domingo, dezembro 08, 2013

Brasil e China lançam amanhã satélite

A informação é da Agência Brasil. Mais detalhes podem ser visualizados aqui:

Brasil e China lançam novo satélite de sensoriamento remoto

07/12/2013 - 18h09
Brasília - Brasileiros e chineses colocam em órbita na segunda-feira (9) o quarto satélite de sensoriamento remoto produzido pelos dois países. À 1h26, horário de Brasília, será lançado o satélite que vai mapear e registrar os territórios e atividades agrícolas, desmatamento, mudanças na vegetação e expansão urbana.
O projeto faz parte do Programa Sino-Brasileiro de Satélites de Recursos Terrestres (Cbers, na sigla em inglês) e será lançado após três anos de ausência nesse nível de monitoramento, devido à desativação do anterior e a atrasos na nova operação.
Integrado ao foguete Longa Marcha 4B, o Cbers-3 vai viajar durante apenas 12 minutos e atingir 780 quilômetros de altitude, quando iniciará a etapa de estabilização e de entrada em órbita. Após ser posicionado e ter seus equipamentos acionados, o satélite passará por uma fase de checagem dos equipamentos e da qualidade das imagens, para, três meses depois, serem disponibilizadas ao público.
O Cbers-3, construído pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, retoma a transmissão de imagens enviadas anteriormente pelo Cbers-2B, que deixou de funcionar em 2010. Antes, o Cbers-1 e o Cbers-2 tinham sido enviados por Brasil e China em 1999 e 2003, respectivamente.
Para o Coordenador do Segmento de Aplicações do Programa Cbers, José Carlos Neves Epiphânio, mesmo com a interrupção do monitoramento feito pelos satélites Cbers, o Inpe manteve acordos com outros países para que os dados sobre o Brasil continuassem sendo usados. O órgão mantém um catálogo de imagens feitas por diversos satélites e disponíveis gratuitamente na internet, no endereço http://www.dgi.inpe.br/CDSR/.

15 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente o lançamento foi um fracasso!

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/12/1382856-fracassa-lancamento-de-satelite-brasileiro-em-parceria-com-a-china.shtml

Anônimo disse...

Infelizmente caiu, não sei, mas esse programa brasileiro não decola, tanto dinheiro indo pelo ralo com a corrupção, o Brasil deveria investir mais em tecnologia!

Anônimo disse...

Incrível como o Brasil não consegue sucesso com foguetes. Isso mostra que falta a esse país capacidade intelectual. Colocar um foguete em órbita não é para qualquer um. Demanda muito conhecimento técnico, conhecimentos precisos. A grosso modo, mostra a péssima qualidade do ensino no Brasil.

douglas da mata disse...

O comentário das 02:39 é um colosso de semiologia...

Houstoun, we have a problem?

Pois é...

Em rápido exame, poderíamos tomar como verdadeira a afirmação, e esquecer o resto da mensagem que está ali sublimada...

TODOS, eu disse TODOS os programas espaciais dignos de nota (Chinês, Russo, dos EEUU, etc) experimentaram zilhões de vezes para obterem algum sucesso, isto é: gastaram bilhões e bilhões de dólares para chegarem a algum lançamento efetivo...

Jogaram para o espaço dezenas de foguetes que viraram sucatas ou explodiram...

Nosso programa espacial foi sistematicamente SABOTADO (desde a "inexplicável" explosão da disputadíssima base de Alcantra, no Maranhão), com a anuência de ffhhcc e seus privateiros, o que adicionou anos extras ao nosso atraso colossal nesta área...tudo para obedecer as ordens dos bwanas do Norte...

Nossa engenharia aeronáutica e aeroespacial tem revelado cérebros disputados à tapa pelos países centrais, e a própria EMBRAER é exemplo acabado disto...


É bom lembrar que mesmo com suposta "superioridade intelectual" (que ridículo, rs), os estadunidenses fritaram dezenas de astronautas no projeto atlantis (ônibus espaciais) e quase torraram Jim Nowell e sua equipe na Apolo 13 (que até virou filme)...

Programa espacial é um misto de investimento e geopolítica, alimentado por toneladas de peso político em dar prioridade aquilo que a maioria do povo acha desnecessário ou supérfluo...

Não se trata de mais ou menos capacidade intelectual...

Anônimo disse...

