra casa pois estava forçando uma demissão. Enfim, só estou especulando, a empresa é q deve se manifestar.

douglas da mata disse...

Ideologia morta?

Hu-hum, igualzinho ao "fim da História", rsrsr...pobre boçal!

E segue ele tentando torcer os fatos: Ouvir a empresa? E por que raios trabalhadores teriam menos c credibilidade que uma empresa que até agora se mostrou um castelo de areia?

Santo deus, é um idiota dos grandes este que agarrou a isca!


Roberto, há no horizonte outra possibilidade:

Como o pagamento dos funcionários nesta fase é lançado como prejuízo contábil, e suscetível a compensações fiscais, seria o caso de uma auditoria da receita federal nas contas da empresa a fim de checar se não estamos diante de um caso de elisão ou evasão fiscal!

Há a possibilidade desta permanência ociosa de mão de obra permitir também manobras contábeis para iludir os acionistas!

Lembra quando falamos do golpe acionário e os idiotas daqui se rebelaram, pois é...meses depois os principais acionistas acenam com uma "class action" para questionar na justiça de seus países de origem (EEUU, principalmente) a variação brusca dos papéis que permitiram ao senhor X recomprar suas ações com preços depreciados (propositalmente?).

Então, agora os sacripantas do senhor X tentam de novo bloquear as conclusões óbvias!

E depois reclamam quando dizemos: "já sabíamos".

Anônimo disse...

Estou impressionado com a capacidade intelectual do da mata. Diga, vc trabalha como analista de qual banco de investimentos? Sim, pq pra dar tanta consultoria grátis deve ser muito bom no que faz...

E pensar q ainda existem imbecis q acreditam nesse Papinho furado. Esse senhor deve fazer sucesso entre os revoltadinhos da, sei la, 7a serie com camisa do che?

Volta pra caminha quente viuvinha do Stalin.

douglas da mata disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....argumentos que é bom mesmo, nada!

Nem os que possam vir da 7ª série, com camisetas do bush jr, ou quem sabe da Iron Maiden, não a banda famosa, mas a cadela liberal que morreu recentemente!

Wellington Gadelha disse...

Infelizmente a Acciona não cumpriu até agora comigo o que é legal perante a justiça. Minha rescisão está calculada errada com relação aos valores de depósito do FGTS, não recebi ainda passagens para retorno a minha cidade, o valor pago para custo moradia foi referente apenas aos 23 dias de maio (o resto do aluguel terei que custear, já que pago por 30 dias) e a rescisão e multa do contrato de aluguel que também deverei custear. Já procurei a empresa por várias vezes, já encaminhei e-mail para RH mas não tenho nenhuma resposta. E agora o que fazer??????