sexta-feira, abril 29, 2011

As catadoras do Lixão de Campos ficarão abandonadas?

O professor e assistente social, Renato Gonçalves, lendo a nota abaixo sobre a Vital Engenharia, enviou ao blog um e-mail com a seguinte informação/ponderação:

“Roberto, boa noite, a respeito da postagem do contrato da PMCG com a Vital feita no blog, gostaria de lhe informar que hoje os representantes da sociedade no CMAS impetraram com uma representação no MP questionando a situação das centenas de catadoras que ficarão "desempregadas" com o fim da atividade do lixão e o pouco aproveitamento desta mão de obra na futura usina de reciclagem. Lendo a representação é possível compreender melhor a questão.

Leia e divulgue se achar interessante. Um abraço,

Renato Gonçalves.”

Do documento o blog retirou esta informação:

“No diagnóstico realizado em março de 2008, foram cadastrados 258 catadores, sendo 58% de mulheres. A renda da catação foi apresentada como a principal renda da família, mesmo para aqueles que são beneficiados por algum programa de transferência de renda (Bolsa Família ou Cheque-Cidadão). Dos trabalhadores entrevistados, 38% são catadores há mais de 10 anos, 21% têm entre 6 e 10 anos no lixão, 29% entre 1 e 5 anos e 11% até 1 ano.

A Terra Prometida concentra 39% dos catadores, seguido do Parque Eldorado (11%), Parque Santa Rosa (9%), Vila Industrial (7%) e Codin (6%). A maior preocupação dos catadores, como já adiantamos, é com a desativação do aterro controlado ou “lixão”, nas suas palavras, em decorrência da nova política de resíduos sólidos aprovada em agosto/2010. Segundo os mesmos, eles perderão a sua principal atividade de renda. De acordo com os técnicos da Empresa Vital Engenharia Ambiental responsável pela COLETA E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNÍCÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, apenas 90 trabalhadores serão aproveitados na nova Usina de Reciclagem, um número bastante inferior àquele apresentado pelo diagnóstico (258) e pelos relatos dos próprios trabalhadores (mais de 300 catadores). As demais dúvidas são quanto ao início das atividades, aos critérios para a contratação, à situação de exclusão daqueles que não serão aproveitados, geralmente, aqueles que estão na catação há mais de 20 anos.”

Quem desejar ler na íntegra a representação que os membros da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Campos é só clicar aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Professor Roberto,
De uns poucos dias para cá, toda vez que entro em seu blog recebo uma mensagem de que o OfficeScan detectou um virus/malware. Havia acontecido isso quando entrava no blog de Jane Nunes, avisei e elas não detectaram nada. Porém, logo depois parou, sem que eu tivesse mexido em nada na minha máquina.
Acho que a sua máquina está contaminada, visto que busquei na minha e nada encontrei.
Abraço!
Nascimento Jr

Roberto Moraes disse...

Este é o verdadeiro Lixão. Temos que procurar identificar. Nos computadores diferentes do que uso, eu não tenho identificado este problema. Na máquina que uso mais frequentemente, não identifiquei também nada.

Não sei se o problema tem ocorrido com outras pessoas, até agora você é a primeira pessoa que me relata.

Vamos continuar a investigar para identificar em que máquina foi instalado o problema.

Recordo-me vagamente de no passado alguém ter identificado o problema por conta de um anti-vírus, porém, vamos acompanhar.
Abs.