domingo, setembro 11, 2022

Estadão destaca ganhos milionários dos escritórios de advocacia em ações de distribuição dos royalties

Uma matéria do Estadão desse domingo (no pé da postagem) volta a chamar a atenção para o que já comentamos no blog (aqui em 18 de agosto), sobre o absurdo pagamento que prefeituras estão fazendo para escritórios de advocacia que ficam com parcela dos royalties (renda petroleira), em ações bilionárias que questionam o critério de rateio dos royalties.
 
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes é uma dessas que pagam 20% do recebido à mais a esse escritório. Só esse ano, a PMCG já pagou quase R$ 20 milhões ao escritório Falcão Advogados Associados. Veja extrato abaixo.


Esse é mais um exemplo de extração de renda que deveria ir para a população e acaba irrigando o andar superior, onde a financeirização cresce. Se transforma numa renda derivada. 

Essa farra de ações junto à ANP, a meu juízo, tende a auxiliar a decisão de redistribuição dos royalties do petróleo que se encontra no STF, em desfavor do ERJ, SP e ES como "produtores" e em benefício para um rateio geral a todos os municípios. A conferir!

PS.: Para ler a matéria clique sobre a imagem para ver em tamanho maio.






Nenhum comentário: