domingo, outubro 28, 2018

Breve análise das pesquisas que buscam os movimentos de intenções de votos

Pesquisas eleitorais tentam medir tendências e movimentos.

Para identificar esses movimentos a apuração mais recente tem sempre mais importância.

Assim, não se deve deixar de considerar a pesquisa do Vox Populi é a única dessas pesquisas cujas entrevistas foram feitas apenas hoje, enquanto que a do Ibope e Datafolha usaram coletas dos últimos dias, segundo seus próprios relatórios colocados no site do TSE.

Os próprios gestores do Ibope e Datafolha estão dizendo, agora em entrevista na TV, que esse movimento e essa tendência devem prosseguir, porque o papel das redes sociais são muito intensas e promovem movimentos com enorme velocidade.

Assim, a pesquisa do Vox Populi tem mais potência para pegar esse movimento hoje em todo o país que identificou um empate de 43% x 43% em números absolutos e 50% x 50% em votos válidos.

Se considerarmos que o movimento prossegue nas conversas em família e pelas redes, é possível avaliar que a virada de Haddad pode estar ocorrendo nesta noite e madrugada e amanhã, dia da eleição.

Diante dessas informações se vê que a eleição está aberta e repito, pode estar sendo decidida nesses últimos movimentos. Muitos duvidavam até que essa intensa disputa ocorreria, quanto mais uma virada.


Mais alguns dados e análises das pesquisas
Haddad cresceu uniformemente já ganha entre mulheres, os mais pobres, reduziu a diferença entre os evangélicos em quase 10%, ganha  (em empate técnico) os católicos e 4% nas outras religiões.

Haddad ampliou a margem no Nordeste e reduziu as diferenças no Sudeste. No ESP já tem quase 40% das intenções de votos. Esses dados são da média entre Ibope e Datafolha estratificados por sexo, renda e algumas regiões.

O mais significativo para Haddad é ter crescido de maneira uniforme e distribuída, o que aponta maior potencial para seguir esse movimento nesta noite e amanhã. Se esse crescimento estivesse concentrado em algum segmento, ela estaria mais limitada. A conferir!

Nenhum comentário: