quarta-feira, janeiro 20, 2010

Educação Inclusiva e Acessibilidade

O blog recebeu da professora Maria Amelia Boynard o pedido de divulgação do evento "Educação Inclusiva e Acessibilidade": Atividades buscam a melhoria do atendimento a pessoas com deficiência” "Uma das dificuldades de quem trabalha com público é lidar com pessoas com deficiências sensoriais e físicas. Com o objetivo de informar e, ao mesmo tempo, sensibilizar estes profissionais para a questão, os professores Mário Galvão e Nadir Sant'Anna, da Uenf, promovem nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, terça e quarta-feira, duas atividades ligadas aos temas acessibilidade e educação inclusiva: o curso "Educação Inclusiva e Acessiblidade" (02 e 03/02) e a "Opta - Oficina Pedagógica e Tecnologias Assistivas" (03/02). A Opta pretende atrair o pessoal que trabalha na Uenf e nos estabelecimentos de ensino em geral. O curso dirige-se prioritariamente aos que atuam nas recepções, protocolos, secretarias e bibliotecas. A Oficina integra o projeto "Educação e Cidadania na Uenf - Acessibilidade como pressuposto", coordenado pelo professor Mário Galvão, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL), com apoio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Os interessados em participar da Opta devem se inscrever, gratuitamente, até as 17h do dia 28/01, quinta-feira, através do email opta@uenf.br . É necessário fornecer o nome completo, matrícula, lotação ou curso, e-mail e telefone. A Oficina terá a duração de oito horas e, ao final, cada participante receberá um certificado da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf). Já o curso "Educação Inclusiva e Acessibilidade" é dirigido principalmente aos representantes pedagógicos das escolas municipais de Campos, professores de salas de recursos e professores itinerantes. Serão 500 vagas para as aulas técnicas e 250 para as oficinas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação (SMEC). Também serão oito horas de atividades, com direito a certificado ao final do curso. Além da atuação dos professores Nadir Sant'Anna e Mário Galvão, com suas respectivas equipes, os trabalhos técnicos serão desenvolvidos por especialistas trazidos de São Paulo - os arquitetos Daniela Vaz e Fábio Bellini, que atuam como consultores do projeto "Educação e Cidadania na Uenf - Acessibilidade como Pressuposto". Veja as programações: Curso "Educação Inclusiva e Acessibilidade" (02 e 03/02/10) 02/02 7h30 - Credenciamento no Centro de Convenções 8h - Abertura 8h15 às 10h - Produção de material didático para deficientes visuais (Professora Nadir F. Sant'Anna) 10h às 10h20 - Intervalo 10h20 às 10h30 - Deslocamento para as salas onde serão realizadas as oficinas 10h30 às 12h30 - Oficina de preparo de material didático (Nadir Sant'Anna) 03/02 8h às 10h - Acessibilidade (prof. Mário Galvão) 10h às 10h20 - Intervalo 10h20 às 12h30 - Oficina de Acessibilidade (prof. Mário Galvão) OPTA - Oficina Pedagógica & Tecnologias Assistivas Acessibilidade e Inclusão Social 03/02 8h - Credenciamento dos funcionários e alunos da Uenf 8h30 - Atividade I: Como lidar com uma pessoa com deficiência? Palestrantes: Arquitetos especialistas em Acessibilidade, Fábio Bellini e Daniela Vaz. Apresentação das Definições de Deficiência e Acessibilidade; Os Números das Deficiências; As Questões de Cidadania e Legislação; O Conceito do Desenho Universal; Condições de Acessibilidade em Edifícios; Condições de Acessibilidade em Espaços Livres. 10h30 - Atividade II: Qual é a diferença entre aulas e/ou atendimentos excludentes e outros inclusivistas? Atividade coordenada por Edissa Fragoso da Silva, Érica Pereira Neto e equipe da OPTA, orientada pelo prof. Mário Galvão 14h às 17h - Atividade III – Vivências de situações de desvantagem por deficiências Daniela Vaz e Fábio Bellini. Com duração de aproximadamente 30 minutos, dentro da faixa horária estabelecida, a atividade será desenvolvida em grupos de até 30 pessoas. Cada grupo circulará por 2 percursos, rotas pré-definidas dentro do Campus da Universidade. O percurso interno demonstrará as dificuldades de orientação e da utilização dos espaços internos: a importância do corrimão, das rampas com inclinação correta, elevadores, mobiliário bem localizado, etc. A rota externa será importante para a percepção das dificuldades no Campus e nas cidades de modo geral. As condições das calçadas, as vagas reservadas, o transporte público, os obstáculos, etc.”

Um comentário:

Maria Amelia disse...

Obrigada, Roberto.