quinta-feira, janeiro 14, 2010

Leitor de São Fidélis faz nova reclamação

Por e-mail o blog recebeu do Fábio S. Gentil: "Caro Professor ROBERTO MORAES, Cá de São Fidélis sou leitor assíduo de seu conceituado blog. E tenho para mim que ele é muito acessado por diversos internautas daqui, Solicito ao nobre professor que divulgue a situação - caótica - de desordem pública que a cidade de São Fidélis-RJ se encontra! Os fidelenses têm até a impressão de que em toda a legislação positivada do nosso país há uma exceção: "esta lei não se aplica no Município de São Fidélis-RJ"... Como pode o poder público municipal conceder Alvará (n.º 15.951/2009) para uma "oficina" de som automotivo "funcionar" dentro da rua, "instalar-se" em cima da calçada (como demonstram as fotos em anexo)?? Em outras palavras, a Prefeitura Municipal autorizou a privatização das calçadas!!! E olha que o local fica no Centro da cidade!!! Além da violação da ordem urbanística, e a questão ambiental (poluição sonora), como fica? Trata-se (a tal "oficina" da foto em anexo) de um imóvel residencial, com "habite-se" para "funcionar" como residência, que não tem qualquer revestimento acústico! E o direito à paz, sossego e descanso alheio, como fica?? "Atendimento" aos clientes são feitos até 20, 21, 22 h (como tb demonstram as fotos anexadas)... quem paga a conta dos graves prejuízos à saúde emocional dos moradores vizinhos? Será que há alguma norma do CONTRAN dizendo que os artigos 228 e 229 do Código de Trânsito Brasileiro não se aplicam na cidade de São Fidélis-RJ?? Veja-se a foto do "carro" Corsa branco (ou trio elétrico) com o porta-malas lotado até o teto de alto-falantes! Pq a PMERJ local não cumpre os referidos dispositivos do CTB, c/c a Resolução nº 204/2006 do CONTRAN??? Além do que as fotos que ora envio "noticiam", lá em São Fidélis "vale tudo": pode-se estacionar em local proibido, andar na contramão, com IPVA vencido, com veículo sem fazer a vistoria anual, menores conduzindo motos "incentivados" pelos pais (que "presenteiam" seus filhos com motos), maiores conduzindo motos e carros sem serem habilitados, centenas de motos sem placas... é tudo normal!!! O trânsito está caótico!!! Aliás, NÃO HÁ SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, acredita?? É verdade!!! Pouquíssimas placas de trânsito restam onde foram postas há mais de 09 anos!!! Pois nos últimos 2 mandatos, nem no 1º ano do atual, não houve nenhuma ação governamental para sinalizar a cidade!!! Onde estão as autoridades??? Até quando os fidelenses terão que conviver nessa "Torre de Babel"??? Obrigado pela atenção! Conto com sua ajuda! Fábio S. Gentil".

18 comentários:

Anônimo disse...

2012 Davi vem aê de novo.
São Fidélis mudou muito, e pra pior.

Unknown disse...

Em 2001 me mudei de São Fidelis,cada vez que retorno a cidade fico mais assustado.
Infelizlemte o descaso e abandono é nítido.Fica visível em varios pontos da cidade a falta de interesse tanto da Prefeitura quanto dos Vereadores,quando se tenta obter alguma ajuda, ninguém está preocupado. As eleições já passaram, o salário está garantido, as mordomias vão continuar, então para que se preocupar com a população e seus problemas? Estou aqui para lembrar você, que elegeu o Prefeito e os Vereadores de São Fidelis, que são todos farinha do mesmo saco.

Antes das eleições eles prometem, mas depois... Tchauzinho...

Se toda promessa de político fosse cumprida o Brasil seria um país maravilhoso de se viver. Vocês não acham? Mas para político, todo dia é 1o. de Abril, tudo não passa de mentira...

Fabinho Barbosa

Anônimo disse...

O Davi Loureiro está prestando trabalho como agente sanitário aqui em Campos, mas logo, logo, ele voltará a São Fidélis, e assim como prestou seu trabalho de agente sanitário aqui em Campos, por sinal com grande desenvoltura (não é nem encontrado em seu local de trabalho, tamanha são os afazeres) fará esta terra de São Fidélis mais feliz.
Vai logo pra São Fidélis Davi!

Anfitrião disse...

Realmente, a impressão que se tem é que o caos instaurou-se em São Fidélis. A iniciativa privada "privatizou" o passeio "público"?

Precisamos de atitudes enérgicas do poder executivo municipal, que vem se omitindo diante dessa situação, que até onde se sabe, é crônica. E onde estão os vereadores? Não há oposição que possa denunciar esse abuso?

