quinta-feira, abril 14, 2011

O apetite para a política e a governança em SJB

O município de São João da Barra surgido no século XVII, mais precisamente, em 1676, tem um apetite grande para a disputa política. O fato é conhecido, desde que a cidade se espalhava do Açu, ao sertão encostado no estado do Espírito Santo. Na época a energia desta disputa tinha mais de 1,5 mil quilômetros quadrados para se dissipar e ser retomada.

A divisão do município em dois, no início da década de 80, pela Alerj e pelo Rio Paraíba o Sul, parece agora ter adensado a disposição para o enfrentamento, na antiga sede, na mesma proporção, que o “X” da multiplicação presente agora nos empreendimentos do Porto do Açu, que prometem oportunidades e riquezas, junto das ameaças e das preocupações com o cenário.

O quadrilátero quase perfeito, de 20 x 20 quilômetros, de Barcelos a Atafona de um lado, e Pipeiras/Barra do Jacaré ao Açu de outro, com 431 Km² parece que ficou pequeno, e assim, os espaços para a disputa política, que se relaciona ao tête-à-tête da conversa, se multiplicou. Assim, a eleição de 2012 chega mais cedo do que em todos os demais municípios. É desta forma que surgem em números também multiplicados, os blogs e outros espaços na internet, como novos territórios do debate político sanjoanense.

A disputa e o debate são desejáveis e compreensíveis na política, o que se deve evitar é a politicagem e o jogo baixo, que parece quase inevitável. Ainda assim, há que se compreender que uma nova governança, com debate entre contrários, seja quem for o vencedor e o vencido, só acontecerá se a sociedade participar de forma construtiva, participativa e exigente.

À gestão eleita caberá sempre, como cabe hoje à prefeita, o papel de articular o interesse coletivo e arbitrar as soluções entre as posições divergentes, e isto deverá ser cobrado de quem quer que venha a ser eleito em 2012.

5 comentários:

Roberta disse...

Olá Prof. Roberto, bom dia. Desculpe figir um pouco do assunto mas quero fazer um comentário em relação à dengue. Acabo de receber a notícia de um homem que veio a óbito vítima de dengue e morava no bairro Santo Amaro. Até quando vamos aceitar essa situação? Onde estão as equipes de combate, o fumacê? Campos só investe no tratamento da doença e esquece que o mais importante seria o combate ao mosquito. Senão, todos os anos viveremos a mesma situação e continuaremos perdendo pessoas precocemente. São famílias destruídas... Peço ajuda, vamos mobilizar os blogs e a sociedadee fazer um grande mutirão. Obrigada.

Anônimo disse...

Se dividiu uma vez e vai se dividir outra vez. Ou alguém acha que o 5º distrito vai continuar abandonado e dependendo de SJB?

Anônimo disse...

A eleição de 2012 já chegou à região. SJB e Campos estão fervilhando.
Garotinho está com um apetite enorme, nós sabemos o quanto ele é competente em esbravejar e fazer campanha.
E eles já estão fazendo.
Infelizmente acredito q vamos ter um ano e meio de baixarias.
Saudações

Silvia Andrea disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Espero que Garotinho não venha com Betinho Dauaire pra SJB. Betinho de novo não!!! Niteroiense que mora em Campos querendo ser prefeito de SJB não dá!