terça-feira, abril 12, 2011

Alerj ganha ação contra a Ampla e a Light proibindo cobranças de antigos moradores

A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) obteve uma vitória em nome dos consumidores de energia do estado contra as concessionárias Light e Ampla. A comissão ganhou, em primeira instância, uma ação civil pública contra a cobrança indevida de contas de luz em atraso. As empresas estariam exigindo de novos proprietários de imóveis o pagamento de dívidas de antigos moradores para restabelecer a eletricidade, o que foi considerado irregular pela 1ª Vara Empresarial do Rio. "O IPTU, assim como o condomínio, são dívidas do imóvel. O uso de luz, por outro lado, é uma relação de consumo. No caso, o novo proprietário não pode ser condenado pelo antigo", explicou o advogado da comissão, Paulo Virão. As concessionárias terão que pagar R$ 1 mil para cada denúncia que for recebida pela comissão, que atende pelo telefone 0800 282 7060. No caso da Light, já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público Estadual (MPE), para que a cobrança não seja feita. Mas, segundo Virão, o acordo não estava sendo cumprido. A Ampla e a Light informaram que somente vão se manifestar quando forem comunicadas oficialmente do resultado pela Justiça. As duas empresas ainda podem recorrer da decisão. Fonte: Ascom Alerj.

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto no Reino distante se faz justiça, aqui na terrinha parece que a mesma é algo distante. Atenção prefeita...atenção as licitações da smec, as compras feitas da firma do marido da superintendente financeira e o município de Campos, as quebras nos valores de compras em valores menores, sendo compensada com um n. de vezes maiores, aos mimos que se estão ganhando das empresas e as festas particulares bancadas pelos licitantes. Observe o que está acontecendo com olhares atentos...será que uma professora é a pessoa mais indicada para cuidar das nossas licitações ? cuide melhor do nosso suado dinheiro público... OBRIGADO!

denis disse...

Parabéns a deputada Cidinha Campos, grande lutadora na ALERJ, seria bom que essas empresas fossem responsabilizadas pelas constantes variações/interrupções de energia em nossa região, o valor pago também é um absurdo, se temos uma casa com o mínimo de conforto pagamos uma verdadeira fortuna. Daqui a pouco será mais viável temos pequenos geradores de energia em casa (eólica e solar) para pagarmos menos, pois a conta de energia está um verdadeiro assalto a mão armada...