sábado, setembro 10, 2022

18 anos de blog. Obrigado!

O blog está completando sua maioridade. Na verdade, e para ser mais exato, foi há um mês no dia 10 de agosto. Neste longo tempo de vida - não imaginado - ele cumpriu um papel mais para esse autor do que aos seus mais variados e qualificados interlocutores entre os ainda expressivo número de visitantes diários.

Agradeço aos que ainda seguem interagindo aqui e cada vez mais no perfil do mesmo nas outras redes como o FB, Instagram e Twitter.

A maioria das minhas opiniões já são conhecidas, embora elas estejam - como cada um de nós - sempre em movimento. Mas, confesso que ando um pouco cansado com as repetições, sic. Assim, as postagens são cada vez mais esparsas, não apenas porque busco uma maior densidade nas análises, fugindo das questões factuais, mas porque algumas trocas de impressões são muitas vezes feitas diretamente nos perfis de outras redes sociais. 

O blog nasceu numa época em que seus similares eram raros e as redes sociais ainda engatinhavam e se tinha esperanças com a sua chegada. Hoje as redes sociais geram um pouco de medo e confusão. Uma consequência dos robôs e dos algoritmos sustentados pelos donos dos dinheiros que controlam a política e ameaçam cada vez mais a democracia.

Vivemos tempos muito difíceis. Autoritarismo, desumanização, idiotização e riscos acentuados de retorno à barbárie, com opiniões fragmentadas no âmbito nacional e global que nos levam a questionar o cenário futuro.

É certo que o blog hoje já tem muito mais passado que futuro. O seu ciclo e o seu período de existência já é muito maior do que eu poderia imaginar, quando pensei um espaço público (digital) para guardar informações, análises e para trocar algumas leituras sobre vários assuntos, mas em especial política e economia.

Mas é também tempo de esperanças no Brasil. De romper com o fascismo e a ameaça de sua expansão. Isso, por si, justifica a resistência e a manutenção deste espaço, por um pouco mais de tempo. Obrigado a todas e todos e sigamos em frente! 

6 comentários:

Luiz Felipe Muniz disse...

Uma riquíssima trajetória, caro professor!

Somos nós, seus leitores, que,com muita honra, agradecemos por esta fonte sempre afinada de conhecimento e luta árdua contra a desumanização de nossa gente fluminense e brasileira.

Sim, os tempos de hoje já são de pura barbárie, como já nos alertava na década de 90 o Edgar Morin, portanto, o blog continua sim na vanguarda da resistência de todos nós contra o que hoje não mais se esconde nos armários: o Fascismo!

Sigamos juntos, e meus sinceros parabéns pelos 18 anos de vida, de lutas, de coragem, de compromisso humanitário, pela esperança que nos nutre, sempre!

torres disse...

Meus parabéns.Voce Roberto Moraes faz um mundo melhor.Obrigado !

Roberto Moraes disse...

Muito obrigado, Muniz e Torres.

Sigamos em frente!

Fábio Nazareno Chagas disse...

PARABÉNS ROBERTO,ESTAMOS VIGILANTES PELA NOSSA DEMOCRACIA,TANTO A NIVEL NACIONAL COMO MUNICIPAL, NÃO DOMINO BEM A ÁREA TECNOLÓGICA POIS FORMADO EM 1977, ETFC, LOGO COMECEI A DESBRAVAR O BRASIL SÃO 21 ESTADOS,MESTRES COMO ADALCTO, ANTÔNIO ROBERTO VIANA, JOMAR DA HORA, ROBERTO PAIVA. DE AEROPORTOS,CARAJÁS,PREDIAL, SIDERURGIA EM IPATINGA E CUBATAO-SP. SUA ESPOSA DEU AULA NO ISEPAN JUNTO COM A MINHA MÁRCIA PAES,SOU ATUANTE NO FACEBOOK, TENTANDO CORRIGIR AS MAZELAS DA NOSSA CIDADE.
ROBERTO,DESDE 2014, VIM MORAR NA RUA KIRK,E FIQUEI SEM CONTATO COM ZAPATA, ELE FALECEU? ESPERO FAZER CONTATO NOVAMENTE.
ATENCIOSAMENTE,
FABIONAZARENO2512@GMAIL.COM

Anônimo disse...

ROBERTO MORAES,EU TAMBÉM SOU CENSURADO PELA FOLHA,TERCEIRA VIA, NF, NÃO 👎 ACEITO VERDADES PELA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
FABIO NAZARENO CHAGAS

Roberto Moraes disse...

Abraços, Fábio.

Infelizmente, o Zapata morreu, recentemente.