A Prefeitura tem algum "compromisso" maior com os "comerciantes" do que com a qualidade de vida da população?

compositor Valtair Bertoli disse...

E´UMA VERGONHA UMA CIDADE PEQUENA , E UM DESCASO TÃO GRANDE COMO ESSE, ATÉ QUANDO SEREMOS OBRIGADOS A ESPERAR A VONTADE DE POLITICOS , QUE NÃO ESTÃO NEM AI COM SEUS MUNICIPES?
ELES SÃO SEMPRE ASSIM NA HORA DE PEDIR VOTOS, BEIJA ATE A MÃO DA GENTE DEPOIS NOS DÃO OS DOIS PÉS....., NEM GOSTARIA DE ESTAR POSTANDO ISSO , MÁS JA CHEGOU AQUI EM SÃO PAULO ESSE ASSUNTO E AS AUTORIDADES NÃO TOMAM NENHUMA ATITUDE, SERA QUE NÃO CHEGOU AO CONHECIMENTO DELES?
OU É DESCASO MESMO? ESPERO QUE ALGUMA ATITUDE SEJA TOMADA, É O MINIMO QUE SE ESPERA DESSA CIDADE TÃO MARAVILHOSA, E DE UM POVO NA SUA MAIORIA ORDEIRO, PENA QUE ALGUNS NÃO SAIBAM RESPEITAR OS DIREITOS DE OUTROS,
FICA AQUI MINHA INDGNAÇÃO.

Anônimo disse...

Sr.Fabio Stellet Gentil,talvez seu tio, o VEREADOR RONALDO STELLET possa ajudá-lo.

Anônimo disse...

Caríssimos Professor Roberto Moraes e Fabinho Stellet.

Vou começar descontraindo um pouco os comentários, mas refletindo a realidade aqui existente:

Duas pessoas conversavam e ao perguntar que é de (cadê) o FENEMÊ gente? Ele não está vendo isto não?

Ao que a interlocutora respondeu:

FENEMÊ???? A gente vê sim, só que... Fenemê vai, Fenemê vem, igual a este abaixo ... e, assim os 4 anos passam.
http://farm3.static.flickr.com/2106/2274439182_c57b41b651.jpg

Bem, o Fabio Stelett abordou a questão do som automotivo e a privatização das calçadas. Pretendo me estender:

TRÂNSITO - Não vemos, portanto, não temos guardas civis municipais nas ruas da cidade anotando MULTAS - LEIA-SE: FONTE DE RECEITAS PARA A PREFETURA.
1. Qual será o motivo?
2. Será porque os próprios serventuários de justiça estacionam seus carros no entorno do FORO, inclusive em cima de calçadas?
3, Seria falta de medida de multar para educar as famosas paradinhas enquanto quem desce do veículo compra o lanche, ou conversa com um transeunte?
4. Estacionamento em cima de calçadas, paradinhas em porta de banco (que bem sabemos não ser tão rápida assim)>

... e podemos ilustrar com muitos outros tantos exemplos.

2. GUARDA MUNICIPAL - kd a guarda municipal? Eu vi um servidor indo trabalhar por volta de 18/19 horas e as 22/23 horas estava de volta ao lar e pude constatar que isto é uma rotina na vida dele. Qual a carga horária?

3. Não conheço todos os nomes da administração atual, mas Cel Lincoln Javoski, Ligia Suhett são pessoas espetaculares. Quando falamos numa administraçao acabamos por englobar todos e, estes que eu sei da existência eu gostaria de retirá-los da lista pela sua honestidade e competência.

4. CALÇADAS PÚBLICAS - como se fossem uma extensão das lojas, bares, até padarias. E as minorias sociais? (deficientes?) Não existem?

Bem, São Fidélis é uma pequena ilha na imensidão deste mar de malversação de verbas públicas, de políticos corruptos. safados, ladrões e, os cultos que me perdoem, sabe por que isto acontece??? O ÚNICO ATO QUE VC PODE UTILIZAR PRA IR CONTRA A TUDO ISTO - é do tamando do seu bolso.

Sim, amigo eleitor brasileiro e fidelense, seu voto é comprado/ vendido ou alugado quer seja em troca de meros favores ou pelo analfabetismo democrático de todos nós brasileiros.(Se quem sabe não educa corrobora para a perpetuação) Enfim,"Cada povo tem o governo que merece? Ou cada povo tem os ladrões a que enriquece? Cada povo tem os ricos que o enobrecem? "

Sou apenas um fidelense de coração

Anônimo disse...

Os prefeitos estão cada vez mais se especializando em privatizar o espaço público. Daqui há pouco vão privatizar o ar, a água etc.

