segunda-feira, maio 30, 2005

Tarefa árdua para a sociedade campista

Depois de uma semana fora, vendo e ouvindo sobre a política local de fora da terrinha, não é difícil concluir que ela está tão confusa que acho que nem os manuais mais completos de política dariam conta de lidar com a situação pela qual estamos passando. Cada vez fica mais claro que o "Little Boy" esticou a corda com a justiça de propósito para que os tribunais superiores não tenham como não referendar a decisão da juíza e desta forma, garantir que haja nova eleição na terrinha. Depois ele administra a situação dele. Até porque, na sua estratégia ele já deve ter refletido que sem dinheiro não adianta ser candidato a presidente de novo.
Ainda não entendi o despacho da juíza sobre o efeito suspensivo a respeito da inelegibilidade de Garotinho, Rosinha e seus comandados.
Parece estar ficando cada vez mais claro que a situação não se resolverá com a rapidez que alguns esperavam. O ex-prefeito que agora está inelegível por cinco e não mais três anos, depois que teve suas contas reprovadas também pela Câmara Municipal, parece mandar mais hoje do que antes da sentença da juíza.
Faz sentido a pressão que vereadores da oposição fazem sobre o TRE-RJ por uma decisão mais rápida, mas, ela também faz mais sentido ainda dentro da estratégia de Garotinho de ver a sua situação desgarrada da eleição de Campos.
Volto a insistir na tese de que a situação atual está a exigir mais que habilidade política. Será preciso menos vaidade e visão individualista, mais articulação e espírito coletivo. Como isso não são ingredientes fáceis quando se trata de humanos e de política, dá para ver que a tarefa será árdua.

Nenhum comentário: