segunda-feira, abril 18, 2011

A necessidade de um parque urbano em Campos

O blog recebeu do Marcelo Coutinho um comentário sobre a necessidade da nossa cidade possuir um parque urbano, como outras de mesmo, ou até menor, porte, já fizeram. As sugestões são antigas, desde a época que na 1ª Conferência da Cidade realizada em 2003, já se levantou a hipótese da área atrás do novo shopping que está sendo construído.

Uma área que se estende até o Parque Esplanada, vizinho ao Parque Leopoldina e Nova Brasília, ou, a outra opção, hoje mais debatida, da área do lado do valão e, agora circundada pela avenida Artur Bernardes. Diversas postagens sobre ao assunto já foram feitas pelo blog, sendo as duas últimas, em 2009, aqui e aqui.

Veja abaixo o recado e a imagem mandada pelo Marcelo :

“Olá Roberto...

Sabendo o alcance do seu blog e o nível dos seus leitores queria muito que se possível você levantasse essa discussão de algo que até hoje não compreendo o porque não temos até hoje um Parque Urbano aqui na cidade de Campos.

Falta de verba? Não ! Espaço? Não ! Interesse da população ? Não! o que realmente falta é interesse e mente desenvolvida das autoridades que a anos entram e saem do poder e esqueces de projetar algo que é importantíssimo pra uma cidade.

Sou Arquiteto, me formei em 2009, meu TCC foi exatamente sobre esse tema.Um Parque Urbano em Campos. Em uma área entre as Av. Arthur Bernades, Beira Valão e Nilo Peçanha (Atrás da Usina do Queimado) uma área enorme e ótima lastimável que a cidade não tenha um espaço assim.com muito verde, quilômetros de pistas de caminhada, lagos artificiais, museu, espaços de eventos, suvenires, dentre outros como quem sabe um cine teatro, planetário, dentre inúmeras outras coisas que pode ter em um parque.

Não mandarei o meu TCC como foto pois daria a entender de que estaria interessado em vender meu projeto, Não ! o que quero mesmo é ver a cidade com qualidade de vida...Mandarei apenas a imagem de satélite da área com cerca de 1milhão de metros quadrados, onde quem sabe um dia será um Parque Urbano,mandarei também em anexo imagens de Parques Urbanos pelo mundo e ver como é bom ter um ambiente assim nas cidades. -- Marcelo Coutinho.”

18 comentários:

Anônimo disse...

É isso msmo,já que tem obra em todo municipio,pq a prefeitura n faz o tão sonhado,só não pode fazer e ficar igual ao de Macáe,abandonado..

Anônimo disse...

pela marcação do nobre,iriam tombar casas por ali perto da usina do queimado..Mas bom projeto.

Vitor Menezes disse...

Vários blogs reivindicam isso há anos. Me ocorre aqui, por exemplo, uma proposta do blog Caído em Campos, do Oviedo, bem semelhante. Só a falta de espírito público e o excesso de interesse privado parecem impedir que uma ideia como essa vá adiante. Não há outra explicação. Abraços.

Anônimo disse...

Interessante...

O Jóquei Clube, aquele elefante branco totalmente abandonado, bem que serviria como ótima área para um centro poliesportivo, nos moldes do centro esportivo miécimo da silva em Campo Grande/RJ. Já enviei essa sugestão para a ouvidoria da pré-feitura mas acho que ninguém gostou dela. Ficamos então com o feioso JÓQUEI CRUBE e seus bailinhos fedentinos dos sábados à noite com Lamparão e sua bunda, digo, banda.

Anônimo disse...

Bom projeto! Porém achei pequeno ainda. Se for pra fazer, tem q fazer um parque com tamanho compatível com a grandeza de nossa cidade, de nosso município, de nosso PIB!!!!

Anônimo disse...

CAMPOS: MINHA CIDADE, MEU TERROR !

FALTA, ALÉM DE UM PARQUE URBANO UM CENTRO POLIESPORTIVO.

Anônimo disse...

Realmente. Há muito tempo falta um Parque na cidade de Campos. Qualquer cidade precisa de uma grande área verde, para lazer e prática de atividades físicas. Principalmente as cidades que não estão à beira de mar.

Em Campos, o "parque" é uma praça, é o Jadim São Benedito. Que vergonha!

Uma cidade para atrair invesrtimentos, deve ser também agradável, inclusive com áreas de lazer. Quem decide investir numa cidade também quer saber como é a cidade na qual irá morar ou passar alguns dias da semana. Se for uma cidade desagradável, pode-se desistir de alguns tipos de investimentos.

A área apontada no post, a do Queimado, é ideal para a instalação de um Parque.

talvados disse...

As margens do Rio Ururaí,próximo a linha férrea,existe uma grande área da Usina Cupim,que acredito,poderia ser desapropriada por valores bem inferiores e ali construído o parque com mais opções de lazer,inclusive utilizando as águas deste rio.
Talvã

Cristiano disse...

Seria bem interessante principalmente porque alí nessa avenida, cada vez mais pessoas fazem atividades físicas, correm, pedalam...

Anônimo disse...

quem são os donos dessas terras ?
tá me cheirando mutreta.

