segunda-feira, julho 25, 2011

Caquis

O Bric depois Brics é um acrônimo que se refere às iniciais dos nomes dos países fundadores de uma aliança política que envolve o Brasil, Rússia, Índia e China e depois a South África (África do Sul) desde o início deste novo século. A expressão Bric foi cunhada pelo economista inglês, Jim O´Neill, num estudo de 2001, como um símbolo da mudança no poder econômico global, distanciando-se das sete economias mais desenvolvidas do mundo reunidas no chamado G7.

De forma similar, o professor Hélio Gomes Filho, do IFF, em seus estudos sobre o desenvolvimento de nossa região, especialmente em comparações com outros grupos de municípios e regiões do interior do nosso país, criou também um acrônimo para denominar os municípios da chamada Área de Influência Direta (AID) dos investimentos do Complexo do Açu e do Complexo de Barra do Furado.

O acrônimo é o “Caquis” que envolve os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Mais adiante o blog voltará ao assunto.

Nenhum comentário: