quinta-feira, dezembro 13, 2012

Ranking dos proprietários do Brasil

O Instituto Mais Democracia está lançando, neste momento, no auditório do 7º andar da UERJ, no Rio de Janeiro, o ranking "Os donos do Brasil". Veja abaixo a relação que acaba de ser divulgada junto das próximas etapas da campanha:

"A campanha “Quem são os proprietários do Brasil?” revela quem são as empresas que concentram o poder no Brasil. O Instituto Mais Democracia (IMD) e a Cooperativa Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão (EITA) construíram o Ranking dos Proprietários do Brasil, elaborado a partir de um sistema de informação inédito que mede o poder econômico (não apenas por meio da receita destas empresas), mas também do controle, da propriedade sobre ações ordinárias (com direito a voto) que esta empresa possui de outras empresas e o quanto isso aumenta sua capacidade de influenciar os investimentos do Estado brasileiro. A metodologia foi baseada em estudos existentes sobre quantificação de poder econômico em grupos empresariais, entre os quais se destaca o artigo “The Network Control of Global Corporate Control”, da Universidade ETH de Zurique/Suíça, publicado em 2011.

A primeira fase do ranking está pronta. Mas precisamos avançar em outras etapas, como no acesso, na comunicação e na visualização dos dados relativos à estrutura de poder por trás destas empresas.

Por isso, precisamos da colaboração de todas e todos para construir o portal da campanha “Quem são os proprietários do Brasil?”: um espaço para a disponibilização de informações sobre o poder econômico no Brasil e de debate sobre o rumo do desenvolvimento do país."

Abaixo você pode ver a lista das empresas, a metodologia do ranking e a estrutura de poder por trás destas empresas. (No blog listamos as primeiras 50). Clique aqui e veja a lista completa com os 397 maiores grupos.

PS.: Atualizado às 19:30: O blog teve que retirar a lista da postagem porque ela estava alterando a formatação de todas as postagens anteriores. Clique aqui e veja lista completa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito estranho não ter a Bungüe, nem nenhuma montadora. Pode ser que estejam escondidas como acho que é BBD participaçôes, Bradesco.

Anônimo disse...

E viva a democracia !

Anônimo disse...

Parabéns ao blogueiro esse blog é um serviço de utilidade pública , é muito agente conhecer quais são as empresas que são os donos do Brasil , mandam na economia , nos JUROS ALTOS como os BANCOS PRIVADOS , LEVAM VANTAGENS EM CIMA DO CONSUMIDOR E servidores públicos, POIS JÁ TENHO IDÉIA A QUEM VOU PAGAR C/ A METADE DO 13º TERCEIRO as PRIORIDADES EM 1º LUGAR , ( escola , faculdade, IPVA , CARRO) E OS BANQUEIROS VAMOS RENEGOCIAR....C/ JUROS BEM BAIXINHOS......AFINAL ESTÃO MUITO RICOS AS NOSSAS CUSTAS!

Anônimo disse...

Já tiraram da net ou eu que não consigo entrar???