quinta-feira, janeiro 05, 2012

Soffiati apresenta questões interessantes sobre a situação de Três Vendas

Por e-mail o professor e ecologista Aristides Soffiati relembra um relatório seu encaminhado ao Ministério Público Estadual, sobre o Rio Muriaé e as localidades banhadas por este rio, afluente do Rio Paraíba do Sul, que vale você conhecer. Junto Soffiati encaminhou o relatório encaminhado em 2009 ao MPE. Tentaremos mais tarde disponibilizar também este documento aqui noi blog: "Prezado Roberto Em 2009, com a grande enchente dos Rios Ururaí e Muriaé, Marcelo Lessa pediu-me um relatório-parecer sobre o Muriaé e sua margem esquerda. Para colher dados, fui acompanhado pelo Grupo de Apoio Policial do MPE. O relatório foi apresentado em janeiro de 2009 e Marcelo Lessa instaurou um ICP a partir dele. Meu parecer não agradou a ele, à prefeitura, aos moradores de Três Vendas e à Usina de Sapucaia, embora o Grupo de Apoio Técnico Especializado do MPE (GATE) tenha concordado inteiramente com seu teor. Numa audiência pública com Marcelo, moradores de Três Vendas, representantes da Usina Sapucaia e Prefeitura de Campos, fui agredido verbalmente como inimigo de Três Vendas. Claro que minha intenção foi a melhor possível com os moradores da localidade, mas, você já deve saber: meu humanismo relativo e nada paternalista causa estranheza. A proposta é simples: há cerca de 500 metros de três vendas, existe uma colina onde as águas de cheia nunca chegam. O mesmo acontece em Cardoso Moreira e em Sapucaia. Num plano humanista de longo prazo (dez anos) estas localidades poderiam ser transferidas pelo pode público para pontos mais altos e próximos. Primeiramente, as famílias carentes, depois os com poucos recursos. Quanto aos ricos, que façam a sua opção. Em Cardoso, vários moradores já começaram a se estabelecer em áreas mais altas. Por que não estender o Programa Morar Feliz (bem infeliz, aliás) para Três Vendas? É esta a proposta. Melhor perder a casa na área baixa, transferindo-se para a área alta do que perder, anualmente móveis e eletrodomésticos, além de correr o risco de contrair doenças. Foi o que declarei hoje à Folha de São Paulo ou ao Estado de São Paul, não sei bem, pois o cara não me esclareceu. Aí vai o relatório. Abraços. Soffiati."

8 comentários:

Unknown disse...

Professor, a matéria do Soffiati no Estadão .
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisador-sugeriu-transferencia-de-moradores-de-area-alagada-em-2009,819069,0.htm
Abs

Prof. Isaac Abdalla disse...

Professor Roberto, vale a pena dar uma olhada nesta matéria que pode ser acessada através do link.

É estranho o que a mesma revela, pois pelo que está sendo noticiado pelo jornalismo local, o que houve em Três Vendas foi algo "eventual", e pelo link, denota-se algo "planejado".

Vale a pena conferir:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1030615-ministro-diz-que-abertura-de-estrada-dique-no-rio-foi-planejada.shtml

Grato pela atenção.

Anônimo disse...

Infelizmente temos essa cultura de não aceitar quando verdades muito duras são ditas.
Concordo com o professor que a solução seja essa, mas parece que as pessoas não querem ter seus problemas resolvidos.
Somos um povo muito materialista, o que tem de gente que prefere correr risco de vida a perder bens materiais é incrível.
Parabéns pelo trabalho professor Soffiati.
E parabéns também Roberto Moraes pelo blog, sempre com notícias relevantes para sociedade. Nestes tempos de mídia barata, os blogs tem salvado a região.

Gustavo Alejandro disse...

"O homem mais forte do mundo é o mais solitário."

Ibsen - "Um Inimigo do Povo"

Anônimo disse...

Não vi o relatório na íntegra mas, a princípio, essa opção de remoção da população para a referida colina deve ser melhor estudada.

Como é essa tal colina? São morros de terra ou de pedra?
Morros de terra não são seguros. Com muitas chuvas podem ocorrer deslizamentos de terra e soterramento, principalmente quando se constrói prédios.

Anônimo disse...

Roberto,

Acho que esta obra, que salvaria 3 Vendas, custaria menos do que aquela coisa horrorosa da Beira Valão. Com aqueles arcos de aço escovado...daria para fazer uns 3 casas boas. Infelizmente o povo gosta disso.
Com o dinheiro do Sambodromo....daria para construir outra cidade que está embaixo da água.

Abs

Blog Católico do Leniéverson disse...

O mais curioso é uma grande parte da imprensa nacional chamar Tres Vendas de Cidade ou de Bairro.Vejam:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031177-defesa-civil-sugere-toque-de-recolher-em-bairro-alagado-no-rio.shtml
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/01/moradores-de-tres-vendas-no-rj-se-recusam-sair-de-areas-alagadas.html
Porque será que eles não articulam com os jornalistas locais ou entrevistar autoridades para saber o nome certo das coisas?Estranho.

srochagarcia@yahoo.com.br disse...

Vale à pena amar o próximo, e por isso concordo plenamente com tudo que você decalrou, os políticos e os líderes precisam praticar urgente o seu plano que deveria ser o plano deles! Parabéns!