sexta-feira, agosto 08, 2008

Bolsistas universitários do ProCampos fazem manifestação em frente a prefeitura

A informação foi enviada ao blog pelo Fabiano Seixas. Ele informa que está acontecendo em frente à sede da PMCG, uma passeata dos bolsistas universitários do Procampos. Os alunos contemplados com bolsas, para estudar em universidades particulares, no município de Campos, estariam reivindicando a regularização deste programa de bolsa. O pleito é de forma especial dos alunos da Estácio de Sá no campus do município. A manifestação está sendo coordenada pelo Centro Acadêmico de Psicologia e do Centro Acadêmico de Farmácia e Enfermagem Ana Nery e também por representes da UEE-RJ e UNE. Os centros acadêmicos encaminharam ao blog o release abaixo: "Cerca de mil estudantes da Universidade Estácio de Sá, contemplados com uma bolsa do ProCampos (Programa de Incentiva à Bolsa Universitária da Prefeitura de Campos) estão impossibilitados de renovar suas matrículas, devido à impasse entre a Prefeitura e a Universidade referente ao repasse de verbas e a renovação do contrato. Os centros acadêmicos da Universidade se organizaram e reinvindicam uma solução para o problema. De acordo com Bruno Ribeiro, presidente do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), a situação está insustentável. "Os alunos são os maiores prejudicados. A prefeitura e a direção da universidade não chegam à um consenso", disse ele, ressaltando que muitos alunos ficam a manhã toda na Universidade e não conseguem resolver o problema. Procurado pelos representantes dos estudantes, a direção da universidade alega que a prefeitura não repassou a verba relativa ao período de 2008 e exigiu a apresentação de uma série de documentos com o intuito de burocratizar o processo. Em contrapartida, a coordernação do ProCampos alega que a Universidade não entregou a prestação de contas de 2007 e que por isso os estudantes não podem se rematricular. "Os estudantes querem estudar e não podem por causa desse jogo de empurra. O Centro Acadêmico já está mobilizando os estudantes e preparando uma manifestação caso o problema não se resolva", informa Bruno. Allana Cardoso, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem acha que o problema é "fruto da desorganização do ProCampos e que é preciso reestruturar o programa com mais transparência na concessão das bolsas as universidades conveniadas". "Não é a primeira vez que problemas como esse ocorrem. O estudante é quem tem menos culpa nisso tudo", disse Allana, que defende a continuidade do ProCampos como forma de democratizar o acesso à universidade e possibilitar a inclusão das pessoas de baixa renda. Repasse - No último dia 30 de julho, cerca de 2 milhões de reais foram repassados a Universidade Estácio de Sá, referente às bolsas concedidas no ano letivo de 2007. A verba referente às bolsas do primeiro semestre de 2008 ainda não foi repassada pela prefeitura".

8 comentários:

Anônimo disse...

Como estudante universitário, parabenizo os alunos da estácio, nós da FDC, principalmente o pessoal do diretório, sempre fomos muito críticos ao atual programa de bolsas, que é uma vergonha.


Roberto, há dois dias ouvi de uma pessoa do PMDB, que Rosinha estaria na última pesquisa do PMDB. Rosinha estaria a 6 pontos de Arnaldo, a principio não acreditei, contudo ontem a tarde um amigo meu, que não é chegados a mentiras e boatos, pertencente ao PDT, me informou jurando que a tal pesquisa do PMDB seria verdade e que na do PDT Rosinha estava ainda mais a frente, (9 pontos) o que estaria acima da margem de erro já.


Gostaria de saber o quanto disso é verdade, eu iria jurar que isso trata-se de um boato, mas a fonte do PDT, é amiga de Arnaldo, e não haveria motivos pra falar tamanha bobagem, o senhor sabe alguma coisa sobre as últimas pesquisas do PMDB e PDT que confirmem que passou Arnaldo. (Ás vezes a mentira tem um pouco de verdade)

Abraço!

Anônimo disse...

Esqueci de colocar meu nome, no post acima.