E não se esqueçam: basta fazer um trabalho com "arruda" para ganhar 50 mil em panetones.

Saudações e um feliz 2010,

João

Fábio Gentil disse...

Caro "anônimo",

Pq o medo de se identificar?? Justifique!
O fato do meu tio ser vereador não muda, em nada, os fatos - concretos - ora apresentados: o verdadeiro caos que a Cidade Poema encontra-se!
Do jeito que as coisas estão (vc deve conhecer aqui, está é com medo de se identificar ou então deve ter algum "compromisso" que o impeça, certo?) daria até para o Executivo criar uma Secretaria de (Des)ordem Pública!
Apenas para seu conhecimento: apesar de residir aqui, o meu tio NÃO recebeu o meu voto, pois sou eleitor da 98ª ZE - Campos dos Goytacazes/RJ, desde quando morei na planície goitacá, e optei por manter lá minha inscrição eleitoral, pq não no Código Eleitoral (Lei 4.737/65) a obrigatoriede de vc transferir o TE quando vc se muda e por não depender, em nada, de assistencialimo político de nenhuma esfera para viver.
Sou servidor público federal CONCURSADO, assim como minha esposa, também concursada.
Exijo meus direitos enquanto cidadão, assim qualifico-me quando redijo, posto matérias (o próprio Prof. Roberto Moraes é testemunha do que afirmo, alguma vez subscrevi doutra forma, Professor??) ou peticiono em seara administrativa; e não como sobrinho de vereador, filho de fulato, neto de ciclano...
Justamente esse é uns dos motivos que a Cidade Poema encontra-se à beira da "falência" no que tange à desordem pública!!!
A Polícia Militar-RJ local quer trabalhar, mas depara-se com isso: sou sobrinho de fulano, filho de ciclano, neto de beltrano...
Retornando ao fato do meu tio ser Vereador, ele deveria, sim, como parlamentar, ser um fiscal da lei, cobrando ao Executivo medidas cabíveis.
Se não o faz, ele responderá por isso, no próximo pleito, caso concorra à reeleição, assim como o atual Chefe do Executivo.
Sinceramente: não acompanho o trabalho do Legislativo... primeiro devido ao meu trabalho "exigir" apartidarismo; segundo pq, quando fui, vi que não há debates, só há um, atualmente, oposicionista, e, sozinho, não tem "voz", as matérias enviadas são todas aprovadas pela maioria governista, a qual o meu tio se inclui.
Vc acompanha os trabalhos do Legislativo? Então diga-nos: como andam? O quem tem sido objeto de debate lá? Algo interessante, em benefício da POPULAÇÃO ou de algums poucos?
Entretanto, caro "anônimo", além da "responsabilidade" nas urnas no próximo pleito municipal que não só o meu tio mas todos os vereadores terão pelo que fazem no atual mandato, o Chefe do Executivo já deverá responder, desde já, por sua omissão (restrita apenas aos fatos objeto da matéria), no MInistério Público-RJ (Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva), para onde a matéria será remetida, subscrita por mim e por mais alguns poucos (uns 10) cidadãos preocupados com a coletividade, com o bem-estar social e com a melhora de qualidade de vida da Cidade Poema.
É aguardar para ver!

Anônimo disse...

O governante tem culpa, mas os maiores culpados são as pessoas, que não respeitam nada.
Mil beijos MONIQUE

Natália Saad disse...

Caro fidelense Fábio,

MOREI em São Fidélis há muitos anos e lembro-me como TUDO ERA BEM DIRERENTE do postado neste blog.

É uma pena que os governantes deixam "nossas cidadezinhas", que eram a morada dos mais velhos e o retorno agradável dos mais novos, virarem a própria desordem...

Posso dizer que, infelizmente esse fato não acontece apenas em São Fidélis, a pouco estive em duas localidades que considero minhas cidadezinhas Natal, uma por ter nascido e outra por ter adotado, JARDINÓPOLIS - SP e CANTAGALO - RJ, e não há diferença, os governantes até parecem os mesmos: DEMAGOGOS, IRRESPONSÁVEIS e OPORTUNISTAS!

Me resta a esperança de um dia nós termos políticos RESPONSÁVEIS e uma população-eleitor sensatos e esclarecidos.

Ah, e também tenho um sonho: que a nossa CF se cumpra!!!

Natália Saad
(Rio de Janeiro/RJ)

Fábio S. Gentil disse...

Novamente ao(à) "Anônimo said":

"Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores.
Odeio o ajuntamento de malfeitores; não me sentarei com os ímpios".
(Salmos 26: 4 e 5)

Anônimo disse...

