domingo, maio 02, 2021

Guilherme Estrella: “Os fundos financeiros passaram a controlar o Brasil. É preciso retomar a nossa institucionalidade e a CF de 88”

O ex-diretor de Exploração & Produção da Petrobras, no período da descoberta do Pré-sal, o geólogo Guilherme Estrella tem dado algumas entrevistas que são verdadeiras aulas. Elas versam para além da Petrobras e falam sobre os esforços para a construção de um Brasil enquanto nação soberana e os percalços que as forças progressistas nacionais têm sofrido para manter esta trajetória.

Foi assim que Estrella, na última sexta-feira, 30 de abril de 2021, participou do programa “Tecendo o Amanhã”, uma parceria entre cinco emissoras comunitárias, tendo como tema” “Petrobras ameaçada”.

Guilherme Estrella fez uma síntese, desde o resgate histórico da criação da Petrobras, o papel estratégico que foi adquirindo com o tempo e a sua ampliação até a descoberta do Pré-sal, quando as forças reacionárias, as mesmas de sempre, ligadas à elite econômica predatória e escravocrata do Brasil, voltaram com  a trama de mais um golpe, em 2016, para esquartejar, desmontar e entregar a empresa para controle dos grandes fundos financeiros.

Ao falar sobre as estratégias de financeirização implementadas na estatal pós-gole, Estrella cita o livro “A ‘indústria’ dos fundos financeiros potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo” que traz uma interpretação sobre os esquemas rentistas em que os novos dirigentes reproduzem os interesses dos investidores-especuladores curtoprazistas que passaram a imprimir na Petrobras e em outros setores da nossa economia. Ag

radeço a referência do Estrella, mas em especial aos diálogos que temos mantido e que é sempre motivo de muito aprendizado.

Enfim, por tudo isso sugiro que assistam a entrevista-aula de menos de uma hora no canal no Youtube da TV Comunitária do Rio de Janeiro. Garanto que vale conferir!



PS.: Atualizado às 12:16: Para breves ajustes no texto. 

Nenhum comentário: