segunda-feira, julho 31, 2017

As petroleiras americanas estão chegando, como Serra prometeu

Como o ex-candidato a presidente da República, José Serra tinha prometido, está próximo das petroleiras americanas (Chevron e Esso) terem acesso às nossas colossais reservas de petróleo.

É bom lembrar que por conta das denúncias de Edward Snowden de que a Petrobras tinha sido espionada pela NSA (Agência Nacional de Segurança do governo dos EUA), as petroleiras dos EUA se abstiveram de participar do leilão do campo de Libra e, logo depois, a trama do golpe começou a ser desenhada.

Agora, duas petroleiras petroleiras americanas se movimentam freneticamente e já estão posicionadas, para apresentar suas propostas na 2ª e 3ª rodadas de leilão da ANP para o pré-sal, prevista para 27 de outubro.

Nas fases de consulta pública do edital (chamado de pré-edital) que discute as minutas dos contratos e as regras das licitações, a Esso apresentou um total de 121 modificações para as regras do edital e também do contrato a ser feito entre a ANP e as petroleiras escolhidas.

Já a Chevron fez nove sugestões, entre elas a ampliação do prazo de contrato para o ciclo de exploração das áreas de seis para sete anos.

A ANP deverá atender as duas sugestões para estes dois leilões que marcarão o fim do direito que a Petrobras tinha antes de participar - no regime de partilha - como operadora de todas as explorações.

Segundo informações, a Petrobras nestes dois leilões exercerá, o que agora passou a ser direito e não determinação, da preferência para operar três dos oito ativos que serão leiloados.

Difícil que alguém queira passar naturalidade e legalidade neste processo.

Neste caso específico, nós não precisamos do distanciamento temporal para saber o que vem se processando nos últimos 5 anos, desde 2013.

Outros detalhes estão sendo acompanhados de perto. A conferir!

Um comentário:

douglas da mata disse...

E as "quengas" se assanham...Vergonhosa a (im)postura de prefeitos da região que agem como "quengas" ou rufiões dessas empresas, arreganhando as pernas das cidades para que "investimentos" possam estuprá-las sem culpa e nem obrigações...

O prefeito narciso de Macaé anda serelepe nos últimos dias...

Qualquer fotografia dos colhões dos donos da 4 irmãs ou do Tio Sam vai mostrar a boca do moço em primeiro plano...

Tudo, é claro, com a conhecida cantilena do "pogreço", empregos, bla, bla, bla...e fodam-se as cidades...