Anônimo disse...

gostaria de lembrar, sem ter inclinações por nenhum dos dois candidatos, que nas eleições anteriores o candidato de garotinho sempre esteve a frente no primeiro turno, perdendo depois no segundo.

Vão dizer: "mas Feijó apoia Rosinha, no segundo turno". Bem, isso pode acontecer, mas é futuro. E o futuro, em Campos, no existe.

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA O QUE ESTÃO FAZENDO COM NÓS ALUNOS DA ESTÁCIO DE SÁ. AS AULAS JÁ COMEÇARAM DESDE O DIA 23/07/08 E OS ALUNOS ESTÃO IMPOSSIBILITADOS DE ESTUDAR PORQUE NÃO PODEM RENOVAR SUAS MATRICULAS POIS ESTÃO COM DÍVIDAS QUE CHEGAM A MAIS DE 2 MIL REAIS QUE FORAM ADIQUIRIDAS COM A UNIVERSIDADE COM A CERTEZA QUE O CONVÊNIO FOSSE RENOVADO. AS BOLSAS TÊM QUE SEREM RENOVADAS ANTES DO PERÍODO LETIVO, PARA EVITAR ESTES TRANSTORNOS E PRA EVITAR QUE SE CASO A PREFEITURA NÃO PAGUE A UNIVERSIDADE O ALUNO NAO FIQUE COM A DÍVIDA.

QUEREMOS SOLUÇÃO, CHEGA DE FICAR COLOCANDO CULPA UM PARA O OUTRO (PREFEITURA E UNIVERSIDADE) E BUSQUEM SOLUCÕES E DE PREFERÊNCIA COM MUITA URGÊNCIA.

Anônimo disse...

VERDADE......... VERGONHOSO!!! VERGONHA, FALTA DE RESPEITO E DE SENSIBILIZAÇÃO. OS ALUNOS NAO PODEM PAGAR POR ISSO. NÃO PODEM PAGAR PELO DESCASO. FORA MOCAIBER!!

Anônimo disse...

Curiosidade: "A manifestação está sendo coordenada pelo Centro Acadêmico de Psicologia e do Centro Acadêmico de Farmácia e Enfermagem Ana Nery e também por representes da UEE-RJ e UNE."


O CA de psicologia da estácio não era do pessoal do PSB ???

UEE-RJ não é do PSB ???

Esse pessoal da UEE é uma praga, nunca fazem nada pelo interior, nenhum estudante sabe o que é UEE, mas qualquer movimento estudantil que tem em Campos eles mandam alguém da UEE aparecer, pra ver se divulga que a UEE esta participando. hahaha

De qualquer maneira, parabéns para os estudantes da Estácio.
Fora Mocaiber!

Unknown disse...

Roberto. Está na hora de parar com esse jogo de empurra. de um lado a prefeitura culpando a Estácio e do outro lado a Estácio culpando a prefeitura. Já passou da hora do prefeito o Sr.Alexandre Mocaiber tome a frente disso e resolva logo a nossa situação.Ele é o nosso maior representante e na minha opinião, deveria tomar a frente dessa situação. Nós estudantes estamos impedidos pela direção da Estácio de Sá de renovarmos nossas matrículas. Poderiam ter pelo menos um pouco mais de respeito e dignidade pelos alunos, que mesmo tendo as bolsas pagam seus salários. Respeito já!!!

Anônimo disse...

As escolas de 1 grau da cidade estão em estado de penúria. Ou seja, o ensino fundamental está abandonado. ESSAS BOLSAS PARA TODAS AS FACULDADES SÃO UM ABSURDO, QUANDO A CIDADE NÃO RESOLVEU AINDA A QUESTÃO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.O GOVERNO NÃO DEVE PAGAR A ESTÁCIO E AS OUTRAS FACULDADES. DEVE AINDA SUSPENDER OS PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS COMO CLUBES, COMO O RIO BRANCO. O PLEITO DESSES ALUNOS SÓ É VÁLIDO PARA ENCERRAR O SEMESTRE. DEPOIS NÃO. QUE SE APLIQUE MELHOR O DINHEIRO