quarta-feira, dezembro 22, 2010

Embolação e falta de opção na Pelinca

É inegável o boom da economia e o aquecimento das vendas, no comércio, em tudo que é lugar no Brasil. Respeito quem gosta, mas particularmente, sou avesso a este consumismo desenfreado, e ás vezes, até meio irracional. Respeito quem entra nesta roda-viva, mas faço opção por ficar alheio a este agito. Porém, é impossível não fazer o básico e atender àqueles mais próximos a quem não se pode negar a tradição da "lembracinha", além do não menos famoso: "amigo-oculto". Só por isto, fui hoje, no final de tarde à luta. Livros em Campos estão quase impossíveis de serem adquiridos com apenas duas pobres opções, que nos levam a lamentar não ter feito a obrigação pela internet há mais tempo. Enfim, falei de tudo isto, apenas para passar a impressão que tive de que a região da Pelinca, em Campos, não atende ao básico dos que a ela recorrem para as suas compras. Mesmo com seus três shoppings e um Centro de Compras, as alternativas são acanhadas para o volume de pessoas e pelo interesse numa oferta mais variada de pontos de vendas. Pode ser impressão pelo movimento natural da época, mas superior ao tradicional, mas ao blog parece evidente, que há mais gente interessada em alternativas de vendas e serviços do que aquela que a Pelinca está oferecendo. O crescimento dos condomínos verticais na região, aliado à atração das pessoas que, ao invés do centro histórico, recorrem, a esta não mais nova região comercial, estão aparentemente mostrando que há espaços para criativamente se estabelecer mais alternativas de comércio e serviços na região. Se for o caso de ausência da realidade do dia-a-dia, vocês perdoem o blog, mas a princípio, ainda assim, sustento que o boom da economia e o frissom do povo para comprar, não está sendo correspondido por quem pensa em atender a esta agitada demanda. A palavra e os comentários ficam com vocês...

4 comentários:

Anônimo disse...

De início, quanto ao consumismo sem sentido também não sou adepto, mas culturalmente até quem não é se vê na obrigação de presentear os mais próximos, pois acaba ganhando presentes e a retribuição é no mínimo uma questão de educação.

Quanto à falta de opções para comprar algo mais específico (livros são um bom exemplo), ou de melhor qualidade, infelizmente não é uma exclusividade da Pelinca.

Em Campos ainda falta muita coisa, com exceção de bens de consumo essenciais.

É necessário criar o costume para fomentar o consumo e abrir o mercado.

Assistindo a uma entrevista de David Neeleman ele enfatizou que chegou a ser taxado de louco quando criou uma ligação direta entre Salvador e Campinas, eram pouco mais de 30 passageiros em cada voo. A empresa fazia a rota com prejuízo.

Porém, com o fomento da empresa aérea na forma de promoções com preços baixos (R$ 39,00), o valor cobrado se tornou comentário nas duas cidades, só se falava nisso, e hoje há mais de 300 passageiros por dia nesse trecho que outrora nem existia.

Voltando a Campos, nos vemos sem opção de transporte aéreo, que quem sabe não pode ser a saída para a falta de opção em consumir produtos que aqui não são ofertados.

Enfim, enquanto o progresso não chega, iniciaremos 2011 voando na 1001 linhas aéreas, cujo lema deve ser, "pague de avião e vá de busão".

Anônimo disse...

Além disso, as ruas estão infestadas de carros de publicidade, empadas, cocos e todo tipo de buginganga, atrapalhando o trânsito, os pedestres, tornando ainda mais feia e suja. Isso tudo com o concentimento do poder público, que nada faz. Afinal eles dizem que são do lado do povo e aí a demagogia e o populismo impera.
Tenho vontade de sumir daqui para nunca mais voltar. Pois não vejo nenhuma possibilidade de melhoras, pelo contrário, com o tão propalado desenvolvimento, isso vai piorar e muito.
Mas nós todos somos os verdadeiro culpados...

Anônimo disse...

OLHA, EU NUNCA LI COMENTÁRIOS TÃO VERDADEIROS QUANTO O DE VOCES DOIS EM CIMA, PARABENS, TIRARAM AS PALAVRAS DE MINHA BOCA, PENSO IGUAL A VOCES, MUITO INTELIGENTE TAL PALAVRAS. PARABÉNS E ISSO AI É A MAIS PURA VERDADE, INFELIZMENTE.

Anônimo disse...

A lei de trânsito na Pelinca só funciona pela manhã, a tarde/noite o trânsito está caótico com engarrafamento desde vips center.
Outro detalhe importante: passem pelo Wizard - São Benedito todos os dias a tarde e vejamos 2 PMs E GM logo em frente, me deparei com esta cena várias vezes. A GM de Campos, infelizmente, me parece não ter foco.