domingo, agosto 16, 2009

Apoio recebido pelo blog contra a Censura pedida pela Folha da Manhã à Justiça

Diversas estão sendo as formas de manifestação de apoio a este blog e ao Urgente, contra a censura que o jornal Folha da Manhã tenta impor à Rede Blog. Abaixo estão listados os blogs onde foi identificado alguma forma de adesão ao movimento. A maioria é de Campos, mas na lista há representantes de outros municípios e até de Portugal. Fora o apoio dos blogs, os leitores e colaboradores fizeram questão de se manifestar nos comentários em diversas notas, especialmente esta, que informou pela primeira vez sobre o processo. Muitas contribuições para a defesa e ações contra o jornal estão chegando. Em tudo isso, uma pergunta surge naturalmente: é confiável um órgão de comunicação que tenta calar a opinião de outros? Merece credibilidade a informação que tenta lhe vender? Abaixo a lista de blogs: http://urgente.blogspot.com/ http://todoamorquehouver-neto.blogspot.com/ http://blogovagalume.blogspot.com/ http://paulonoel.blogspot.com/ http://www.fabiosiqueira.blogspot.com/ http://blogclaudioandrade.blogspot.com/ http://novoceuenovaterra.blogspot.com/ http://www.outroscampos.blogspot.com/ http://carraspanacampista.blogspot.com/ http://atrolha.blogspot.com/ http://luizfelipemuniz.blogspot.com/ http://clebertinoco.blogspot.com/ http://ofilhodocabrunco.blogspot.com/ http://paulorochajr.blogspot.com/ http://lwerneck.blogspot.com/ http://sociedadeblog.blogspot.com/ http://ligacaodireta.blogspot.com/ http://fabianoseixas.blogspot.com/ http://www.razaoecritica.blogspot.com/ http://felixmanhaes-conversando.blogspot.com/ http://estouprocurandooquefazer.blogspot.com/ http://andreambiental.blogspot.com/ http://bento-vai-pra-dentro-bento.blogspot.com/ http://moinhodepaz.blogspot.com/ http://uenfezado.blogspot.com/ http://dignidadecampos.blogspot.com/ http://camadegatogoytaca.blogspot.com/ http://associaodosblogueirosdesocupados.blogspot.com/ http://hiena-feliz.blogspot.com/ http://blog.sagazcarvalho.net/ http://www.momentoverdadeiro.blogspot.com/ http://criastodasdepartonormal.blogspot.com/ http://goytacity.blogspot.com/ http://lucianaprofessora.blogspot.com/ http://dropsazulaniss.blogspot.com/ http://elunardelli.blogspot.com/ http://claudiokezenluthier.blogspot.com/ http://blogdojuniorcampos.blogspot.com/ http://sindicatodanoticia.blogspot.com/2009/08/solidariedade.html http://dihumor.blogspot.com/2009/08/censura-no-dihumor-e.html http://www.marcusfilgueiras.blogspot.com/ http://centroizquierda.blogspot.com/ http://professorkaue.blogspot.com/ PS.: Atualizado às 11:56, 11:59 e 14:07 para acréscimo de 5 blogs na já extensa lista. Caso ainda haja algum blog ou site não identificado por favor nos avise. Mais um o do Claudio Kezen. Obrigado pela lembrança! PS.: Atualizado às 09:48 de 17-08-2009 para mais um acréscimo. PS.: Atualizado às 13:13 para mais dois acréscimos. PS.: Atualizado às 00: 52 de 18-08-2009 para mais um acréscimo. PS.: Atualizado às 00:16 do dia 20-08-2009.

10 comentários:

Anônimo disse...

Some-se a essa lista os blogs

http://dropsazulaniss.blogspot.com/2009/08/diga-nao-censura-de-blogs.html

e

http://elunardelli.blogspot.com/2009/08/censura-blogs.html

Abçs

PROFª LUCIANA disse...

Olá Professor,
Meu blog também já aderiu há dias essa campanha, uma vez que temos que nos engajar na luta contra essa ameaça à liberdade de expressão!
Hoje é o seu blog, amanhã qualquer pessoa que venha expressar algo contrário aos interesses desse grupo ou de qualquer outro, estará sob a mesma ameaça.
Faço minhas suas palavras: "Sigamos em frente!"
Abraços

Claudio Kezen disse...

Olá, Roberto:

http://sociedadeblog.blogspot.com/

e

http://claudiokezenluthier.blogspot.com/

também se somam ao movimento.

Abraço.

Luciana Soares Marques disse...

Acho que vc também deveria fazer a lista dos leitores(não anônimos) que te apoiam.Estou nessa.
Luciana Soares Marques

Unknown disse...

Um grande abraço,Roberto!
http://blogdojuniorcampos.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu dileta professor,

se juntar esse monte de inutilidade, que 95% ninguém lê nem dá a mínima, vale de que?

Marcus Filgueiras disse...

Prezado Roberto,

Formalizo o meu apoio ao seu "blog".

www.marcusfilgueiras.blogspot.com

Eduardo Real disse...

Roberto: Some o meu apoio. Nos, os blogueros de Argentina, também temos sido censurados por o multimidia Clarín con prosecucois judiciarias e bloqueios de vídeos no YouTube.

http://centroizquierda.blogspot.com/search/label/Censura

PJGA disse...