Sr. Fabio:
Para cobrar alguma coisa primeiro o sr. deveria virar eleitor fidelense, ainda mais o sr. funcionario de carreiro do TRE, lotado em São Fidélis, tendo inclusive sido chefe do Cartório Eleitoral.

Midia Kriativa disse...

Fabio, você sabe que existe a lei do silencio ne? Vá na constituição e a use a seu favor, também temos isso na minha rua...vc pode acioná-lo na justiça com certeza...Faça valer seus direitos, Chame a policia se preciso. Abraços

Luciana - Rio de janeiro

Fábio Gentil disse...

Novamente ao(à) sr.(a) "Anônimo said":
Diga-nos, a todos aqui, por favor:
1) em qual legislação pátria há a obrigatoriedade do eleitor transferir seu título quando ele muda seu domicílio? Pois na Lei Federal n.º 4.737/65 (Código Eleitoral) NÃO HÁ!
2) em qual legislação há a exigência de que, para vc "cobrar" algo à Administração Municipal, tem que ser eleitor daquele município?? Particularmente desconheço!
Observações para seu conhecimento:
a) no âmbito da 35ª Zona Eleitoral-RJ tramitaram uma dezena de ações penais em que os réus transferiram seus títulos para São Fidélis justamente pq havia-se uma 'exigência' (obviamente 'verbal') - descabida e ilegal - do Depto. de Esportes da Prefeitura para que o atleta pudesse ser inscrito (e jogar/participar) de um torneio de futebol... sabia disso?? Pois é... só sobrou para os atletas/eleitores... infelizmente!
b) pago meus impostos, notadamente IPTU, em S. Fidélis, e, nessa qualidade (MUNÍCIPE), é que amparo minhas petições!
c) a malsinada 'oficina', para a qual o Chefe do Executivo concedeu Alvará (sem vistoria no imóvel e ao arrepio da Lei Municipal n.º 1.072, de 13/10/2005), possui o 'HABITE-SE' (sabe o quê é isso??) para uma residência, não para comércio!
d) não fui chefe do cartório eleitoral não... sou o atual chefe! Precisando, ao seu dispor, estou lá para bem atender e servir a todos, sem distinção! É meu dever servir (bem) ao público! E esmero-me para isso! Sem qq modéstia, acho que tenho conseguido...pois coleciono uma dezena de portaria de diversos juízes me elogiando! E, em 14 anos, NUNCA respondi a nenhuma sindicância sequer!
e) pq o temor em identificar-se?? Lanço um desafio: identifique-se? Vamos dialogar, debater, 'frente a frente]'... falta-lhe coragem? No anonimato é fácil, muito fácil, vc falar à vontade...
f) reiterando postagem minha anterior, a matéria não é pontual, casual, específica. A foto e o escrito da 'oficina' serviram para ilustrar o verdadeiro caos que a Cidade Poema encontra-se no que tange à DESORDEM PÚBLICA, face à omissão do Poder Executivo. A questão é, pois, 'genérica', abrangente! As leis de trânsito são respeitadas? E as posturas públicas, são respeitadas? E os infratores, são autuados? A RESPOSTA É UMA SÓ: NÃO! Pq, então, nos aquietar-mos, diante desse quadro caótico? Pq não exigir nossos direitos? É esperar para ver! Confio no MP-RJ, onde o Chefe do Executivo deverá responder pela omissão quanto aos fatos objeto da matéria.

"Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores.
Odeio o ajuntamento de malfeitores; não me sentarei com os ímpios".
(Salmos 26: 4 e 5)

Anônimo disse...

Impossível pra mim é crer que nosso município, São Fidélis, possa ainda ter um futuro brilhante. O ex prefeito Davi Loureiro conseguiu destruir nosso município em seus oito anos de mandato. O atual prefeito eleito por ele para assumir o "dinheiro que sobrou nas contas da prefeitura" nada pode fazer a não ser acatar ordens. Nosso Hospital Armando Vidal, não passa de um prédio para que alguém pense que a saúde funciona. Não temos médicos competentes(na minha opinião temos um), qualquer dedo quebrado é enviado á Municípios vizinhos: não confiamos na nossa saúde. Quem pode, dá um jeito, vai se tratar em outro município. E quem não pode? Melhor seria se não tivesse Hospital aqui, talvez assim pudéssemos parar de enganar os menos exclarecidos e decretar logo nossa falência nesse setor. Abuso do poder público municipal por aqui é comum. E "Quem poderá nos salvar???"""

Anônimo disse...

gente para de tanto recramar ate com quem ta trabahando pelo amor de deus

Anônimo disse...

O mesmo blá blá de defesas a politicos! Um não faz nada no poder, e o outro disse em palanque que não iria mexer com as motos e carros dos trabalhadores!! affff