Anônimo disse...

òtima idéia Roberto. Campos precisa, não só de uma, más de várias áreas verdes como essa. Que bom seria se essa também fosse a idéia da prefeitura.

Anônimo disse...

Existe o Parque Alzira Vargas que poderia virar uma boa área de lazer.

evandro disse...

o parque urbano podia agregar ambiente, esporte e cultura, com os seguintes diferenciais:
1- museu das 3 culturas: indígena, negra e européia.
2-museu do petróleo, com apoio das operadoras do ramo;
3- parque das águas,com piscinas, chafarizes, pista de patinação no gelo,caiaque, pedalinho, e trabalhos culturais educativos sobre o uso e preservação da água, em especial do Paraíba do Sul.
4- Centro histórico de Campos dos Goytacazes, contando a história do município, através de palestras, estudos e ensino multimídia.
5- Por fim um JArdim Botânico, finalmente o resgate da devastação das matas nativas da nossa planície goitacá, construído nos moldes do JB do Rio de Janeiro, referência urbana e turística para nossa cidade.

Anônimo disse...

Ouvi dizerem que o Jóquei Crube está muito endividado. IPTU atrasado, muita gente ficou sem receber e está na justiça do trabalho enfim, aquilo lá está um caos. Tá na hora da pré-feitura tomara aquilo lá e investir no feioso "bairro" Jóquei.

Anônimo disse...

Pessoal...
vivemos numa região de senhores e escravos até hoje. Vcs acham que os Rosinhagarotinhos vão querer mexer nas terras sagradas das tradicionais famílias campistenses ? Mesmo que tais "terras" estejam abandonadas, com focos de mosquitos da dengue, sem utilidade e com impostos atrasados, amigos são e serão sempre amigos.

Anônimo disse...

Esse assunto até já foi abordado anteriormente no blog, mas é pertinente.
É inacreditável que ainda não exista um parque urbano grande e arborizado nessa cidade onde poderia ser um refúgio de final de semana para os campistas. Se a população quiser algum tipo de lazer aqui, só tem a opção de bar e shopping, ou saia da cidade. A cidade carece de lugares agradáveis, museus, etc.
Temos um rio maravilhoso que corta a cidade, uma orla que poderia ser agradável e bem planejada, poderia haver algum tipo de navegação turística nos rios e lagoas, lagoa de cima por exemplo está sendo consumida pela poluição e descaso.
Voltando ao parque, o local sugerido é realmente agradável e com potencial. O jardim São Benedito não conta, é pequeno demais, não passa de uma praça.
Acho que as autoridades deveriam ter bom senso e menos ignorância, e ouvir a população...pensem campos poderia ser um exemplo, tem dinheiro e não sabe usa-lo.
Qualquer cidade com boa porcentagem de áreas verdes e bem distribuídas oferece uma boa qualidade de vida para a população. Campos é uma cidade feia, que tem uma localização geográfica boa e todo potencial, mas sempre foi governada por ambiciosos pelo poder e dinheiro acima de tudo.

Anônimo disse...

Todos os dias que passo no Alzira Vargas, penso no descalabro que é aquilo tudo abandonado. Hoje (19/04) passei lá e tem uma feira de peixes na rua ...

Anônimo disse...

EM RESPOSTA AO ANONIMO QUE MENCIONOU SOBRE "TRETA" REFERINDO-SE A QUEM SERIA O DONO DAS TERRAS..NÃO SEI, COMO DISSE PARA O MEU TCC FOI FEITO UM ESTUDO DE ÁREAS URBANAS E OCIOSAS NA CIDADE,PRINCIPALMENTE LIVRES DE CONSTRUÇÕES ONDE NAO HAJA NECESSIDADE DE DESAPROPRIAÇÕES..AQUELA REGIÃO ALEM DE ENORME TEM AREA LIVRE E TRAÇADO UM EIXO NORTE SUL, LESTE OESTE NA AREA URBANA DE CAMPOS A REGIÃO MAIS FAVORÁVEL E PROXIMA AO ENCONTRO DOS EIXOS SERIA ESSA..ÁREA COM MAIS DE 900MIL M² CHEGANDO A QUASE SUPERAR O PARQUE DO IBIRAPUERA EM SÃO PAULO.
MEU MAIL É MARCELOSCOUTINHO@GMAIL.COM, LA POSSO EXPLICAR MELHOR A IDEIA, PLANTAS, MAPAS E PERPECTIVAS FEITAS PRO MEU TCC E QUE POSSAM DAR IDEIA DE COMO SERIA INTERESSANTE PRA CIDADE UM AMBIENTE ASSIM..
PRA QUEM JA FOI EM UM PARQUE URBANO DE VERDADE COMO O IBIRAPUERA, BARIGUI , PARQUE DA CIDADE, CENTRAL PARK,PODE VER QUE ESSES AMBIENTES TEM A FINALIDADE DE PROMOVER O CONTATO DO URBANO COM O VERDE, INCENTIVO A CULTURA ( QUANDO NOS MESMOS POSSUEM PREDIOS DESTINADOS A EVENTOS CULTURAIS) E PRINCIPALMENTE A CONVIVENCIA DA POPULAÇÃO....