PROJECTO JUSTIÇA GONÇALO AMARAL - Nós, Cidadãos pela Defesa dos Direitos e Liberdades - Projecto Justiça Gonçalo Amaral, de acordo com o que está previsto no Artigo 52º da Constituição da República Portuguesa e na Lei nº 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei nº 6/93 de 1 de Março e pela Lei nº 15/20.03 de 4 de Junho e pela Lei nº 45/07, de 24 de Agosto, vimos pela presente declarar a nossa indignação face ao ataque perpetrado contra o direito à liberdade de expressão do Cidadão Gonçalo de Sousa Amaral, que viu ser censurado não apenas um livro (MADDIE, A VERDADE DA MENTIRA), mas também qualquer expressão, oral ou escrita, sobre a tese que defende. Com efeito, a decisão recente do tribunal de Lisboa de proibir, mais do que a venda de um texto, todo um raciocínio que lhe está subjacente – raciocínio esse que se encontra, comprovadamente, expresso, fundamentado e deferido, no âmago de um processo de investigação criminal -, constitui, na nossa opinião, um grave e preocupante precedente. Nunca, desde a Revolução de 25 de Abril de 1974, se havia assistido, neste País que tão valorosamente lutou na defesa da Cidadania responsável e livre, a tamanho ataque contra a Liberdade de Expressão, direito fundamental consagrado no Artigo 37º da nossa Constituição e no Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um ataque agravado pelo facto de a tese defendida pelo Dr. Gonçalo Amaral reflectir rigorosamente os factos de uma investigação já fora do segredo de justiça e já tornada pública, um raciocínio lógico e devidamente fundamentado. Concorde-se, ou não, com as conclusões a que chegou toda uma investigação policial, é indefensável proibir a sua reprodução e discussão. A Liberdade de Expressão, exercida com responsabilidade, é um direito inalienável de qualquer Cidadão Português, e não podemos aceitar sem protesto que se volte a perder algo que tanto custou a conquistar. Desta forma, solicitamos a imediata devolução do Direito de Expressão ao Cidadão Gonçalo de Sousa Amaral, ao abrigo da Constituição da República Portuguesa, e em respeito pelos Direitos Humanos universalmente consagrados.

Anônimo disse...

Caro amigo, saudades!
Vivemos, Ricardo, tempos de enlouquecer gente sã. Os golpes pós-modernos substituem os tanques nas ruas pelo cheiro de naftalina das salas acarpetadas dos tribunais. E sempre contra a vontade do povo. Nós não merecemos isso, deixem Campos e sua gente em paz.
DESABAFO

Tudo bem que peçam, socialmente e academicamente que me contenha. Afinal, me explicam, estes são tempos de democracia, de abertura, de acomodação à espera da próxima utopia. Tempo que pedem contenção e paciência e me encaram pedindo(??) ímpeto menos agressivo. Adoce os gestos, Antonio. O tempo é de perdão!
Pedem que me esqueça, que soterre no fundo dos jazigos dos olvidos eternos os subversivos de 1964 que conspiraram e urdiram o golpe, comandado por um adido norte-americano.
Que eu esqueça os políticos de então (que ainda estão por aí, alguns vivos outros representados), tão cheios de extremado amor pela Constituição e pela rotatividade do poder que só falavam da guerra revolucionária e da marcha do governo para o desgoverno e o continuísmo.
Que eu sublime, sobretudo, meu asco, pelos brasileiros que pediram e obtiveram a intervenção estrangeira. Primeiro de ricos dinheiros para o suborno eleitoral e o custeio da campanha antigovernamental. Depois de homens, de armas e de gêneros para êxito da empreitada golpista.
Que eu tenha engulhos , mas me cale, diante dos torturadores, os violentadores, os assassinos que dilaceraram corpos, arrobaram mulheres, empalaram homens, mataram e esconderam corpos de tantos pais (onde está o corpo de Stuart Angel?) e filhos (onde está o corpo de Rubem Paiva?) de muita gente que ainda hoje chora procurando os cadáveres para enterrar.
Que eu tenha siso e mesmo pouco riso esquecendo os censores que estiveram guardando ( e ainda guardam sob o manto do Santo Ofício, - não me esqueço de Jê Vous Salve Marie , em plena , chamada, Nova república -) como cães ferozes a inteligência brasileira para que ela não gemesse nem balisse sequer de horror pelo que via, nem de solidariedade pelos que sofriam.
Esquecer eu devo, me aconselham, dos juristas pressurosos, sobretudo os velhos “liberais”, tão eloqüentes antes, na defesa das liberdades, como também os doutos acadêmicos transformados em “cavalos de umbanda”, puxa sacos ávidos por um lugar nesse negrume da ditadura, abandonando , uns e outros uma mística de legalismo em troca da liquidação das liberdades por cargos na partição do espólio dos tribunais e das universidades.
Ta bom , eu me recolho. Mas cuidado! Pois não vou me conter de enfrentar, agora, a tarefa que fracassamos ontem e que deu lugar a tudo isso que vemos hoje. Estarei á frente da organização de defesa de instituições democráticas contra novos golpistas militares e civis para que em tempo algum do futuro ninguém tenha outra vez de enfrentar e sofrer, e depois esquecer, como me impõe agora, os conspiradores, os torturadores, os entreguistas, os censores e todos os culpados e coniventes que beberam nosso sangue (literalmente de amigos meus) e que agora me pedem que os esqueça.
Eu paro e os observo com uma convicção : são todos Filhos da Puta!
Antonio José Muylaert Batista (Dedé)