terça-feira, maio 28, 2013

Contorno de Niterói na chegada da BR-101 à Ponte Rio-Niterói

A inclusão da duplicação (das duas vias) do acesso da BR-101 ao centro de Niterói, mesmo necessária, só foi incluído na última hora, no pacote da concessão dos 320 quilômetros da rodovia no trecho entre a Ponte Rio-Niterói até à divisão com o Espírito Santo. O fato encareceu a conta da duplicação e dos pedágios.

Só há cerca de dois meses as obras forma iniciadas. O atraso se deu em função da definição do projeto executivo ter demorado, por conta da negociação do projeto. O pré-projeto previa o uso das áreas dos estaleiros que acompanha a pista pelo lado da Baía de Guanabara.

Só que com o aumento das atividades  destes estaleiros, por conta das encomendas de embarcações para exploração do pré-sal, a reivindicação dos estaleiros foi aceita e a ampliação das pistas trocou de lado.

Assim, as obras terão que eliminar morros e ainda cortar parte de um cemitério que existe naquela região.

Por conta disto, o licenciamento ambiental e os procedimentos de remoção de parte do cemitério atrasou o início das obras que prevê um ano e meio de obras. Fala-se ainda no pouco interesse da concessionária Autopista Fluminense em acelerar o processo.

Com o início dos serviços, agora, uma das pistas na direção Niterói-Campos, está tendo o fluxo interrompido nos finais de semana e nos momentos de menor trânsito.

Abaixo dois registros feitos pela blog dos serviços inciados:

Contorno de Niterói na BR-101 - Ampliação das pistas

Um comentário:

Anônimo disse...

A obra irá beneficiar a população, mas pergunto e os moradores que tiveram que sair de suas casas.