segunda-feira, junho 05, 2006

Entrevista com Luiz Pereira da Goiabada São Thomé

1 - Qual a sua história com a produção de goiabada? Resuma a história do seu empreendimento. São Thomé nasce da própria raiz. A cultura de Campos dos Goytacazes é ser a melhor Goiabada Cascão do Brasil e a melhor goiabada somente pode ser artesanal, no tacho e a lenha como aprendemos. Unir o conhecimento, a cultura e dom é a responsabilidade da São Thomé Goiabada Artesanal. Estes são os princípios que regem a missão da São Thomé. O empreendimento é administrado, a matéria prima e os colaboradores são 100% de Campos dos Goytacazes. A geração de renda direta é original e representativa da cultura local. 2 - Quais cursos fez e a relação disto com o que faz hoje? Engenharia e Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em General Management. 3 - Prazeres mais que um bairro é um exemplo ambíguo do descaso do poder público e da solidariedade entre os vizinhos, o que pensa disso? O Parque Prazeres tem vida própria. A necessidade é de todos se fossemos analisar áreas como ensino fundamental, saneamento e rede de saúde. 4 – Seus empregados (mesmo que sejam chamados de colaboradores) vêm do bairro, como é esta relação de patrão que deseja ser parceiro, mas vê que sem liderança as coisas não caminham? Temos uma regra e somente uma: O certo é o certo. Assim respeitamos um ao outro, não somente como profissionais, mas como pais de família e colegas de futebol. 5 - Diz-se que o empreendedor é alguém que é pró-ativo que faz acontecer e não necessariamente aquele que cria um negócio por conta própria. Você julga que alguém pode ser empreendedor sem nunca ter enfrentado as adversidades da burocracia, da pressão sobre o pequeno empreendimento e as vicissitudes do mercado que tende valorizar mais o preço que a qualidade? a) Pró-ativo – Conta própria – ambas as palavras são desejáveis em um empreendedor. b) Pressão e adversidades – o empreendimento deve ser tratado rigorosamente como um negócio e por si deve se manter. Adversidades somente devem ser vencidas ou pressão superada se o resultado final for de encontro com o planejamento estratégico. Deve-se saber o que quer como resultado, antes de investir seu tempo em atividades que não agregam valor. c) Preço versus Qualidade – uma grande oportunidade para os que desenvolverem projetos com segmentação da base de clientes em potencial e serviços excepcionais. Isto vale para qualquer mercado, seja nas capitais como para o mercado de Campos dos Goytacazes. 6 - Explique por que você diz que não produz goiabada e sim cultura? Visite a fábrica aqui no site da São Tomé e você encontrará: uma pá, um tacho, lenha, açúcar e goiaba. O resultado de tudo isto é São Thomé Goiabada Artesanal feita pelas mãos dos goiabadeiros de Campos dos Goytacazes, como a sua cultura. 7 - Por que você vende majoritariamente para fora da região? São Thomé é uma empresa 100% legalizada, tanto em termos fiscais como trabalhistas. O tempo de 2 horas para fazer 20 quilogramas de goiabada é um desafio de custo alto e produtividade baixa. O mercado da região requer menor esforço financeiro. Logo, nosso custo de produção final é significativamente superior. 8 - Que ensinamentos você pode dar para aqueles que sonham como você poder vender para o Pão de Açúcar, Sendas, Carrefour, etc.? Persistência e diferença. 9 - O que sentiu quando ano passado se viu como pequeno empreendedor representando o Brasil em seu ano na França? Saber que no ano do Brasil na França, a São Thomé por 4 dias esteve na Chamber de Commerce et D`Industrie de Paris apresentando aos franceses a goiabada original é muito gratificante como cidadão de Campos dos Goytacazes e profissional. 10 – O Fundecam tem sido propalado como uma iniciativa para apoiar os empreendimentos e o desenvolvimento local o que acha disto? Uma oportunidade para empreendimentos que tenham capital, bens e perspectiva de crescimento, já que é necessário ser avalista de si mesmo. 11- O empreendedor é um sujeito que vive tendo sonhos novos, quais são seus novos desejos? Estudar.

Nenhum comentário: