quarta-feira, janeiro 23, 2008

Cadê os empregos?

A matéria de capa da Folha da Manhã de hoje "Brasil ganha emprego, Campos perde emprego" (veja aqui) que fala sobre a redução de empregos no município confirmou os dados já apresentados e discutidos aqui neste blog. Cadê os empregos do Fundecam? Eles são pelo menos cinco vezes menores do que o divulgado e, além disso, outros setores desempregaram em 2007 em Campos. Verdade que houve a enchente, mas, nunca a economia cresceu tanto a nível nacional e certamente teria que ter repercussões disso aqui nesta pobre cidade rica. O PIB, na verdade Produto Ilusório Bruto, alardeado como o terceiro do Brasil (ilusório porque joga em nossa economia todo o valor do petróleo que sequer passa por aqui e não a parcela recebida como royalties) não significa nada além de uma bestialidade para enganar incautos e adesistas sugadores tais sanguessugas dos royalties. O blog está atrás dos números oficiais dos empregos efetivamente gerados, por cada empreendimento contemplado com os recursos do Fundecam. Se conseguir pretende divulgar comparando-os com os que foram prometidos, quando da apresentação dos projetos para receber o financiamento.

6 comentários:

Anônimo disse...

O rei continua nu... o problema é que só nós vemos os fundilhos dele!

Anônimo disse...

Prezado Roberto,
Queria ter a oportunidade de falar aos Senhores Vereadores desta pobre cidade rica uma vez que fosse... Muita gente malha o Prefeito (com toda razão), mas se ele faz e acontece, no mau sentido, é porque há o consentimento da Câmara. Sendo assim, sugiro fazer um comentário sobre a NECESSIDADE de renovação da nossa Câmara Municipal, que por analogia, podemos compará-la a um ninho de ratos famintos, mas não de comida, e sim de dinheiro.
Um abraço.

Anônimo disse...

Mes amis...

O FUNDECAM é a maior "teta" da história recente desse município...
Sugiro ao Bobby Moralles que utilize roupas especiais para ter contato com aquela realidade...
O risco de contaminação pela podridão é considerável...

Estudo de caso 1-Dono de clínica arrecada financiamneto para compra de equipamentos...desvia recursos para solução de dificuldades financeiras da "empresa"...funcionária "laranja" dá golpe, quando cresce "os zóio" pro dindin que lavava em sua conta...resultado:134DP e Minist. Público.
Estudo de caso 2-Grande empresário "adquire" créditos do FUNDECAM através de triangulação realizada por estelionatário condenado, e recém saído da adeia, para onde retornou. A empresa inadimplente repassou os créditos para empresa inidônea e sem garantias, que destinou os recursos (que eram para empresa de mineração) para o mega-empresário construir um hotel...

Não se preocupe Bobby, os IPs existem e, um deles já está na Justiça...

Au revoir,

Inspetor Clouseau e Mr Hercule Poirot...

Roberto Moraes disse...

Senhores comentaristas,

Interessante observar na matéria é que o porta-voz da PMCG alegou a enchente para a redução dos empregos no município.

Porém, não há necessidade de ser economista para saber que o impacto maior de desastre natural, como a enchente, numa cidade que o comércio é disparado o maior empregador (cerca de 1/3, pelo menos, do total) será exatamante este setor.

Interessante foi ver na mesma matéria que, este setor, ao contrário teve aumento do número de empregos, o que faz até um imbecil concluir que então, as demais atividades, inclusive a indústria, onde está a maioria dos investimentos do Fundecam, ficou a ver navios por outros motivos.

Pois bem, até o Fundecam tido como a única política pública nova dos três últimos governos, é relativamente pífia, em termos de resultados para o município.

Abs,

Anônimo disse...

Bobby Moralles,

O que você esperava da Secretaria de Comunicação "pessoal"?
O que você esperava da pholha arco-íris, compromisso com a verdade factual, números?
A melhor parte da profissão de jornalista é poder "inventar" realidades...Por isso, a maioria dizem que deus é uma fraude, pois "eles" se acham o "próprio"...

Anônimo disse...

Ihhh, o português tá f...
(...)a maioria diz(...)
Acho que vou vender a máquina de lavar e voltar com as "lavadeiras"...

Grato