sábado, abril 22, 2017

Agricultores do 5º Distrito e do MST completam o 4º dia de resistência pela retomada das terras na região do Açu

As agricultores do distrito do Açu no município de São João dá Barra com apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, continuam acampados em resistência em favor da retomada das terras desapropriadas em nome do Distrito Industrial de São João da Barra, junto ao projeto do Porto do Açu.

Hoje, no início da noite deste sábado, por volta das 18 horas, os acampados realizaram uma reunião (assembleia) que contou com grande número de pessoas e mostrou grande animação e enorme disposição de luta dos agricultores. (Foto ao lado)
 
Em nota divulgada pela direção do MST do Estado do Rio de Janeiro que dá apoio ao movimento da Asprim (Associação dos Proprietários Rurais e de Imóveis do Município de São João da Barra) eles informam que estão organizados em equipes e receberam forte apoio da comunidade local, movimentos sociais, entidades, pessoas da sociedade civil, sindicatos e universidades também do município de Campos dos Goytacazes.

Na nota os agricultores questionam e denunciam a promiscuidade da relação entre os contratos públicos e privados que se repetem nos megaempreendimentos espalhados pelo Brasil afora. 

Além disso, as famílias ocupantes reclamam vem sofrendo pressão e hostilidade pela empresa privada de segurança do porto "Sunset" e da PM que está submetida aos interesses do empreendimento privado. Veículos, motocicletas e qualquer infraestrutura estão sendo impedidos de entrar na área ocupada pelas famílias, numa tentativa de desgastar e inviabilizar a permanência das famílias.

As famílias seguem em resistência e na busca de apoios dá sociedade civil para continuar a luta pela retomada de suas áreas. Assim, estão fazendo a convocação geral para um ato público "Devolva as terras do Açu", planejado para ocorrer na próxima terça feira, dia 25. Para isto estão convidando representantes de diversas entidades, movimentos sociais, religiosos e toda as pessoas da comunidade regional e da sociedade civil que entendem e defendem a Justiça da devolução das terras aos agricultores do Açu.




























Fotos: Blog, MST, acampados e apoiadores.

Nenhum comentário: