segunda-feira, janeiro 28, 2008

Espremendo a entrevista de FHC no Canal Livre

No programa da Rede Bandeirantes que acaba de ser exibido, no final desta noite de domingo pode-se extrair alguns pontos. De sua fala: 1) “Não há diferença entre o PT e o PSDB. Eles são hoje, social-democratas. O que há é uma disputa pelo poder”. 2) “O bolsa-família eu comecei, o controle da qualidade da educação, eu também comecei...”; Observações: 1) O que há de bom ele considera que seu governo é que começou. 2) Lamentou não ter havido uma aproximação em 2003, quando o PT teria optado por ver o PSDB como seu adversário. 3) Porém, o que pode ser tirado de mais interessante é que no fundo ele considera que o país melhorou com Lula. Chegou a falar com entusiasmo do país como se estivesse recém-saído do governo, quando na verdade, já é ex-presidente há mais de cinco anos. 4) FHC defendeu que o país agregue mais valor às suas exportações, que ainda hoje são maiores nos bens primários e complementou dizendo que para fazer isto se necessita investir mais em educação, ciência e tecnologia. Áreas onde, proporcionalmente, hoje se investe bem mais do que no seu período de governo. 5) Inegável que FHC estava menos oposicionista do que em suas últimas entrevistas. Deixou transparecer que as análises de economistas e outros gurus do PSDB confirmam a excelente situação do país e que isso poderia ser a porta aberta de conversas com o PT. A questão é que a turma de São Paulo, de ambos os lados, não deixam. 6) FHC disse não ter dúvidas quem em 2014 Lula será novamente candidato a presidente. Conclusão, a porta da conversa e da prosa é: 2010 é nosso e 2014 de vocês de novo. E assim PT e PSDB seguem mantendo a hegemonia, sem correr o risco de entregar o poder para “o resto”. As aspas são do blog e não de FHC e quer apenas dar ênfase ao que seria PMDB, DEM, PTB, etc. e tal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto,
Não assisti a entervista, mas acompanho de perto esses debates no blog do Nassif(Serrista)...
Há uma clara tendência de aproximação, primeiro porque vislumbram que Lula não viabiliza um candidato puro sangue, e nem quer, pois seria mais complicado para um retorno em 2014...Outro aspecto é não querer ceder ao Lula e ao PT a bandeira da socialdemocracia, e assim ocupar o lado direito do espectro político...
Mas, em um ponto o Farol de Alexandria acerta, não há tantas diferenças assim, e a disputa em SP sempre foi fundamental para separar os dois partidos...O que FHC esquece de dizer, que a briga PTxPSDB por SP na verdade esconde a briga pela hegemonia no país, pois tanto o PT e PSDB paulistas se enxergam como a locomotiva política das duas legendas, e "tratoram" tudo a sua volta...

Xacal. O lanterninha da planície...

U Jacques disse...

Aeee

começei assisti tbm... mas naum aguentei ateh o final... odiei a forma pelo qual foi intrevistado...
os jornalistas eram sensacionalistas... estragaram tudo.. soh o Joemir foi razoavel e praticou jornalismo responsavel... se tivesse sido pela tv aberta com jornalistas como o que apresenta o Brasil Nacao da tv parana educativa... ae sim... seria uma bela entrevista.

Sorte que era uma grande pessoa como o FHC o entrevistado.. ae deu ateh pra assistir um pouco...

Gostei do ressalte que deu no final do seu resumo...

essa disputa eh chata mesmo... uma vez vc outra vez eu... e por ae vai.hauahuahuahua

Parabens
continue com esse trabalho

abraços

Anônimo disse...

É importante notar que o foguetório do psdb acerca do mensalão não fez com que conde FH de Vosso C defendesse a necessidade da reforma política..

E como este é ano eleitoral o PT do governo também não irá fazê-lo.

Por fim convenhamos. Que outros? Ou o PSDB não se associa aos oligarcas do DEM há séculos????