domingo, janeiro 20, 2008

Abandono, largado, desamparado, relaxado...

A culpa é de Vitor Menezes. Foi dele a idéia de realizar este Dia do Abandono. Segundo ele, a idéia surgiu ao ver que alguns de nossos blogs locais, vez por outra, estávamos postando notas denunciando exemplos de pouco caso com as coisas públicas em Campos.

Na verdade, muitos blogs denunciam coisas maiores principalmente, a malversação de recursos, corrupção, desvios, a ineficiência administrativa, o inchaço da máquina, a escassez de Políticas Públicas (com P maiúsculo), etc. Porém a idéia de registrar coletivamente o Abandono, num dia (que este blog vai torcer que possa ser, a partir de agora, todo o dia 21 de cada mês) é o de, além disso, num exercício de cidadania, esperar que o poder público desça do seu pedestal e compreenda que este material pode ser uma contribuição gratuita, voluntária aos nossos gestores.

O dicionário Aurélio qualifica abandono como sendo “ato ou efeito de abandonar-se; estado ou condição de quem ou do que é ou está abandonado, largado, desamparado; atitude ou maneiras, de quem vive ou está abandonado”. Relaxamento. Mais claro impossível.

Vitor foi mais uma vez feliz, quando disse hoje no blog Urgente (leia a nota na íntegra aqui) em uma nota com o título de “Fotografar o abandono”:

“A cada escombro que encontrava, algo em mim denunciava um sentimento estranho, que não saberia definir com precisão. Em alguns lugares, uma sensação de raiva e de impotência. Em outros, uma certa vergonha de ser campista”.

“E era como se tivesse que me desculpar por expor as entranhas da cidade que amo, sem seu consentimento. Algo como chegar para um paciente terminal e pedir que ele pose para uma foto, uma situação incômoda mesmo que seja para ilustrar uma campanha de conscientização sobre os perigos de determinada doença”.

Este blog compartilha também deste sentimento. Desde o último domingo, quando em meio a algumas caminhadas, este blog foi colecionando registros fotográficos do que será postado a partir da meia noite, como abandono, não sentiu satisfação. Na verdade a vergonha foi o sentimento mais presente, assim com o desejo de dividi-lo com os nossos gestores, representantes políticos, legitimamente eleitos pelo povo.

Enfim, a idéia é de denunciar sim, exercer cidadania também, mas, essencialmente colaborar com a população, mesmo que nossos governantes não mereçam.

Nas próximas vinte e quatro horas participe desta primeira manifestação virtual, mas também coletiva e cidadã como outras que já aconteceram em momentos críticos desta nossa querida terra. Acesse, comente, colabore enviando textos, fotos e/ou vídeos para nosso e-mail: moraes.rol@terra.com.br.

Abaixo a relação compilada pelo Vitor dos blogs que aderiram a campanha. Quem sabe o movimento não estimula o surgimento também de novos blogs que em rede poderão aprontar muito mais?

Urgente – Vitor Menezes
http://urgente.blogspot.com
Roberto Moraes
Ricardo André
Fátima Nascimento
João Ventura
Jules Rimet
Eugênio Soares
A Trolha
Felipe Muniz
Marcio Fernandes
Luciano Azevedo
Fabio Siqueira
Vitor Longo Braz
Sérgio Diniz
Victor Dahia

Atualizado às 23:58:
Mais um blog:
Fabiano Seixas
Atualizado às 02:36 de 21/01/08:
Mais outro:
Aucilene Freitas

Um comentário:

Vitor Menezes disse...

Bacana, vamo que vamo!