É sempre assim, quando não tem argumentos reais, os petistas vem com teoria conspiratória.

Capacidade intelectual de uma nação é resultado de política educacional. E como sabemos, o Brasil não possui política educacional de verdade.

O Brasil vai ter que explodir muitos foguetes até conseguir êxito. Num governo petista é que não vai conseguir êxito mesmo. Sua política educacional não existe. O que existe é política de manutenção de ignorantes, porque assim se mantém no poder com facilidade e se ganha mais dinheiro. Muiiiito dinheiro!

douglas da mata disse...

Capacidade intelectual é resultado de política educacional? rsrsrs

A julgar pelo comentarista que deve ter alguma educação formal, é justamente o contrário...

Depois de uma destas, Roberto, eu passo...

Não tem nível para discutir programa aerospacial, satélites geoestacionários, ou inovação tecnológica...

É só provocar que os pobres mordem a isca, e soltam o zurro anti-democrático: só é "ixperto" o povo que vota contra o PT...

Ele esquece que o nível de escolarização e o acesso as universidades e escolas técnicas cresceu como nunca nestes 12 anos, ou seja: quanto mais estuda, mais o povo sabe fazer a diferença entre o que funciona, e o que era maquiagem (os anos "dourados" da demotucanalhada)....

Os dados (para quem sabe ler) estão no IBGE/PNAD e MEC...

Quem sabe o pobre coitado lê (e se puder entender) aprende algo com Saul Leblon e Antonio Cândido:

http://www.viomundo.com.br/denuncias/saul-leblon-elite-escravocrata-prega-a-educacao-mas-sem-abrir-mao-dos-juros.html

Pensa, filho, não dói nada...e a gente promete que vai tentar tirar você da ignorância, rsrs

Anônimo disse...

Douglas, vc eh um tremendo bola fora!

Anônimo disse...

Douglas da Mata, o novo "jumentinho" do blog do Moraes.

Ninguém merece!!!

Dalhe bola fora!

Anônimo disse...

De que adiante aumentar os acessos (se é que realmente aumentaram), se a QUALIDADE do ensino é uma bosta?

É isso mesmo que o PT quer. Volume em tudo, porque assim se ganha muito DINHEIRO! Um belo exemplo disso é o ENEM atual. Ganha-se muito dinheiro como ele. Tudo nele é grandioso: 5.000.000 de candidatos!. Quanto custou os saquinhos para os candidatos guardarem seus celulares na hora da prova? Quando custou a logística desse imenso vestibular pelo Brasil todo? E por aí vai, ganhando muiiiito DINHEIRO. E os alunos, numa fase delicada e decisiva de suas vidas, servindo de cobaias.

Lançar foguetes e colocar objetos em órbita requer muita capacidade intelectual, muita qualidade de ensino, base de conhecimento de verdade. Para isso, tem que melhorar muito a qualidade do ensino, a começar pelo incentivo á qualidade dos professores, remunerá-los como merecem, remunerá-los de verdade. Não pode ser de mentirinha, só para se ganhar dinheiro e iludindo a população com números cabalísticos de quantidades.

Anônimo disse...

O cara cita o site Viomundo como base?. Ah ah ah!

Um site CHAPA-BRANCA de verdade!

Assim fica fácil, querer enganar os outros com artigos feitos sob medida divulgados por site governista.

E depois quer ter moral para desmerecer a "Óia"

Anônimo disse...

E o satélite foi para o espaço, juntamente com milhões de dinheiro publico! Não adianta investir pela metade ou investe para ter um foguete próprio ou contrata o melhor foguete para lançar o satélite, caso que não parece ser o chinês.

Anônimo disse...

cara
é maluquice mesmo. um se considera juiz dizendo que está certo e quem está errado (bola fora e dentro) sem que tenha conquistado credenciais para isto.

já o outro insiste acreditando que a midia dele (a grande) é imparcial e a do outro (mesmo pequena) é tendenciosa

Parece coisa de doido. É Roberto você também parece não ver isso

Anônimo disse...

Roberto, seu blog parece um circo, a comecar pelas palhacadas do Da Mata bola fora. Um assombro!

Anônimo disse...

Capacidade intelectual eh algo genetico, coisa que o Da Mata ja provou nao possuir.

douglas da mata disse...

Bem, Roberto, acho bom eu respeitar o aviso: "Não alimente os trolls".